A menos de três meses para eleição, o clima já começa a esquentar de verdade na Portela. Nesta terça-feira, horas depois de a diretoria anunciar a contratação do carnavalesco Alexandre Louzada, a chapa de oposição "Portela Verdade" divulgou, através de sua assessoria, um comunicado criticando a postura do presidente Nilo Figueiredo.
Para o candidato a presidente Serginho Procópio, e para o vice, Marcos Falcon, o atual mandatário parece ignorar o processo eleitoral que está em andamento. No texto, a chapa afirmou que a notícia da contratação do profissional, antes da eleição, é um "desrespeito ao processo democrático portelense".
Falcon (E), Monarco e Serginho Procópio: trio representa oposição ao atual presidente da Portela | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
Monarco da Portela
Falcon (E), Monarco e Serginho Procópio: trio representa oposição ao atual presidente da Portela | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
"O que o presidente está fazendo é um desrespeito não só ao profissional Louzada, como ao Monarco, presidente de honra da nossa chapa, e aos sócios da escola. Ignorar a existência de uma eleição é uma demonstração clara de desrespeito ao processo democrático. Não anunciamos e não anunciaremos nomes neste momento, como uma forma de respeito aos nossos sócios e de resguardar os profissionais. E tem mais: o presidente, em vez de anunciar carnavalesco, deveria anunciar que pagou a todos os profissionais que trabalharam no desfile deste ano e que não receberam até agora. Preferíamos que a situação viesse a público também para responder sobre problemas estruturais, como o real montante das dívidas e sobre a prestação de contas", declarou Procópio.
Marcos Falcon faz coro e ressaltou que o problema da escola não se resume à contratação de um carnavalesco. "O problema é a incompetência da atual diretoria. Desde que o Nilo e o Nilinho, filho dele, assumiram, foram nove desfiles com notas pífias em alegorias e fantasias, mesmo tendo passado por lá alguns bons carnavalescos. Então, seja o profissional que for, não terá condições de trabalho com a atual administração. Por exemplo, é inadmissível botar toda a culpa pelo fracasso do carnaval deste ano no Paulo Menezes. O Menezes teve seu talento desperdiçado por essa diretoria que está aí, porque não deram condições de trabalho. O Louzada, que é um profissional que já foi campeão do carnaval e merece todo o respeito, está recebendo um abraço de afogado. Está sendo usado numa falácia eleitoreira", concluiu o candidato a vice-presidente.
Louzada comemora contratação em rede social
Alexandre Louzada é o novo carnavalesco da Portela | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Alexandre Louzada

Em seu perfil no Facebook, o veterano carnavalesco comemorou o acerto. "O dia amanheceu azul no Planeta azul e eu me sinto assim, também. Acho que estou voltando para casa, seguindo o meu coração azul, aquele azul que não é do céu, nem é do mar, é o azul de um rio que passa em mim. O sangue azul que percorre as minhas veias e onde o meu coração se deixa levar de novo. Pronto, falei", escreveu Louzada, que já esteve na escola em 2001, 2002 e 2003.
Campeão em escolas como Mangueira, Vila e Beija-Flor, Louzada, que assumirá a vaga que era de Paulo Menezes, será apresentado à comunidade na próximo sábado durante a feijoada da escola.
O lançamento oficial da chapa de oposição "Portela Verdade" ocorreu, na última segunda-feira (25), numa agência de automóveis em Campinho, na Zona Norte, e reuniu mais de 800 pessoas.

O atual presidente deverá lançar seu filho, Nilinho, como candidato. O pleito será em maio.