sábado, 4 de fevereiro de 2012

O QUE AINDA FALTA NA GRANDE RIO... - POR RAYMONDH JÚNIOR

Grande Rio 2010
A década de 90 trouxe aos holofotes da Sapucaí e do carnaval carioca a nossa querida Grande Rio, vinda de Duque de Caxias, a cidade com maior PIB da Baixada Fluminense, em franco crescimento e desenvolvimento, veio para representar uma gente que só queria dizer que também sabia fazer samba e carnaval, e conseguiram, a escola se consolidou no Grupo Especial e espera há algum tempo o bonde da vitória passar.

Seus primeiros anos de vivência entre as grande do carnaval carioca foram de muito samba no pé,  chão, comunidade, mas isso aos poucos foi dando lugar ao estilo fashion de ser, e vaga aos globais, pois é, a escola é campeã em artistas da TV Globo, o que nem acho ser algo ruim, mas tem mais coisa aí nesse meio para se desvendar.

Uma escola de samba se faz com samba! Isso é o que agente não pode esquecer, o estrelismo e praticidade de estar vestindo a maior emissora de televisão do Brasil e responsável pelas transmissões do carnaval pode até ser sedutor, mas não pode ser de forma alguma o alvo dessa escola guerreira. No carnaval da Superação (tema escolhido pela agremiação para o desfile 2012), eu ainda espero ver na Sapucaí a história de uma comunidade forte e guerreira que se supera a cada dia.

Talvez na Grande Rio ainda falte olhar um pouco para trás, para sua história e perceber que o "chão" é algo que não tem preço, e investir na comunidade não é prejuízo. Escolas de samba que trilharam esse caminho da comunidade não se arrependeram.

É claro que diante de toda grande estrutura que a escola possui, um bom presidente, um patrono mui amigo, dinheiro no bolso, um excelente serviço de carnaval, uma bateria arrasadora liderada pelo nosso Mestre Ciça, um dos grandes intérpretes do carnaval Wantuir,  um bom carnavalesco,  e um dos melhores casais de mestre sala e porta bandeira, a escola está sim na marca da vitória e mais cedo ou mais tarde vamos vê-la Campeã do Carnaval Carioca. Mas eu me pergunto: campeã de que forma? Espero que com o gigantismo de sua comunidade e a força de quem realmente faz carnaval e samba o ano inteiro.
Volto a dizer que investir na comunidade não será prejuízo para a tricolor da Baixada. O caminho da vitória está bem diante de seus olhos, e ela vai descobrir esse caminho sim eu tenho certeza, e depois disso vai ser difícil ela deixa-lo, pode ter certeza que quando a Grande Rio conseguir olhar pra dentro de si mesma, e ver que é maior que o brilho que faz reluzir, a vitória estará certa, o gigante adormecido acordará e as outras escolas que se cuidem para acompanha-la.

O que ainda falta na Grande Rio? Na humilde opinião deste blogueiro, é olhar para dentro de si, e perceber que é possível sim fazer carnaval de dentro para fora!

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário