domingo, 5 de fevereiro de 2012

80 ANOS DE DESFILES: ESPECIALISTAS ELEGEM OS GRANDES SAMBISTAS DOS 80 ANOS DE DESFILES, QUE SERÃO HOMENAGEADOS PELO JORNAL EXTRA


Maiores sambistas dos 80 anos de desfiles

Chegou a hora de anunciar os grandes vencedores da votação que elegeu os maiores sambistas dos 80 anos de desfiles das escolas de samba do Rio. Um júri de 20 especialistas em carnaval, todos com ampla experiência na festa, votou em nove categorias e escolheu os premiados. Todos os vencedores serão homenageados no evento que o Jornal Extra e a Prefeitura do Rio vão promover na próxima terça-feira, no Terreirão do Samba.

Dois mangueirenses foram escolhidos com grande vantagem sobre os concorrentes: Jamelão foi eleito o maior intérprete da história, e Delegado foi escolhido o melhor mestre-sala. Outro premiado que teve votação maciça foi Silas de Oliveira, o grande compositor destes 80 anos de desfiles.

— Dizem que eu sou um bom compositor... Então Silas de Oliveira foi ótimo — brinca Nelson Sargento, um dos jurados: — Ele criou a estrutura do samba-enredo. Só o verso "Vejam esta maravilha de cenário" já mostra que ele era um gênio.

Joãosinho Trinta foi escolhido pelos jurados o maior carnavalesco da história. Mestre André, o inventor da paradinha, venceu a votação na categoria ritmista/mestre de bateria. E Vilma Nascimento, que já confirmou presença na festa de terça-feira, vai ser homenageada como a maior porta-bandeira do carnaval.

— Ela era o Cisne da Passarela, com sua leveza e elegância — lembra a jurada Leci Brandão: — Fiz até um samba para a Vilma, no meu primeiro disco. Quando ela despontava na Avenida, não tinha pra ninguém!

Categoria passista teve empate entre dois feras

A disputa entre os passistas ficou empatada: Paula do Salgueiro e Tijolo da Portela receberão a homenagem. Luma de Oliveira foi escolhida a grande musa do carnaval. E Monarco é o personagem que mais representa as velhas-guardas.

— Monarco inspira respeito, respira samba no dia a dia e conviveu com grandes bambas — lembra Arlindo Cruz, que também fez parte do júri: — E usa azul e branco sempre, faz questão de se vestir de Portela!

Confira aqui o voto de todos os 20 jurados:




Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário