sábado, 20 de abril de 2013

Chiquinho da Mangueira apresenta suas proposta e fala sobre a Mangueira - em sabatina realizada neste sábado 20-04

Aramis e Chiquinho da Mangueira
Aconteceu neste sábado (20-04), o que era para ser um valoroso debate entre os três candidatos que concorrem à presidência da Estação Primeira de Mangueira, nas eleições do próximo dia 28 de abril, entretanto, os candidatos Raymundo de Castro e Percy, não compareceram ao encontrou, o que deixou o único candidato, o deputado estadual Chiquinho da Mangueira, bem a vontade, no que se transformou em uma importante sabatina, onde esclareceu suas propostas caso seja eleito, o evento ocorreu no auditório da FACHA - Faculdades Integradas Hélio Afonso - no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Chiquinho da Mangueira, disse estar muito a vontade como candidato, respeitando sempre os demais, que são grandes mangueirenses, entretanto, que pensam diferente dele. Salientou ser um grande prejuízo para as eleições a falta dos demais, porque este é um momento para se trocar propostas, e se aproveitar o que cada um tem de melhor.

Grande parte da sabatina, promovida pelo Site Carnavalesco, se deu em torno da situação financeira em que a escola se encontra, o candidato afirmou seu compromisso com a gestão, trazendo empresas para, através de um Conselho Gestor, que será criado, sanar as dívidas da agremiação, bem como manter gastos para os próximo anos, serão os Sócios Empresários, estas empresas que contribuirão com a Mangueira mensalmente, terão em contra partida direito a um camarote, publicidade no Palácio do Samba e eventos da Estação Primeira. Chiquinho alegou não saber exatamente o valor da atual dívida, afinal a atual administração apenas fala em endividamento, porém não fala em números, mas acredita ser um montante considerável. 

- Não vamos entregar Mangueira daqui a três anos, como iremos receber, senão sanadas as dívidas, será uma dívida muito menos do que a estamos encontrando - disse.

No quesito casal de mestre-sala e porta-bandeira, Raphael (atual mestre-sala) estará mantido para o próximo carnaval, e disse ainda estar conversando com duas grandes porta-bandeira, o que deu a entender ser Gleice Simpatia e Squel, ambas sem escola definida para o próximo carnaval. O posto na verde e rosa encontra vago após a saída de Marcella Alves, que fora contratada pelo Acadêmicos do Salgueiro.

Chiquinho da Mangueira
Perguntado sobre no nome do novo carnavalesco da Mangueira, em sua possível vitória nas urnas, o candidato disse que não pode de forma alguma adiantar, mas que o mangueirense se surpreenderá com a escolha no novo nome para o posto. Ele disse estar conversando com quatro grande nomes, os melhores possíveis, quando perguntado se seria Max Lopes ou Rosa Magalhães. Vale lembrar que na bolsa de apostas do torcedor, estes dois nomes ganharam força nos últimos dias.

Além da contratação de um carnavalesco respeitável, a Mangueira de Chiquinho terá uma também um grande coreógrafo para a comissão de frente, ao vê-lo, todos poderão dizer, este é um mangueirense - disse. Parece que a volta de Carlinho de Jesus, que teve seu auge nas comissões entre os anos administrados pelos presidentes Elmo e Alvinho na Mangueira, ambos apoiando Chiquinho, está batendo a porta da verde e rosa.

No carro de som a presença de Luizito está confirmada, porém o candidato criticou seu grito de guerra, disse ser um pouco prepotente, "a escola de samba mais querida do planeta", pode até ser do Brasil, mas do planeta é muito - ele disse. Alguém fora do Brasil faz carnaval tão bem quanto os brasileiros? Bom essa eu fiquei sem entender, confesso. Um outro nome está sendo avaliado, para colaborar com Luizito - ressaltou.

Chiquinho reafirmou que a escola terá uma nova rainha de bateria, uma menina do Morro de Mangueira, que seja a cara da comunidade, disse que o nome já está certo, uma mangueirense que foi muito bem sucedida num programa de televisão e que muito bem representa nossa escola. Bom ficou claro na mente do torcedor o nome de Evelyn Bastos. Questionado sobre a volta do concurso para escolha da rainha e da princesa de bateria, o candidato alegou que a Mangueira tem uma urgência para o próximo carnaval, mas que o concurso estará de volta para o carnaval de 2015. O nome da tradicional bateria da Mangueira voltará às suas raízes, mudado pelo atual presidente Ivo Meirelles, voltará a se chamar "Tem Que Respeitar Meu Tamborim" e não mais "Surdo Um", como nos atuais dias.

Sobre o seu maior desafio no início do mandato a frente da 'mais querida', Chiquinho afirmou que vai desinterditar o Palácio do Samba, fechado pelo Corpo de Bombeiro, e iniciará um reforma, porém a reforma que a escola precisa se dará logo após o carnaval de 2014. Segundo Chiquinho, a reforma da quadra não foi viabilizada pela Prefeitura do Rio, como ocorreu em outras agremiações, devido a divergências entre o presidente Ivo Meirelles e o prefeito Eduardo Paes. Paes é seu amigo pessoal, é de seu partido, o PMDB, e está comprometido com a Estação Primeira de Mangueira, sem seguir o projeto de reforma da escola, ainda que seu nome não seja escolhido nas urnas. 

- Reformar a quadra que está num estado crítico - Chiquinho da Mangueira. Porém seu maior desafio será pagas dívidas, deixou isto muito claro para todos ou presentes.

Durante a sabatina, lembrou que Jorge Castanheira, presidente da LIESA, é seu grande amigo, a quem tem  total admiração por ser um homem correto, íntegro, honesto, um dos melhores gestores que conhece. 

- O carnaval não sobrevive sem a LIESA - acrescentou.

Sobre gestões eficientes, frisou a Unidos da Tijuca, na pessoa do presidente Fernando Horta, pelo modelo implantado e bem sucedido que a escola tem em sua estrutura tanto carnavalesca como administrativa.

Sobre sua relação com Ivo Meirelles, disse ser uma relação de respeito, um grande mangueirense, porém ele (Meirelles) centraliza sua administração, se eleito Chiquinho disse que vai descentralizar, porque este é o modo como procede em sua vida, é um descentralizador, enquanto Ivo Meirelles, quer aparecer mais do que a escola, esta à frente da escola, e nada pode aparecer mais do que a Mangueira, ressaltou. Disse ainda, discordar da forma como a Mangueira é administrada hoje, é uma forma amadora, centralizadora, priorizando alguns segmentos e abandonando outros.

Aos valores que custam uma campanha para presidente da Mangueira, alegou não saber exatamente, porque a maior parte tem recebido de presente de amigos ligados a sua chapa, como faixas, camisas, a gravação do jingle pela cantora Alcione, tudo cortesia. De seu bolso gostou apenas R$ 10 mil, mas disse ter certeza que seria uma campanha muito cara, não fosse pela ajuda de seus colaboradores.
Alcione declarou apoio a Chiquinho da Mangueira | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Alcione

Com o título recebido de sócio benemérito da Portela, vai votar nas eleições da escola co-irmã em 30 de maio, pelo carinho e respeito que tem pela escola. Mas lembrou que todos sabem que ele é mangueirense, e ficou desconfortável ao saber que gente do peso de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho não possuem o título.

Respondendo a perguntas do público presente, Chiquinho disse que o Barracão que a escola possui atrás do prédio Balança Mais Não Cai, no Centro do Rio, é um espaço onde era realizado um projeto cultural importante que fora parado na gestão Percy e não voltou mais. Sua vontade é transformar o espaço numa casa de espetáculos da Mangueira, porém a situação tramita na Justiça, por conta de uma ação de moradores contra a Mangueira, devido ao barulho que provoca durante seus ensaios no local. Disse ainda que vai conversar com o governador Sérgio Cabral, sobre a real situação do espaço, mas que a vontade é grande para que a escola volte a utilizar este importante equipamento cultural para a cidade.

A disputa de samba voltará para as noites de sábado no Palácio do Samba, a partir das 22h até o dia raiar, como sempre foi, modificado pelo presidente Ivo Meirelles, que neste ano realizou a disputa as 15h. Também o tradicional show de verão da Mangueira vai voltar, com edição no Rio e em São Paulo, e o retorno de Chico Buarque aos show, bem como mangueirenses ilustres. Porém isto, não será tudo, vai criar um grupo show, parecido como o que a Unidos da Tijuca possui hoje, percorrendo todo o Brasil. levando o nome e a beleza da verdade e rosa.

Para o próximo ano, Chiquinho, disse já ter recebido quatro propostas de enredo, porém nenhuma o entusiasmou, e disse que não é contra um enredo patrocinado, desde que ele tenha a cara da Mangueira.

Sua diretoria, será apresentada somente depois da apuração dos votos, caso seja eleito.

Chiquinho da Mangueira finalizou, agradecendo a FACHA pelo espaço, ao site Carnavalesco pela iniciativa, aos colaboradores de sua campanha, bem como a cantora Alcione, seu presidente de honra Nelson Sargento, ao saudoso Emílio Santiago, que caminhava nesta proposta, e lembrou que a Mangueira é maior do que isto tudo, é a escola em que pode ver pessoas chorando de emoção quando pisa da avenida, é realmente a apoteose do carnaval carioca. Lembrou da Vila Olimpica como um dos mais importantes projetos sociais reconhecido em todo mundo. E que a Mangueira, não é apenas uma escola de samba, mas uma escola de vida, de cidadania, de projetos sociais,  e que Jamelão se estivesse vivo estaria ao seu lado, por todo seu compromisso com a verde e rosa. 

Nelson Sargento e Rosemary também vão apoiar a chapa de Chiquinho e Aramis (E) | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Nelson Sargento e Rosemary
- Gente mangueirense que já passou por esta terra - a quem  Chiquinho chamou de deuses mangueirenses - estão conosco, encerrou.


Muda Mangueira De Novo




Nenhum comentário:

Postar um comentário