sábado, 18 de maio de 2013

Alegria da Zona Sul pede samba poético para contar a história de Copacabana na Sapucaí em 2014


Copacabana
A Alegria da Zona Sul entregou, na noite desta quinta-feira, a sinopse do enredo para o Carnaval 2014. "Sacopenapã" é o tema da Vermelho e Branco, que contará a história de Copacabana, bairro onde nascer. Cerca de 50 pessoas compareceram ao Clube Helênico, no Rio Comprido, e os compositores terão até o dia 4 de julho, data de entrega dos sambas, para confeccionarem suas obras.

Já a apresentação das composições acontece dois dias depois. A sinopse é assinada pela comissão de carnaval da agremiação, formada por Flávio de Mello, Sandro Gomes, Eduardo Minucci e André Tabuquine e divide o enredo da escola em quatro setores.

Alegria da Zona Sul
Compositores da Alegria da Zona Sul acompanharam a leitura da sinopse
Foto:  Divulgação


No primeiro setor, chamado "Devoção e Fé – O batismo de Sacopenapã", a Vermelho e Branco pretende mostrar a parte histórica e tribal da origem do primeiro nome do bairro de Copacabana. Já no segundo momento, denominado "A Nova Copacabana", a parte glamourosa do bairro será contada, sobretudo com a influência francesa.

A parte cultural de Copacabana aparece no terceiro setor – "Copacabana Cultural". Este momento do desfile abordará, entre outras coisas, o surgimento da "Terceira Cinelândia Carioca". No encerramento, a fé ganha espaço com referências às festas para Iemanjá celebradas nas areias da praia mais famosa do mundo. 


Encontros para dúvidas


Após a leitura da sinopse, o quarteto que forma a comissão de carnaval fez uma breve explanação sobre cada setor e orientou os compositores presentes. Haverá mais dois encontros com os poetas para esclarecer possíveis dúvidas. Os dias 13 e 27 de junho, das 20 às 22h, também no Helênico Atlético Clube.

O diretor de carnaval da escola, Flávio de Mello, liberou os compositores para uma pesquisa ainda mais aprofundada sobre o assunto, mas pediu cuidado.

"Acho interessante sim que vocês pesquisem mais. Mas é preciso ter cuidado para não fugir muito do que vamos falar. O enredo não é sobre Copacabana, é sobre a história de Copacabana. Podem pesquisar, mas cuidado para não afetarmos muito o audiovisual da escola. Precisamos de um samba poético. Até por isso exploramos mais a parte antiga do bairro. Há um bom tempo já temos esse enredo aqui e é uma boa oportunidade para homenagearmos o bairro de origem da nossa escola", afirmou o diretor de carnaval.

A Alegria da Zona Sul será a segunda escola a desfilar no sábado de carnaval pela Série A, grupo de acesso à elite do carnaval carioca.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário