quinta-feira, 7 de julho de 2011

ANÁLISE DA ORDEM DOS DESFILES 2012

Foto: Ricardo Almeida
Ordem dos desfiles carnaval 2012

A Cidade do Samba estava lotada de convidados, representantes das escolas de samba do grupo especial para a torcida, sim, porque um bom dia e horário de desfile já conta algo no caminho do título. Todos eram unânimes em querer desfilar na segunda-feira, talvez pelo misticismo de que a campeã sai de segunda, ou talvez porque esse  domingo segue com sete agremiações e segunda-feira com seis.

No sorteio entre Unidos da Tijuca e Beija Flor a escola do Borel levou a melhor, e claro, preferiu a segunda-feira, a Estação Primeira de Mangueira que era par com a Portela, tirou um número baixo 4 no sorteio, mas a Portela tirou o número 3, o que deu o direito ao presidente da verde e rosa escolher seu dia, ele perguntou ao público presente o que a Velha Manga queria, claro, todos unânimes gritaram: segunda! O presidente Ivo Meirelles ainda disse ao presidente Nilo da Portela: "me desculpe presidente, mas eu já sabia que iamos tirar a bola maior, afinal hoje eu saí de casa de verde e rosa!".

Renascer de Jacarepaguá e São Clemente já estavam  definidas, como diz a regra.
A luta de abrir os desfiles, com um sambódromo vazio, frio e sem torcidas será um grande calvário que a Renascer terá de administrar, já a São Clemente abre a segunda-feira, o que não é tão ruim, uma vez que no dia anterior já teria passado sete escolas. A Portela será a segunda de domingo, horário não muito bom. A Beija Flor trocou com a Porto da Pedra, o que garante a Beija a concentração do lado dos Correios como eles gostam de desfilar, o mesmo aconteceu entre Mangueira e Tijuca que trocaram posições por preferências no lado da concentração.

Vila Isabel será a última agremiação de domingo, provavelmente desfilará à luz do dia, após seis escolas, um público cansado, mas provavelmente presente uma vez que a Beija Flor será a sexta deste dia, e a Vila tem lá sua torcida. A Vila não queria desfilar esse ano no domingo, mesmo sabendo que domingo dá sorte à escola de Noel. Mocidade será a quarta escola, bom horário. Imperatriz se livrou de ser mais uma vez a segunda de domingo, vai ser a terceira escola, desfila  após Portela.

A União da Ilha vibrou quando foi sorteada para ser a segunda escola da segunda-feira de carnaval, bom horário, bom dia, começa com o pé direito. Em seguida vem Salgueiro feliz da vida com a posição, e na segunda ainda vamos ter Mangueira, Tijuca e Grande Rio, encerrando dos desfiles de 2012 do grupo especial. Que dia!!!

Os comentário na Cidade do Samba era de que as escolas de segunda-feira estavam todas satisfeitas e felizes com o sorteio, ao contrário das agremiações de domingo que não pareciam muito satisfeitas. Misticismo à parte, eu já vi muita escola ser campeã desfilando á luz do dia, desfilando no domingo ou na segunda, enfim para quem desejar ser campeã não pode contar muito com essas prerrogativas, mas é claro que um pouquinho de sorte não faz mal a ninguém! 

É inegável que os desfiles de segunda-feira serão de escolas com apelo popular bem grande, e enredos bem interessantes, com grandes espetáculos, tudo o que o povo quer ver, afinal teremos a oportunidade de assistir no mesmo dia União da Ilha e Grande Rio (escolas que sofreram com o incêndio da Cidade do Samba, lembrando que a Ilha ganhou o Estandarte de Ouro de Melhor Escola 2011), o incrível Paulo Barros com a Tijuca de Luiz Gonzaga, um Salgueiro gigante que vai reparar estruturas para mostrar seus gigantismo e genialidade, uma Mangueira majestosa e mais forte do que nunca num enredo leve e audacioso, trazendo o Cacique de Ramos para a Sapucaí, vale ressaltar que Mangueira é sempre Mangueira! E ainda abrindo o dia uma São Clemente alegre e com vontade de ficar no grupo especial.

No domingo, a Porto da Pedra vai ter que suar muito na Sapucaí, desfila entre Mocidade e Beija Flor. Vamos aguardar a escolha dos sambas, para não serem tão penalizadas com o horário as primeiras escolas deveriam ter um samba enredo leve e de fácil compreensão, já ajudaria muito. E a Vila Isabel, não precisa de comentário, a Vila sabe fazer carnaval e tem uma grande torcida, que certamente vai aguarda-la o tempo que for preciso para impulsionar sua escola rumo ao título.

Axé Muito Axé às Escolas de Samba do Rio de Janeiro!


RAYMONDH JÚNIOR
twitter - raymondhjunior

2 comentários: