terça-feira, 25 de junho de 2013

Estrelinha da Mocidade divulga enredo e sinopse para 2014

Estrelinha da Mocidade
A Estrelinha da Mocidade deu a largada para o Carnaval 2014 e divulgou na noite desta segunda-feira seu enredo. A verde e branco mirim de Padre Miguel levará para a Sapucaí “Chegou a hora dessa nossa molecada mostrar seu valor”, que será desenvolvido por uma Comissão de Carnaval.

Todas as escolas levarão para a Avenida temas homenageando a Copa do Mundo. "O enredo tem como base a música 'Brasil Pandeiro' de 1940, de Assis Valente. A garotada da Estrelinha vai mostrar ao Tio Sam o nosso batuque diferente", afirmou Ricardo Dias, presidente da agremiação.

A entrega oficial da sinopse aos compositores será no dia 6 de julho, a partir das 19h, na quadra da Avenida Brasil. A ala de compositores está aberta para os interessados de 07 a 21 anos.


Confira a sinopse do enredo

Em 2014 o mundo se reunirá no Brasil para celebrar a grande festa do futebol mundial. E nada mais justo que as escolas de samba mirins do Rio de Janeiro se reúnam para cantar essa paixão nacional no carnaval carioca. Para a Estrelinha da Mocidade ficou a missão de lembrar o mundial de 1994, quando nossa seleção conquistou o seu tetra campeonato, nos Estados Unidos, após vinte e quatro anos de jejum. Um Mundial inesquecível, com personagens e histórias marcantes.

A trilha é “Brasil Pandeiro”, de 1940, nas brasileiríssimas vozes dos Novos Baianos, a emoção é a mesma que embalou o Brasil em 1994, só que agora entram em campo os craques da seleção de Padre Miguel. Avante Estrelinha!


Sinopse

Um só compasso marcava milhões de corações aflitos em verde e amarelo. Em segundos, um “chute para o infinito” irá atingir uma estrela e cravá-la no peito de toda uma nação.

Chegou a hora de esta molecada mostrar seu valor!

Da Penha ao Pontal, de norte a sul do meu país, uma gente que tem ginga e “pediu à Padroeira” para ajudar festeja! O grito na garganta, preso desde a “corrente pra frente” ecoa pelos quatro cantos do planeta. Somos os Reis de novo!

Salve a Vila Vintém, pendura a saia e empunha a bandeira que eu quero ver! 

O Tio Sam vai tocar pandeiro para o mundo inteiro sambar. É Tetra!

E já que o “Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada” e que
anda por aí dizendo que “o molho da baiana melhorou seu prato”, vamos mostrar para ele que futebol e samba no pé vem de berço, está na alma do brasileiro!

Vai provar do cuzcuz, do acarajé, do abará... Da caipirinha, da feijoada, do nosso torresminho... Se encantar com nossa fauna, flora e com essa gente hospitaleira... Isso sem falar da beleza daquelas que “têm tufões nos quadris”. A Casa Branca vai dançar a batucada de ioiô e também a de Iaiá!

Então: Brasil esquentai todos os vossos pandeiros e cuícas! Iluminai os terreiros, as quadras, as ruas! A molecada da Estrelinha quer sambar e mostrar que nosso “baticubum” é diferenciado!

Há até quem sambe diferente, em outras terras, outra gente que também tem “um batuque de matar”. Tai a “Surdo Um”, a “Tabajara do Samba” e a “Sinfônica” que não nos deixam mentir. Mas é fundamental “mostrar a nossa identidade”! E podemos provar que mesmo “invertida”, garantimos que “Não Existe Mais Quente”!

Seja no campinho de várzea, ou fazendo essa “tal batucada”, o importante é reunir nossos valores, “pastorinhas e cantores”, já que são “expressões” que não têm par.

A Estrelinha da Mocidade só quer mostrar a este simpático “Tio”, que dos pés de uma criança, seja driblando as dificuldades da vida, riscando o chão da Passarela do Samba ou fazendo mirabolantes embaixadinhas, podem brotar a esperança de um futuro melhor.

Do futebol nasceu a nossa arte de sambar! Hoje, a “Mocidade” do Independente Futebol Clube olha para o amanhã, e com garra e determinação, bem como os heróis do tetra, se prepara para as vitórias que estão por vir.
Para Assis Valente, autor de “Brasil Pandeiro”, Carmem Miranda e Mestre André.
A se esclarecer: É importante dar valor à suas raízes! Nossa batucada é diferente! Nossa afinação é invertida e isso faz parte do DNA desta bateria que é uma Instituição do Carnaval Brasileiro. Isso precisa ser respeitado e acima de tudo preservado. Salve a Mocidade!

Comissão de carnaval
Texto: Ricardo Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário