sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

UNIÃO DA ILHA PROMETE DESFILE BRITÂNICO COM LUXO E CHÁ NA SAPUCAÍ

Tricolor quer fazer cerimônia de abertura para as Olimpíadas na Avenida.
Escola será a segunda a desfilar na segunda-feira (20), falando de Londres.

 

Alice, Elizabeth Taylor, Lady Di e Harry Potter. Esses são alguns dos personagens que a escola de samba União da Ilha, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, vai levar para a Marquês de Sapucaí, no Centro, para contar o enredo "De Londres ao Rio: Era Uma Vez Uma...Ilha", do carnavalesco Alex Souza. A tricolor promete transformar a Sapucaí na capital da Inglaterra.

Sede das Olimpíadas de 2012, Londres terá sua história contada e cantada durante os 82 minutos de desfile da União da Ilha, que pretende fazer uma versão bem carioca e carnavalesca do maior evento esportivo do ano. A agremiação quer realizar uma espécie de cerimônia de abertura e também uma contagem regressiva para os jogos do Rio, que serão realizados em 2016.

“O ano de 2012 é o momento de Londres se mostrar para o mundo. A gente faz na Avenida uma espécie de cerimônia de abertura. A expressão “Era uma vez...” nasce na Inglaterra ainda na Idade Média, para dar inicio a todas as histórias, e ficou marcado principalmente nos contos de fadas, e como um conto de fadas é assim que a gente que entrar na Avenida”, disse Alex.

Abre-alas da União da Ilha vai representar os povos celtas (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
União da Ilha
 
Abre-alas da União da Ilha vai representar os povos
celtas

Em vermelho, branco e azul, cores do seu pavilhão, a Ilha quer mostrar que é forte candidata ao tão sonhado título inédito. Um ano após perder parte do seu barracão num incêndio na Cidade do Samba, a União da Ilha vai apostar num carnaval alegre. O típico humor britânico estará presente nos sete carros alegóricos e nas fantasias dos 4 mil componentes, divididos em 33 alas.

“Eu pensei num desfile que, mesmo tendo uma base histórica muito sólida, eu tenho também muito humor, muita irreverência e brincadeira, que é a cara da escola. Darwin, Newton e Shaeckspeare estarão aqui para contar um pouco dessa história. Reais ou imaginários, essas figuras são conhecidas do grande público, aqui e em todo planeta”, completou o carnavalesco.

Lado a lado, Saint George, padroeiro da Inglaterra, e São Sebastião, do Rio de Janeiro, vão pedir passagem na Avenida para a viagem da Ilha ao continente europeu: "Nesta festa vamos apresentar um pouco da história, da arte, da cultura (de Londres), de uma maneira bem divertida, como a Ilha sempre consegue fazer, e de uma maneira bem carioca de ser", disse o carnavalesco.

Mitos e tradições londrinas

Capital de um país e depois de um reino que se tornaria unido. Assim a Ilha descreve Londres e quer levar para a Sapucaí os mitos, fábulas e tradição londrinos. Reis, rainhas, príncipes, heróis errantes, grandes nomes da música e do cinema britânicos serão apresentados ao público em meio a histórias de amores impossíveis, comédias, dramas e tragédias.

Ficha da Ilha (Foto: Editoria de Arte/G1)
Com cinco grandes cabeças prateadas, capazes de atingir até 9,5 metros de altura, o abre-alas da União da Ilha vai representar os povos celtas e suas conquistas. De acordo com o carnavalesco, durante o desfile, o carro vai ganhar as cores da agremiação, que são as mesmas da bandeira do Reino Unido. Elementos que fazem referência aos povos estão presentes nas fantasias.

“O povo celta foi um dos mais importantes, o que mais marcou a formação desse povo, e lógico que foi um povo misturado, constituído de um mix de povos bárbaros, então temos os vikings, os anglos, os saxões e os betões e tem a coisa da fundação romana. Eu coloquei uma ala bem nas cores da Ilha porque os celtas se pintavam de azul para a guerra”, explicou o carnavalesco.

Enredo da Ilha em 2011, o naturalista Charles Darwin volta ao carnaval deste ano, desta vez para apresentar o seu país: “No ano passado era como se fosse uma aula de biologia feito à moda da Ilha, tinha uma coisa de Darwin para as crianças, dessa vez é uma coisa semelhante. Darwin lançou um novo olhar sobre fatos naturais e se tornou um condutor revolucionário”, disse Alex.

Alegoria vai trazer Alice tomando chá com a Rainha Vitória (Foto: Rodrigo Vianna / G1) 
Alegoria vai trazer Alice tomando chá com a Rainha
Vitória
Mistura de chá com cachaça

E é nesse tom de brincadeira que a União vai misturar o chá com a cachaça e colocar a rainha Vitória ao lado de Alice e do Chapeleiro Maluco. A segunda alegoria da escola, por exemplo, vai trazer os cavaleiros do Rei Artur e São Jorge, com direito a dragões e efeitos especiais, misturando o real com o imaginário. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Ronaldinho e Verônica, segundo Alex Souza, virá neste setor representando as lendas de Jorge.

Em seguida, um grande navio pirata, luxuoso e em tons de dourado, vai atravessar a Sapucaí para falar sobre o período Elisabetano. Com um dragão de quase 15 metros de comprimento, a quarta alegoria da União da Ilha vai representar as colônias, principalmente o império chinês. “Eu tenho representado nas fantasias um pouco de cada povo colonizado pelos Ingleses”, completou o carnavalesco.

Devido ao incêndio, a União da Ilha não disputou no carnaval do ano passado, mas desta vez, a escola se diz confiante e pronta para entrar na Avenida, na segunda-feira (20), quando será a segunda a desfilar, entre 22h05 e 22h22. Mais uma vez, a rainha Bruna Bruno estará à frente da bateria comandada pelo mestre Riquinho. O intérprete Ito Melodia completa o time da Ilha.

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário