terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

80 ANOS DE DESFILES: HOJE É O DIA DA FESTA QUE VAI REVIVER O DESFILE DE 1932 E REVELAR QUEM É A MAIOR PERSONALIDADE DAS ESCOLAS DE SAMBA

Rogerinho e Dodô da Portela, com Lucinha Nobre: a atual porta-bandeira da Portela se emocionou com a roupa que vai usar hoje
Rogerinho e Dodô da Portela, com Lucinha Nobre: a atual porta-bandeira da Portela se emocionou com a roupa que vai usar hoje

Chegou o grande dia de festa para as escolas de samba do Rio! Oitenta anos depois do primeiro desfile, o Jornal Extra e a Prefeitura do Rio promoverão uma volta ao passado: no mesmo dia, no mesmo horário, no mesmo local e com as mesmas agremiações, um desfile vai reviver um pouco da atmosfera daquele encontro de 1932.

É claro que, nos anos 30, lá estavam Cartola, Paulo da Portela, Ismael Silva e outros bambas que escreveram seu nome na história. Agora, em 2012, os grandes nomes serão outros, mas estarão todos lá: Monarco, Arlindo Cruz, Neguinho da Beija-Flor... Delegado e Dodô da Portela, dois exemplos de força e vitalidade, que conheceram as escolas na década de 30, serão reverenciados esta noite. Delegado foi eleito o maior mestre-sala da história, por um júri especializado. Além dele, também serão premiados Vilma (porta-bandeira), Jamelão (intérprete), Silas de Oliveira (compositor), Monarco (Velha Guarda), Mestre André (ritmista/mestre de bateria), Luma de Oliveira (musa), Tijolo da Portela e Paula do Salgueiro (passista) e Joãosinho Trinta (carnavalesco).

Já Dodô da Portela é uma das indicadas ao prêmio de maior personalidade dos 80 anos de desfile. Os outros concorrentes são Cartola, Delegado, Dona Ivone Lara, Fernando Pamplona, Jamelão, Joãosinho Trinta, Mestre André, Neguinho da Beija-Flor e Paulo da Portela. Os leitores votaram nos seus preferidos através do EXTRA Online — foram mais de 26 mil e 500 votos. O grande vencedor só será conhecido durante o evento.

Depois de homenagear os grandes bambas, é hora de reviver os desfiles de 1932. Portela, Unidos da Tijuca, Estácio de Sá e Mangueira vão evoluir pelo Terreirão, com fantasias à semelhança da época, cada uma com cem componentes, e lembrando seus sambas clássicos, ao som de uma bateria mais cadenciada. É para arrepiar qualquer sambista!

A porta-bandeira da Portela, Lucinha Nobre, disse que já está emocionada antes mesmo de entrar no Terreirão. E o motivo é muito especial:

— A minha fantasia é uma réplica da que a Dodô utilizou em seu primeiro desfile, em 1935. Vai ser mágico!

Raymondh Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário