quinta-feira, 13 de março de 2014

Fernando Horta dispara mais uma vez suas declarações polêmicas

Fernando Horta
Em entrevista ao site NetVasco, o presidente da Unidos da Tijuca Fernando Horta e candidato à presidência do Vasco da Gama, dispara mais uma vez com declarações polêmicas envolvendo o mundo do samba.


Confira trechos da entrevista:


MODÉSTIA À PARTE, SEI QUE, HOJE, SOU O REI DO CARNAVAL. 

O CHORORÔ DA BEIJA - FLOR É NATURAL. EU, AINDA, CHORO 2004, 2005 E 2011. A VERDADE 
É QUE ELA (BEIJA-FLOR) "ERROU A MÃO" NO DESFILE. 

A PORTELA TEM QUE IR À PORTUGAL PARA TRAZER A ÁGUIA DO BENFICA. AQUELA QUE VOOU, NA SAPUCAÍ, TAVA MAIS PARA URUBU. 

HORROROSA  A PRESENÇA DO ROBERTO NA IMPERATRIZ. VÊ SE OS OUTROS PRESIDENTES COMPARECERAM? 

O BONI NÃO ENTENDE DE CARNAVAL. ELE CONHECE TELEVISÃO E DEVIA TRATAR DE FAZÊ-LA 
NOS PAGAR MELHOR. 

A BEIJA-FLOR ERROU A MÃO NO DESFILE. Ela fez um carnaval milionário, luxuoso, mas plagiou, em seu samba, duas vinhetas da televisão e, ainda, fez um merchandising do BABADO DA FOLIA. Além do mais, a sua Comissão de Carnaval sofreu influências externas equivocadas ao seu trabalho. Complementando, ela (a Beija-Flor) nunca assumiu, na verdade, este enredo e fez uma confusão plástica enorme, pois não tinha uma leitura visual perfeita, como tiveram a Tijuca, a Imperatriz e a Ilha: UMA VISÃO CLARA DO TEMA. A Beija-Flor "errou a mão" desde o início quando quis misturar a Selminha Sorriso com os beija-flores (pássaros representados pelos componentes da Comissão de Frente). Esse CHORORÔ dela (da Beija-Flor) é natural. Eu, até hoje, choro 2004, 2005 e 2011, entretanto ela continua sendo a ESCOLA A SER BATIDA. Quanto ao Boni, ele tem que se meter é com a televisão e fazer com que a tevê nos pague melhor. Ele não é do ramo carnavalesco. O mesmo papel que ele está fazendo, agora, o Zico poderia fazer e não faz e a Viviane Senna também poderia fazê-lo, caso a Tijuca não tivesse ganho." Depois de tomar conhecimento de algumas declarações do Diretor de Carnaval da Beija-Flor, Laíla, segundo as quais seu ciclo estaria se esgotando, em Nilópolis, e lembrando dos elogios que Fernando Horta fez, à ele (Laíla), na entrevista passada, pergunto à Horta se ele está negociando a volta de Laíla para a Tijuca, agora, para o Pavão do Borel. Fernando, então, me responde: " Existe um respeito grande entre Anísio e eu e nós não procuramos profissionais que tenham contrato com nossas agremiações. Nem eu procuro quem trabalha para a Beija-Flor e nem ele vem atrás de quem trabalha para a Tijuca. Mas, continuo afirmando que Laíla é O MELHOR DIRETOR DE CARNAVAL DO RIO." Indago se o estilo do carnavalesco Paulo Barros deva ser renovado para o carnaval de 2015. Horta responde: " O Paulo Barros quis fazer a mesma coisa, que a Beija - Flor fez, com o Julinho e a Ruth (casal de mestre- sala e porta-bandeira), misturando-os com a Comissão de Frente e eu não permiti. Ele queria fazer com que os dois saíssem, também, de dentro da caixa que vem acoplada à esta Comissão. Eu acho que cada vez mais, seja através da tecnologia ou por qualquer outro viés, é essencial que haja M O V I M E N T O. Além do mais, o desfile das escolas de samba é uma ÓPERA AO AR LIVRE e tem que apresentar uma leitura fácil para o componente porque ele (o componente) não tem o histórico do desfile e os próprios comentaristas passam, pela tevê, uma noção aleatória dos enredos. Nossa escola não estava exuberante em seu visual; estava no nível das demais. Ocorre que a Tijuca tem conjunto, tem estrutura, tem disciplina nos seus componentes e uma extraordinária bateria. Da Tijuca, sai pouca gente e entra pouca gente e esse contingente já vem conosco há muito tempo. Primeiro, eu faço entre 4 e 5 ensaios SÓ DE CANTO e, depois, faço de 16 a 18 ensaios, na rua, para que a escola saiba como desfilar. Nós sabemos que nenhum componente é SAMBISTA. Sambista é o PASSISTA. Então, nestes ensaios, nós damos ao componente o espaço necessário para ele evoluir e não fechamos o espaço dele, na Passarela, para que possa colocar em prática a evolução ensaiada. Daí, nossos notas altas neste quesito. Quando eu vi a forma como a Tijuca desfilou, evoluindo, saí confiante na conquista do TRI, como o presidente da Vila deve ter saído confiante, da Sapucaí, no ano passado. Foi a vitória de toda escola com o Paulo Barros comandando o visual." Pergunto sobre que enredo ele (FERNANDO HORTA) tem vontade de desenvolver no próximo carnaval. Resposta: " A Tijuca, até hoje, não teve um enredo patrocinado. Teve parcerias, sem as quais não consegue sobreviver com o nível de carnaval que apresenta. Porém, tem enredo que nem por R$ 15.000.000,00 eu desenvolveria. Já rejeitei dois, até agora (HISTÓRIAS DO SORVETE E DO BOI). Minha vontade é a de homenagear a terra que me recebeu e que me consagrou, o RIO DE JANEIRO, que comemorará 450 anos. Nossa conversa chega ao fim, mas não sei por que CARGA D'ÁGUA me veio à mente o voo da águia da Portela e eu o cito para o Presidente da Unidos da Tijuca. Ele, de forma afiada, returca, de pronto: "A Portela tem que ir à Portugal e trazer a águia do Benfica. Aquela que voou, na Passarela, estava mais para um urubu..." 



Nenhum comentário:

Postar um comentário