domingo, 5 de maio de 2013

Vamos rir de quem não acredita na Mangueira

Mangueira
A nação veste verde e rosa, e desde  1928 anda pelo mundo cantando e encantando o planeta, por toda sua história, se tornou "a grande escola de samba", ela é a Estação Primeira de Mangueira. É bem verdade que sempre que um mangueirense fala sobre Mangueira, deve ter um pouco de sentimento, ou muito (confesso), afinal, é uma paixão fora do comum, só sabe quem sente, e este sentimento, por vezes, parece fazer inveja a quem não se converteu à nação mangueirense.

Esta é uma escola que sobrevive somente de seu talento, força, tradição e paixão de seus torcedores, antes mesmo dos desfiles oficiais terem início, ela já estava lá, e ao lado de Portela, que vale lembrar são as únicas agremiações que participaram de todos os desfiles na elite do carnaval carioca, isto não é pouca coisa,este fato não pode ser menosprezado de forma alguma. Mas tradição não foi tudo o que a Mangueira conquistou nestes 85 anos de glórias, ninguém sobrevive com tanto glamour e simpatia, apenas por tradição, ela é diferente, ela é inexplicável.

A expectativa de ver a Mangueira mudar de novo, com seu presidente Chiquinho da Mangueira, eleito no último 28 de abril, fez despertar discussões interessantes a respeito da Velha Manga, que já não conquista um título há  11 anos. Mas aquele 2002, está gravado nos corações da humanidade, quando a Mangueira resolveu invadir o nordeste com sua gente, que soube muito bem levar o caneco para o Morro de Mangueira. 

É bem verdade, que já tivemos mais quando ainda entre nós viviam Carlos Cachaça, Nelson Cavaquinho, Cartola, Tia Neuma, Tia Zica, Tia Zélia, Saturnino Braga, Jamelão, o mestre Delegado, e tantos deuses mangueirenses que nos deixaram, e claro, por toda sua vida, deixaram a  Estação Primeira um pouco menos... Seria, de fato, impossível não sentir a falta, no real sentido da palavra, de gente como esses e tantos outros mangueirenses que nos deixaram, mas a Velha Manga jamais morrerá, e nosso samba ainda será cantado por séculos e mais séculos.

Vivemos nos últimos anos, um período de escuridão, e perdemos oportunidades importantes para voltarmos ao lugar mais alto do pódio. Já passou... isto é bom!

A fé, que temos em nosso manto sagrado, a força de quem conquistou 18 títulos, única Super Campeã do carnaval carioca em 1984 (quando o Sambódromo foi inaugurado), sambas antológicos, carnavais de mais de 30 anos que parecem terem acontecido ontem, tamanha memória que o mundo do samba ainda tem sobre eles, por isso, e tudo que esta escola de samba criou, inovou, e conquistou nestes 85 anos, é impossível não acreditar que ela vai voltar a ser campeã.

Com muito prazer, vamos rir sim, de quem acha que ficamos parados no tempo, que só temos tradição e nada mais, vamos rir da cara de quem acha que não vamos voltar a ser campeões. A Velha Mangueira de guerra, está de volta!!!

Como não acreditar numa escola de samba que tem em seu carro de som o intérprete Luizito, que possui uma das melhores baterias da atualidade, que tem hoje a carnavalesca campeoníssima Rosa Magalhães, que volta a ter em sua comissão de frente o mangueirense Carlinhos de Jesus, que aposta em Evelyn Bastos, a rainha de bateria da comunidade, que tem a maior torcida das escolas de samba deste país, que elegeu um presidente visionário para fazer a diferença, e não fosse por tudo isto, ainda temos 85 anos bem vividos para nos servirem de experiência. Ah, não poderia esquecer, dos deuses mangueirenses olhando por nós!

Morro da Mangueira
Sim, eu vou rir, sempre que uma voz se levantar para dizer que não acredita na Mangueira campeã do carnaval! 

E quando, ainda no setor 1, no esquenta da Estação Primeira de Mangueira, Luizito começar a cantar "Mangueira teu cenário é uma beleza, que a natureza criou! O Morro com seus barracões de zinco quando amanhece que esplendor! Todo mundo te conhece ao longe, pelo som dos seus tamborins e o rufar do seu tambor! Chegou a Mangueira chegou!!!! Chegou a Mangueira chegou!!!!", todos, até quem não acreditava (dá vontade rir outra vez), saberão que a campeã voltou a Sapucaí!

Não sei exatamente como será nosso 2014, tem coisas num grande espetáculo como é o carnaval carioca, que fogem da capacidade e talento de uma equipe, a única certeza que tenho, é de que, vamos pisar forte na avenida, felizes como pinto no lixo, como já dizia nosso eterno mestre Jamelão. É a Mangueira feliz, confiante e realizada, de volta a seus grandes carnavais!

Vamos Mangueira, Essa É A Hora! 
Campeã


Nenhum comentário:

Postar um comentário