quarta-feira, 5 de junho de 2013

Saiba mais sobre o enredo da Grande Rio que homenageará a cidade de Maricá é terá Maysa e Darwin em seu carnaval

Equipe Grande Rio

Maysa e Charles Darwin, quem diria, acabaram em Maricá. Achou estanho? Mas é isso mesmo. Tanto a famosa cantora, quanto o naturalista terão papéis fundamentais dentro do enredo da Grande Rio para 2014, que exaltará a cidade de Maricá. Em evento realizado na noite desta terça-feira, no barracão da Cidade do Samba, a diretoria deu detalhes do desfile e exibiu um vídeo de apresentação do tema.

Na Sapucaí, a Grande Rio, que terá R$ 3 milhões de patrocínio da prefeitura local, mostrará a história da cidade da Região dos Lagos de uma maneira diferente e sem os clichês que costumam acompanhar homenagens à cidades e estados. O enredo "Verdes olhos sobre o mar, no caminho: Maricá" promete ser retratado de modo mais poético e se desenhará sob a batuta da cantora Maysa.

Com um forte elo com a cidade, a intérprete, que morreu em 1977, sempre exaltou seu carinho por Maricá, local onde tinha casa de veraneio e passava grandes períodos. No vídeo gravado pela escola, o diretor Jayme Monjardim, filho da artista, apareceu em depoimento afetivo e relembrou a ligação da mãe com a cidade que completará 200 anos em 2014. O mar, as belezas naturais, a religiosidade e a chegada do trem também serão retratados. 


Carnavalesco empolgado

Bastante entusiasmado com o início de trabalho na nova escola, o carnavalesco Fábio Ricardo festejou a liberdade dada diretoria para pesquisa e desenvolvimento da sinopse, de autoria de Leandro Vieira e Roberto Vilaronga. Segundo o carnavalesco, uma das maiores inspirações para a proposta foi uma frase da própria Maysa: "Só fui feliz em Maricá".

"Eu costumo dizer que não há enredo ruim, tudo vai depender da maneira como o tema será abordado. Antes mesmo de eu ser contratado, a Grande Rio já havia decidido que o enredo seria esse. O diferencial foi a liberdade que me foi dada para que eu abordasse o assunto do jeito que eu achasse melhor. Logo no dia seguinte que acertei minha vinda para cá, comecei a procurar muitas coisas e a frase da Maysa mexeu comigo. Acredito que vamos surpreender muito em 2014", analisou. 


Setor dedicado a Charles Darwin

Outro momento importante do desfile será a passagem de Charles Darwin por Maricá, em 1832. Na viagem, o autor da Teoria da Evolução das Espécies, teve seu primeiro contato com a biodiversidade da Mata Atlântica. Para o pesquisador Roberto Vilaronga, a representação desse momento histórico promete surpreender.

"É uma grande mistura. O próprio nome Maricá é algo curioso, já que trata-se de um tipo de planta, um espinhal. Vamos fazer uma grande viagem, algumas coisas que ninguém nunca imaginaria ter relação com a cidade. Darwin será um dos pontos fundamentais, porque durante os estudos de formação da Teoria da Evolução das Espécies, ele ficou hospedado em Maricá por sete dias. São muitos detalhes, passaremos até mesmo pela admiração dele pelos insetos noturnos que ele avistava por lá. Depois disso, chegaremos na época do romantismo, da poesia. Vamos retratar também a famosa década de 70, quando a cidade foi o refúgio de grandes nomes como Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Haverá toda uma mística pela história", revelou.


Diretor de Carnaval confiante

Questionado sobre uma possível interferência da prefeitura da cidade no enredo, o diretor de Carnaval Ricardo Fernandes disse que não houve nenhum pedido ou sugestão específica do prefeito Washington Quaquá para o tema. Ricardo, que fará sua estreia na escola, também rebateu as críticas surgidas após o anúncio do enredo.

"As pessoas têm a capacidade de julgar o que não viram ainda, isso é impressionante. É normal que as pessoas digam se gostaram ou não, é um direito delas e vamos sempre respeitar. Mas daí à criticar algo que ainda não sabem a fundo, que não há um conhecimento total acaba sendo meio chato, mas nós respeitamos  também. No entanto, agora as pessoas têm a real noção do que é o Carnaval da Grande Rio em relação ao tema. No geral, comemoramos que o resultado do que foi visto já esteja bem diferente. O objetivo deste evento é justamente esse, mostrar o que realmente é o nosso tema, como será abordado. Com a melhor expectativa possível, vamos trabalhar para levar o nosso melhor para a Avenida", comentou Ricardo.

O presidente Milton Perácio também fez questão de exaltar a nova equipe e, mesmo com o jeito tímido ao expor suas palavras, projetou um ano de sucesso para o próximo Carnaval. "É uma expectativa muito grande. Unindo o potencial dos nossos integrantes e dos reforços com a liberdade que o Fabinho terá para trabalhar nos dará um trabalho maravilhoso. Algo dentro de mim diz que este é o ano da Grande Rio", afirmou Perácio.


Emerson Dias cria alusivo

Intérprete da tricolor, Emerson Dias revelou que já fez até um jingle exclusivo para o enredo. "Foi uma ideia do Jayder (Soares, presidente de honra). A prefeitura de Maricá está promovendo um grande evento com a participação da escola, então o Jayder me chamou e falou para eu fazer este jingle que iria tocar e embalar esse e alguns outros eventos da escola rumo ao Carnaval. Já fiz diversos sambas, mas essa foi uma experiência nova. Foi uma sensação diferente, foi bem legal", contou Emerson.

Em busca do inédito título, a Grande Rio, que completará 25 anos de fundação em 2014, mostrou que está buscando um caminho acertado para fazer bonito na Sapucaí. Após reforçar bastante sua equipe, a opção de fugir do desenvolvimento tradicional de enredo sobre uma cidade pode representar o início de um grande Carnaval. Que venha agora um belo samba, algo que não é ouvido em Caxias há muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário