quarta-feira, 26 de março de 2014

Entendendo as justificativas da LIESA - ALEGORIAS E ADEREÇOS

Vila Isabel 2014: integrantes desfilam de roupa íntima
Alegoria Vila Isabel
Julgadores:

Módulo 1 -  Helenise Guimarães

Módulo 2 -  Emil Ferreira

Módulo 3 -  Walber Ângelo de Freitas

Módulo 4 -  Bruno Chateaubriand


Império da Tijuca  -  9,6  /  9,7  /  9,6  /  9,6

Pouco investimento na variação de materiais, alegorias  pequenas, falta de iluminação,   excesso  de componentes em carros marcaram a perda de quatro décimos no primeiro módulo de julgador. Alegorias pouco expressivas, sem impacto, e problemas com acabamento e proporções marcam as justificativas de diversos julgadores, além de elementos repetidos nas alegorias 1, 2, 3, 4 e 5, problemas na distribuição volumétrica. Alegoria 6 passou danificada no último módulo de julgador.

A julgadora Helenise Guimarães avalia o excesso de componentes nas alegorias como fator para perda de pontuação, mas quando avaliou a Unidos da Tijuca de Paulo Barros, com alegorias extremamente vivas, carros com até 165 componentes, achou ótimo e deu 10, ela só pode estar brincando com nossa cara, não é?
Bruno Chateaubriand tratou a repetição de elementos e a má distribuição volumétrica como causas de descontos neste quesito, além é claro de problemas no carro 6, o que parece ser justo.


Grande Rio  -   10  /  10  /  10  /  10

São Clemente  -  9,8  /  9,7  /  9,7  /  9,8

Concepção coerente, correta com bom entendimento do enredo, porém a repetição de materiais e estruturas visuais, bem como formas nas alegorias dão o tom da justificativa da julgadora Helenise Guimarães. Segundo Emil Ferreira  e Bruno Chateaubriand pouca criatividade nos trabalhos de Max Lopes! A repetição nas formas das alegorias dão o tom neste quesito para importantes décimo perdidos.

A julgadora Helenise Guimarães realmente gosta muito mais de banner como forma visual nas alegorias do que esculturas muito bem produzidas, é incrível mas seu mal gosto atrapalha o julgamento! O Senhor Emil Ferreira queria ver mais crítica, mais humor e mais alegria, então agora quem propõe é o julgador e não o carnavalesco, atá entendi!!! Só que não Sr. Emil Ferreira! Problemas no uso das cores justifica o voto de Walber Ângelo de Freitas ao tratar o trabalho do "Mago das Cores", além da repetição de formas, gosto é gosto não é!


Mangueira  -   9,7  /  9,5  /  9,7  /  9,7  

Problemas na execução plástica das alegorias, embora tenha abordado o enredo de forma criativa, lúdica e poética. Problemas na alegoria 1, 4 e 7, sendo pintura, acabamento e tamanho das esculturas a análise para a perda de quatro décimos no primeiro módulo. A realização dos carros revelou-se equivocada para o julgador Emil Ferreira, problemas sérios de acabamento em TODAS as alegorias segundo o julgador! Formas iguais e conjunto alegórico de pouca inovação e sem soluções criativas marcam o tom de décimos perdidos pela Mangueira, a pintura chapada foi outro ponto abordado como justificativa entro alguns dos julgadores. Bruno Chateaubriand analisou que as alegorias eram de fraco apelo visual, de formas quadradas, falha da distribuição "criativa" de volumes, e enfim a alegoria 5 que perdeu parte de sua escultura principal na torre de tv, foi vista neste módulo, além de problemas na visualização da alegoria 5, ele também não conseguiu ver uma escultura na alegoria 7 pois esta estava no lado oposto ao seu módulo!

O Senhor Emil Ferreira descontou cinco décimos da Mangueira porque observou problemas de acabamento em todas as alegorias da escola, mas a Vila Isabel ele parece ter gostado, descontou apenas um décimo, mesmo com a falta de fantasias, acabamento não concluído e alegorias mostrando suas estruturas! Incrível mas este senhor deve estar brincando com a cara do mangueirense e da Professora Rosa Magalhães! Já o voto de Walber Ângelo de Freitas parece justo!
É claro que a perda da cabeça do tão falado índio da Mangueira ia gerar um desconto para a escola, mesmo a alegoria já tendo passado pelo módulo de Bruno Chateaubriand, além disso, segundo o julgador parece que Rosa Magalhães desaprendeu tudo o que sabe, e deveria ter aulas particulares com Bruno, é o que indica sua justificativa!


Salgueiro  -   9,9  /  9,8  /  9,9  /  9,9

Solução sem grandes ousadias, monotonia no carro 6 em comparação aos demais, poderia haver mais exploração de materiais, definem bem a Dona Helenise avaliando no primeiro módulo. Alegorias apenas corretas, e carro 4 sem iluminação marcaram o voto de Emil Ferreira no segundo módulo. Bruno Chateaubriand observou falha na luminotécnica das alegorias 4 e 5, figuras de composição sem chapéu na alegoria 6, má distribuição volumétrica no carro 5, e problemas de acabamento neste carro.

Monotonia? E assim Helenise arrancou na marra um décimo do Salgueiro! Parece que neste caso o tamanho das alegorias foi um problema para Emil Ferreira que não achou suficiente, mas também não explica erros nestas alegorias para se descontar dois décimos!  Bruno Chateaubriand canetou diversos problemas nas alegorias do Salgueiro, sérios diga-se, como luminotécnica, falta de acabamento, distribuição volumétrica equivocada, e por isso tudo a escola só perde um simples décimo! O cara é bonzinho quando vai com a cara de alguém, e implacável quando não, como no caso de Império da Tijuca, Mangueira e São Clemente!


Beija-Flor  -   9,8  /  9,8  /  9,8  /  9,9 

O tema do enredo poderia ter sido mais explorado no universo da comunicação televisiva nacional, problemas de iluminação no abre-alas e no carro 2. Formas pequenas na alegoria 4, carro 7 com fantasias de componentes simples demais,  carro 8 passou rápido demais e pareceu confuso, e mais uma vez ela viu monotonia em alegorias, essa foi a justificativa de Dona Helenise. Fora as panes elétricas, artistas na alegoria 7 com indumentária abaixo na expectativa, alguns com roupas do camarote de cervejarias marcam o acentuado desconto de dois décimos no segundo módulo. Dificuldade de interpretação do enredo nas alegorias marcam o voto de Walber Ângelo de Freitas, bem como, o projeto luminotécnico que desvalorizou o resultado final. Bruno Chateaubriand viu problemas com as roupas de componentes no carro 6, destaque sendo danificado na torre de tv e falha luminotécnica na alegoria 5.

Que a iluminação das alegorias 1 e 2 tiveram problemas sérios isso qualquer um que estava na Sapucaí conseguiu ver, agora não dá para admitir essa tal monotonia que a julgadora  Helenise tanto repete em suas justificativas, quando por exemplo dá um misterioso 10 para Vila Isabel. Será que a Vila não passou monótona, passou com formas diversificadas, as fantasias nas alegorias da Vila então não estavam simples demais, como as da Beija-Flor, segundo a julgadora? Helenise deveria ser afastada por insanidade mental no mínimo!
Já no segundo módulo uma justificativa coerente, desta vez, artistas com camisas de camarote, outros com uma roupa qualquer, cada um a seu modo e pane elétrica justificam a perda de pontos!
E parece que o voto de Walber Ângelo de Freitas foi o mais sensato, ou o único! Bruno Chateaubriand conhecido desafeto na escola, até que foi generoso com a Beija este ano, vale ressaltar o melhor desempenho neste quesito, o julgador observou diversos problemas nas alegorias, mas por ironia do destino, desta vez, poupou a escola de Nilópolis.


Mocidade  -   9,8  /  9,8  /  9,6  /  9,8

Problemas de acabamento no abre-alas e no carro 7, problemas na pintura nos carros 2 e 3, problemas de iluminação no carro 6, concepção de formas repetidas, materiais de revestimento que não causaram impacto, problemas de acabamento nas alegorias 2, 3, 4 e no tripé "Levo Comigo Meu Padim Padre Miguel", e ainda problemas na cromatização da alegoria 4 são justificativas para as notas de vários julgadores. Bruno Chateaubriand observou que a decoração das alegorias ficou prejudicada por materiais de fraco apelo visual, além de problemas na alegoria 6, faltou ainda criatividade nos trabalhos.

Enfim, a monotonia não justificou o voto de Dona Helenise para com a Mocidade! E mais uma vez o voto de Walber Ângelo de Freitas me parece bastante coerente, a escola teve problemas para a finalização de seu carnaval e isso se refletiu na avenida, ao gosto duvidoso do carnavalesco Paulo Menezes, as notas apontam este descontentamento por parte dos julgadores.


União da Ilha  -  9,9  /  9,8  /  9,8  /  10

O tripé 2 e o carro 6 passaram apagados, comprometendo as notas. Alguns julgadores ainda perceberam problemas no acabamento de alegorias da União da Ilha. A pintura chapada em diversas alegorias também foi observada como uma alternativa de pouco sucesso.

Vejam como não é preciso criar invencionices para perseguir uma escola de samba, tripé e carro apagados, sim é uma justificativa para descontar ponto da escola, o que parece ter sido um raro voto justo de Dona Helenise! Problemas de acabamento e iluminação, voto correto de Emil Ferreira. E Bruno Chateaubriand achou a União da Ilha perfeita. Parabéns Bruno!


Vila Isabel  -   10  /  9,9  /  9,8  /  9,8

O voto de Walber Ângelo de Freitas, apresenta um pouco dos graves problemas da Vila neste quesito, como falta de acabamento, superposição de elementos cenográficos nas alegorias 2 e 5. Bruno Chateaubriand observou que foram utilizados os mesmos materiais do início ao fim do desfile, além de materiais bem simples para o acabamento das alegorias, e sem variação de esculturas a escola foi penalizada.

Mas como pode a Dona Helenise avaliar perfeito o conjunto alegórico da Vila Isabel? A escola passou com alegorias mal acabadas, componentes sem fantasias e a mágica surge: nota 10. Toma vergonha nessa cara Dona Helenise Guimarães!
O Senhor Emil Ferreira diz que a escola apresentou criativas e belas alegorias, e o caríssimo viu apenas um componente sem fantasia nas alegorias, e sua justificativa foi apenas a cor da sunga! INCRÍVEL!!! Mas que voto e justificativa mais estúpida, ele poderia simplesmente dizer: eu quis ajudar a Vila Isabel e pronto!
Enfim parece que alguém acordou, ainda que piedosamente para as alegorias da Vila, Walber Ângelo de Freitas descontou  dois décimos pela falta de esmero na confecção, mesmo com a perda de dois décimo, parece muito abaixo do que a escola mostrou na avenida, que foi na verdade um desastre no quesito alegorias e adereços!
Bruno Chateaubriand viu algo do desfile, não tudo! Faltou punir mais rigorosamente o péssimo acabamento das alegorias, bem como a ausência da indumentária de componentes, já que fez isso com outras escolas...
E o carnavalesco Cid Carvalho reinou neste quesito com seu gosto exótico, para não dizer duvidoso!
Cid Carvalho e a Vila Isabel



Imperatríz  -   9,9  /  9,9  /  10  /  9,9

Problemas de iluminação do abre-alas, carro 3 apresentou problemas no encaixe do estandarte, problemas de acabamento no carro 4, ferros aparentes no carro 5. fizeram com que a escola perdesse um décimo apenas no primeiro módulo de Dona Helenise! Já o segundo julgador não observou estes problemas viu apenas irregularidades na alegoria 6. Pouca alternância de elementos no desfile da Imperatriz, e pouco dinamismo marcam o voto no último julgador.

O voto de Dona Helenise parece, desta vez sensato? Bom, três alegorias passaram diante de seus olhos com problemas de acabamento e iluminação e ela achou pouco, apenas um décimo, então né minha gente! 
Às vezes me pergunto se os julgadores assistem ao mesmo desfile!!!



Portela  -   9,9  /  9,9  /  9,8  /  9,9  

Problemas de acabamento nas alegorias 2, 3 e 4. Falta do tripé "Ídolos do Rádio" tiram décimos importantes da Portela, além de problemas na cromatização das alegorias marcam os décimos perdidos neste quesito. Bruno Chateaubriand justificou que o tripé passou fechado pelo seu módulo para fazer a passagem pela torre de tv!

Estranho como outras agremiações passaram com a mesma quantidade de irregularidades, segundo a julgadora do primeiro módulo e foram muito mais severamente punidas do que Portela. A Dona Helenise não percebeu que o tripé "Ídolos do Rádio" não passou no desfile da Portela?! Como assim???
A justificativa de Bruno Chateaubriand quanto ao tripé está correta, embora muitos descordem, afinal a torre é um problema, e nenhuma alegoria pode passar neste módulo fechada ou fora do roteiro, sob pena de ser punida, o que aconteceu, certamente se o carro da Mangueira que ficou preso da torre tivesse passado "fechado" também, não teria perdido parte de sua escultura, neste sentido está correta a avaliação de Bruno.


Tijuca  -   10  /  9,9  /  10  /  10

Eficiente mas previsível foi assim que justificou-se Emil Ferreira, para o desconto de um décimo nas alegorias de Paulo Barros.

E Dona Helenise adora mesmo um banner: nota 10! E não é que Bruno Chateaubriand e Walber Ângelo de Freitas também gostam! As alegorias da Unidos da Tijuca foram julgadas perfeitas! Então tá! Viva a Paulo Barros e aos banner's da escola do Borel!

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário