segunda-feira, 3 de junho de 2013

10 anos depois Alexandre Louzada reencontra a sua Portela

Alexandre Louzada

Dez anos e quatro títulos de campeão do carnaval carioca depois, o reencontro. O portelense Alexandre Louzada teve que esperar uma década para voltar a ser carnavalesco de sua escola de coração, onde já passou nos anos de 1985, 1986, 2001, 2002 e 2003. Para 2013, ele é uma das importantes peças na engrenagem que pretende levar a Portela de volta ao topo, o que não acontece desde 1984. Ou, ao menos, disputar cabeça a cabeça com as favoritas. O artista explicou ao site CARNAVALESCO como pretende desenvolver o enredo ‘’Rio, de mar a mar. Do Valongo à glória de São Sebastião’’, que foi anunciado oficialmente no último sábado, durante feijoada realizada na quadra.

- É cara do Rio de Janeiro. Vamos falar do carioca e a sua capacidade de transformar o próprio destino. É o Rio de Janeiro que já foi posto a baixo e se reconstruiu respeitando a história da nossa cidade. É esse amor que o carioca tem pela sua cidade, como as chagas de São Sebastião, fomos flechados de amor pelo Rio de Janeiro. Vamos criar um Rio que liga uma parte do mar, até a outra parte do mar da Baía de Guanabara, que é a Avenida Rio Branco. Esse é o Rio que vai passar na nossa vida. Entre idas e vindas, volta novamente pro porto, que foi onde tudo começou – resumiu Louzada, que falou também sobre a felicidade de trabalhar com Luis Carlos Bruno, na direção de carnaval, e Paulinho do Ouro, na direção de barracão.


O carnavalesco afirmou que a escolha do tema partiu de um pedido da atual diretoria da Azul e Branco. Ele confirmou o que o presidente Serginho Procópio já havia dito ao site CARNAVALESCO sobre patrocínio e deu mais detalhes sobre a narrativa do enredo.


- Foi uma ideia e um pedido da diretoria. Essa ideia da bebida (enredo cogitado anteriormente) era minha, autoral, mas foi um pedido da diretoria antiga, que queria um enredo patrocinado. O novo enredo não tem patrocínio. É uma homenagem ao Rio de Janeiro, onde a própria Portela será homenageada. Eu uso os versos de Tom Jobim, do ‘’Samba do Avião’’, mas é a nossa alma que canta o Rio de Janeiro. A Águia vê o Rio de Janeiro de cima, como ele viu do avião.

Sobre o clima de sábado na quadra da Portela, Alexandre Louzada acha importante ressaltar que é o sentimento demonstrado pelos presentes que pode reconduzir a Portela aos dias de glória.


- É uma festa! Não importa se está muito cheio, apertado, se há dificuldades para comprar cerveja. Você está vendo uma escola aguerrida e feliz. Você vê a alegria no rosto do componente. Isso é que vai mover o nosso carnaval. Não é patrocínio, dinheiro, nada disso, é a força do nosso componente – garantiu.

Alexandre Louzada
Em suas passagens anteriores pela Azul e Branco, Alexandre Louzada conseguiu duas quartas colocações e também dois oitavos lugares, além de uma nona colocação em 2001. Após as passagens, Louzada foi campeão do carnaval carioca em 2006 - pela Vila Isabel -, 2007, 2008 e 2011 – com a comissão de carnaval da Beija-Flor. Além disso, já havia conquistado o título em 1998, na Estação Primeira de Mangueira. Atualmente, além de carnavalesco da Portela, ele assina o carnaval do Império de Casa Verde, em São Paulo. Na Terra da Garoa, conquistou o título em 2011, com o Vai-Vai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário