sábado, 4 de fevereiro de 2012

EM DEFESA DAS TORCIDAS ORGANIZADAS II - POR RAYMONH JÚNIOR

Torcida Nação Verde e Rosa
Após a grande polêmica que movimentou as redes sociais, as escolas de samba, sambistas, e todo povo apaixonado pelo carnaval carioca, quando a LIESA proibiu o uso de faixas pelas Torcidas Organizadas das agremiações, enfim  esta semana o Presidente da Liga Jorge Castanheira falou à imprensa sobre o ocorrido.

Bom nada muda do que já desconfiávamos, mais uma vez o carnaval carioca sendo vendido a não sei quantos milhões exatamente à TV Globo, pois é, o Presidente culpou o contrato com a emissora, que segundo ele prevê que toda área de arquibancadas e camarotes esteja limpa para transmissão dos desfiles, e que todas as agremiações sabem disso e concordaram em plenária. Então eu me pergunto: de quem foi a idéia de aceitar esta ridícula cláusula? Dos dirigentes das escolas de samba? Da LIESA? O fato é que o incidente está posto e pelo jeito ficará como está, afinal são milhões em jogo.
Vale lembrar que o carnaval de São Paulo também é transmitido pela TV Globo, e lá vemos e vamos ver mais uma vez imensas faixas de Torcidas Organizadas, não tão pacificas como as nossas, torcidas de agremiações que sequer podem desfilar no mesmo dia, tamanho movimento de violência que existe entre elas, misturando escola de samba com time de futebol, e lá a história é outra, arquibancabas cheias de faixas e bandeiras, e a mesma emissora de televisão transmitindo a festa.
Jorge Castanheira

E mais uma vez a Rede Globo de Televisão com o apoio da LIESA engessando a maior festa popular do mundo, o nosso carnaval, o que eles querem na verdade é excluir o povo, e tornar esta festa uma grande festa para as elites, vide o preço dos ingressos e outras coisitas mais que se passam para assistir ao desfile oficial. Em outras palavras podemos dizer também que durante a preparação do caraval a festa até pode ser do povo, mas quando é pra valer, eles querem que a festa seja para as elites, os turistas, querem vender o nosso carnaval como um negócio, onde eles, ficam cada vez mais ricos, e nós verdadeiros amantes do carnaval carioca cada vez mais apaixonados.

Essa máquina gigantesca de fazer dinheiro que se tornou o nosso carnaval, enrique cada vez mais os ricos, os que se dizem patronos de escolas de samba, e quem sabe um ou outro mais, e o sambista de verdade ainda vive como antigamente, vale lembrar nosso saudoso Jamelão, o eterno intérprete da Estação Primeira de Mangueira que em mais de 50 anos com o microfone oficial da escola nunca ganhou um centavo, sempre fez sua arte por amor, e tantos outros, pessoas importantes, simples e humildes, que se abdicaram do fator dinheiro para serem  apaixonados... E nesse contexto todo estão as Torcidas Organizadas, vejamos bem, elas estão com suas faixas, bandeiras e paramentos durante toda disputa de samba enredo de suas escolas, elas vão aos ensaios de quadra, de rua, do Sambódromo, estão na quarta-feira de cinzas no sol abrasador nas arquibancadas da Praça da Apoteose para apoiarem suas escolas, e de repente não podem estar no desfile oficial, digo mais uma vez, um grande absurdo!
Torcida da Imperatriz Leopoldinense

Torcida Império Serrano
 O absurdo da cláusula que prevê que as Torcidas Organizadas não podem colocar suas faixas tem de alguma forma que ser revista, não podemos continuar sendo engessados dessa forma, não podemos continuar sendo marginalizados e excluidos de nossa maior paixão: o carnaval carioca!

Torcida Guerreiros da Águia
 Todos os dirigentes que aí estão, inclusive o Senhor Jorge Castanheira, passarão, alguns deles nem erão lembrados no futuro, como tantos outros que ja passaram, mas as instituições permanecerão, as Escolas de Samba ficam, e nosso amor continua cada vez maior, nós os sambistas, vamos ficar passando esse amor de pai para filho, fazendo essa festa ser cada vez mais popular, mais do povo, feita pelo povo e para o povo, esta será sempre a nossa luta.

Viva aos Grandes Mestre do Nosso Carnaval Que Nunca Se Renderam!

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário