quinta-feira, 18 de abril de 2013

O que eu realmente penso sobre a gestão Ivo Meirelles na Estação Primeira de Mangueira

Estação Primeira de Mangueira
Que a Estação Primeira de Mangueira é uma das mais importantes instituições culturais deste  país, não é segredo para ninguém, talvez o grande segredo seja o gostinho bom demais de ser mangueirense, este, só sabe quem é... Sonhar com uma escola que volte a disputar títulos não pode ser considerado pecado por ninguém, nem mesmo os ditos "mais sábios".

Ivo Meirelles, atual presidente da verde e rosa, assumiu a escola em 2009 num processo eleitoral obscuro. Pois bem, um mangueirense nato, nascido e criado no Morro de Mangueira, um talentoso artista com seus ideais e alternativas, para levar a Velha Manga ao lugar de onde nunca deveria ter saído, o mais alto do pódio... A missão parecia difícil, ele próprio havia declarado, a imprensa noticiava, e não era segredo para ninguém que a nossa Mangueira passava  por uma situação financeira bem delicada, qualquer um que se assumisse a presidência da escola sabia deste desafio. Quatro anos se passaram e o discurso da "herança maldita" se repetiu a cada carnaval, a Mangueira possui um dívida financeira gigantesca,  ano após ano ouvimos o mesmo discurso. O tal enredo patrocinado deste ano de 2013, que homenageou a cidade de Cuiabá, foi apresentado como uma alternativa competitiva, durante o período eleitoral que se deu ano passado, sem ser concretizado, enquanto transcorria o pleito, o presidente anunciava o enredo do próximo ano, sem respeitar os candidatos concorrentes e as diversas correntes mangueirenses à época, sob a alegação de que era nossa possibilidade de disputar honrosamente o carnaval, na prática, nas notas, o desfile, isto não aconteceu.

Ivo Meirelles

Como artista, mangueirense, criador de idéias brilhantes, músico competente, não há críticas a fazer, nunca as fiz. As críticas, sempre foram no campo da gestão administrativa e política da escola, em se repetir erros, mesmo quando alertado.

Um presidente não pode passar seu mandato justificando resultados com a tal "herança maldita", foi posto no cargo para resolver, e não para justificar tão somente. 

E não dá para pensar num gestor mangueirense que afaste da escola as famílias de Tia Neuma, que despreze a experiência de gente do talento, peso e importância, como por exemplo dos ex-presidentes Elmo José dos Santos, Alvinho e Chininha.

Do ponto de vista gerencial, críticas sim, por ver um Palácio do Samba (quadra da Estação Primeira de Mangueira) se acabando, sem conseguir manter seus camarotes em uso, sua loja oficial em funcionamento, seus banheiros em perfeito estado, a bebida que serve ao público em perfeito condicionamento, e por aí vai...

Durante os últimos meses foi difícil falar sobre Mangueira porque o presidente e sua trupe, remetem qualquer  tipo de crítica ao processo eleitoral que vai acontecer por força da Justiça no dia 28 de abril, é bom que se lembre isto, se não fosse por força da Justiça, o Senhor presidente gostaria de permanecer no poder até não se sabe quando! É claro que como mangueirense, é me dado o direito de dizer o que vejo, e fazer certas comparações seria inevitável, faz parte da profissão também. Desejar uma Mangueira como em seus grandes e memoráveis carnavais é desejo de todo sambista também. Denunciar, alertar, noticiar, é dever de quem faz a notícia se propagar.

Talvez o que ficou difícil de perceber, é que sempre aplaudi o espetáculo, como a paradona da bateria, o samba de  2011, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, porém não dá para viver só disso, e é aí que vem a crítica no campo da gestão administrativa, que  afastou ilustres mangueirenses, não sanou as dívidas herdadas, piorou a situação pelo que parece, não tornou possível o Novo Palácio do Samba, abandonou Projetos Sociais importantes, e o pior de tudo, não trouxe um carnaval competitivo, e estas críticas não estão direcionadas pela importância do pleito eleitoral, e sim pelo bem do futuro de nossa escola de samba.

O problema da verde e rosa, não está no artista Ivo Meirelles, um bom mangueirense, e sim no gestor Ivo Meirelles! Este, o gestor, não é capaz de agregar, unir, fortalecer, ouvir críticas e entender que elas são pelo bem da "maior escola de samba do planeta".

Vale esclarecer, que quando publiquei artigo elogiando pontos positivos nos carnavais da administração Meirelles, que pude até ressaltar neste próprio artigo, eu já conhecia todo o processo eleitoral, a posição política de grande parte dos mangueirenses, inclusive a minha, e todo discurso que se daria ao longo deste. O que faz reafirmar meu compromisso com a verdade, transparência, e amor pela Estação Primeira de Mangueira.

E vamos para a eleição, que se não for aplicada por um golpe de estado da atual administração, transcorrerá em paz, e pela democracia!

Vamos Mangueira, Essa É A Hora!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário