quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DESFILE DA SÃO CLEMENTE TERÁ ESTÁTUA DA LIBERDADE DE BIQUÍNI NA SAPUCAÍ

Musicais como "Roda viva" e "O fantasma da ópera" estarão no enredo.
Escola abre a segunda noite de desfiles, no dia 20 de fevereiro, às 21h.

 De “Cats” à “Ópera do malandro”, a escola de samba São Clemente promete transformar a Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio de Janeiro, em uma espécie de “Broadway brasileira”. Para conquistar o tão sonhado título inédito do carnaval carioca, a agremiação de Botafogo, na Zona Sul, promete um desfile ousado e colorido, reunindo personagens que fizeram história nos musicais.

Com o enredo "Uma Aventura Musical na Sapucaí", do carnavalesco Fábio Ricardo, a São Clemente aposta mais uma vez em alegorias criativas e irreverentes. Depois de levar uma favela dentro de um imenso bote salva-vidas para a Avenida, a escola promete chamar a atenção do público com uma réplica da Estátua da Liberdade de biquíni e sorvete na mão.
 
A alegoria, aliás, é uma das que mais chamam a atenção no barracão da escola, na Cidade do Samba, na Zona Portuária. O carnavalesco explicou que a réplica da Estátua da Liberdade virá no sexto carro alegórico, representando a “Broadway brasileira”. Fábio Ricardo disse, ainda, que a ideia é conquistar o público não só pelo luxo, mas também pelo bom humor.

“A nossa Estátua da Liberdade estará bem irreverente e vai passar alegria. Ela virá no sexto setor da escola, poderosa e ousada, e vai estar bem interativa, no clima carioca e brasileiro. Ela não poderia passar pela Avenida de toga, em pleno verão carioca. Ela vai estar sim se esbaldando em terras cariocas, no clima do carnaval”, explicou o carnavalesco.

Escola abre a segunda noite de desfiles, no dia 20 de fevereiro, às 21h. (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
São Clemente 2012
 
Escola abre a segunda noite de desfiles, às 21h


Baile de máscaras em plena Avenida
 
Para afastar de vez o fantasma do rebaixamento, a São Clemente levará para a Avenida cerca de 3,3 mil componentes, divididos em 34 alas e sete carros alegóricos.

Pelo segundo ano no Grupo Especial, o carnavalesco Fábio Ricardo explicou que o desfile vai começar com um luxuoso baile de máscaras, fazendo referência ao musical "O Fantasma da Ópera". Sucessos como "A Bela e a Fera", "A Noviça Rebelde" e "Cabaré" também serão lembrados.            
Ficha São Clemente (Foto: Editoria de Arte/G1)
“A ideia do enredo é fazer uma ligação entre os musicais internacionais e os brasileiros, contanto um pouco da história dos musicais no Brasil. Vamos começar pela corte, quem vai apresentar esse musical será o próprio Fantasma da Ópera. Teremos um grande baile, logo no início da escola. Depois teremos a segunda parte do desfile, com o início dos musicais no Brasil”, disse ele.

Com gaiolas espelhadas, a alegoria “A gaiola das loucas” promete surpreender o público na Sapucaí. De acordo com o carnavalesco, a alegoria, toda confeccionada em tons de rosa, será composta apenas por integrantes homossexuais, em menção ao casal protagonista do musical. Em outro setor, a pequena Dorothy, de “O mágico de Oz”, virá sobre um dos dois tripés.

“Vamos citar a Praça Tiradentes, com as vedetes, e os musicais de reverência, como a “A Gaiola das loucas. A fantasiosa Dzi Croquetes, que fez muito sucesso na sua época, também estará presente, assim como os musicais que revolucionaram. A surpresa ficará por conta do encerramento, onde teremos o grande musical da Terra, que é o carnaval, e a própria Sapucaí”, completou Fábio.

São Clemente vai abrir desfile com grande baile de máscaras (Foto: Rodrigo Vianna / G1) 
São Clemente vai abrir desfile com grande baile
de máscaras 
 
Mistura de samba e música clássica
 
A irreverência da São Clemente, no entanto, não estará apenas nas alegorias. Para defender o enredo, a escola promete levar violinistas da Orquestra Violinos em cima do carro de som. Os músicos vão acompanhar o samba ao lado do intérprete Igor Sorriso e da bateria comandada pelos mestres Gil e Caliquinho. O resultado é uma mistura de samba com música clássica.

Num enredo que fala sobre musicais, não poderia faltar os grandes espetáculos do cantor e compositor Chico Buarque. Fábio Ricardo afirmou que sucessos como “Os Saltimbancos” e “Roda viva” estarão presentes no desfile. “No carro dedicado ao ‘Roda viva’ quem vai apresentar o musical é o pessoal de “Hair”, outro grande sucesso da Broadway. Eles estarão inseridos dentro da parte política do enredo”, disse.

O carnavalesco, no entado, quis manter segredo sobre as fantasias do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Bira e Denadir e da rainha de bateria Bruna Almeida. Fundada em 1951, a São Clemente quer comemorar 50 anos de samba em grande estilo. Por causa do último lugar em 2011, a escola será a primeira a passar pela Avenida, na segunda-feira (20), a partir das 21h.

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário