terça-feira, 26 de julho de 2011

ANÁLISE DE ENREDO E POSIÇÕES DAS ESCOLAS DE SAMBA, POR ANDRÉ MARIZ

Por André Mariz, colunista do site Carnavalesco


Sobre enredos e posições - Parte 1

Por mais que não se possa prever o que acontecerá na Avenida, quem acompanha o Carnaval sabe que a posição de apresentação de uma escola pode dizer muito sobre o que esperar dela. No desfile de domingo estarão agremiações que buscam se reencontrar após resultados não muito favoráveis. E para lhes fazer companhia, nada menos que a atual campeã Beija-Flor.

A Renascer, campeã do Grupo A em 2011, terá a justa porém ingrata missão de abrir o domingo. A prova de fogo para as agremiações ascendentes tem um alto índice de reprovação, mas a Renascer vem mostrando ao longo dos últimos anos que tem capacidade para surpreender. O enredo, sobre o artista plástico Romero Britto, não é muito consistente. Apesar das belíssimas obras, a história de vida de Romero não tem tantos acontecimentos marcantes, ainda mais para preencherem um desfile com sete setores. Mas a escola tem a seu favor uma ala de compositores inspirada, que tem proporcionado belas obras, e uma comunidade que cumpre seu papel.

Na sequência vem a Portela. A escola deu um sopro de renascimento em 2008 e 2009, quando obteve o terceiro e quarto lugares, respectivamente. Depois se desencontrou novamente e foi abatida com um nono lugar em um desfile fraco sobre tecnologia e um incêndio que lhe impediu de ser julgada. Ser a segunda a desfilar no primeiro dia não é tão bom, pois a Sapucaí ainda estará fria. Ainda mais num dia onde, depois de quatro anos, sete escolas desfilarão na mesma noite. O enredo, que antes oscilava entre Serra Gaúcha e Biblioteca Nacional, foi parar nas festa da Bahia. É interessante mas soa como aleatório, após tanta especulação sobre outros temas. Aguardemos a sinopse. A Águia terá ainda que superar sua constante crise interna sem fim para não precisar nem pensar em maiores problemas na apuração.

A Imperatriz, terceira a desfilar, conseguiu aumentar uma posição, após ser a segunda por dois anos consecutivos. A escola vem embalada por uma volta ao desfile das campeãs depois de três anos, mesmo que impulsionada pelo fato de poucas escolas terem sido julgadas. Mesmo assim, a Rainha de Ramos tem um dos melhores enredos do ano, sobre Jorge Amado, e compositores que lhe deram o Estandarte de Ouro de samba-enredo nos últimos dois Carnavais. Além disso, a Unidos da Tijuca foi campeã em 2010 sendo a terceira de domingo. Contra a escola está o alto número de alas comerciais, que acabam esfriando o desfile. Cerca de 40% da escola é composta por gente de fora.

Na quarta posição vem uma Mocidade reforçada em praticamente todos os seus setores. Um verdadeiro timaço de craques para conduzir a estrela de Padre Miguel ao topo novamente. A escola está em uma posição favorável e tem um bom enredo para desfilar. Portinari pode proporcionar uma bela plástica e a sinopse já mostrou que o desenvolvimento será bem feito. Em 2011 a escola por pouco não conseguiu a desejada volta ao sábado das campeãs, onde desfilou pela última vez em 2003. Perdeu a vaga para a Imperatriz no quesito desempate: samba-enredo. Um bom alerta para a escola, que possui tantos clássicos em sua safra.

Na quinta posição, a Porto da Pedra novamente desfilando na parte final da noite. A escola é a única que ainda não escolheu seu enredo e a cada semana surgem novas especulações. Dessa forma é difícil saber o que esperar e só resta torcer para que o Tigre faça uma boa escolha. A posição de desfile é ótima, mas parece que por mais que a escola faça tudo certo, não consegue se livrar das últimas posições. Mas tem sua força e vem se estruturando cada vez mais.

A campeã Beija-Flor é a penúltima do domingo. A escola não tem dado muita sorte se apresentando no primeiro dia, mas é sempre favorita e desfilará no fim da noite, como gosta. Novamente a Beija-Flor fará um enredo sobre cidades, desta vez São Luis. É inegável que a escola se dá bem com este tipo de tema, onde pode incluir a parte mística com a qual tanto se identifica, mas terá que tomar cuidado para não cair na mesmice. Ainda mais porque São Luis já esteve presente no desfile de 2001, além de também ter sido enredo da paulistana Acadêmicos do Tucuruvi em 2010. De qualquer forma, a comunidade de Nilópolis nunca decepciona e nos demais setores a escola também se garante.

Encerrando a noite, a Vila Isabel e seu enredo sobre Angola. A escola desfilará com um tema afro assim como no campeonato de 88, com "Kizomba". Além disso, provavelmente entrará na pista com dia claro. Dois desafios para a campeoníssima Rosa Magalhães, que, se forem cumpridos, podem tornar a escola uma grande favorita. Angola tem uma certa identificação com a agremiação, já que Martinho da Vila é o Embaixador Cultural do país no Brasil. E enredos com esta temática sempre dão margem à  grandes sambas e apresentações marcantes. Quarta colocada nos últimos três Carnavais, a escola depende apenas de si mesma para buscar melhores resultados.



Sobre enredos e posições - Parte 2

Fiz algumas projeções relacionadas aos enredos e posições de desfiles das escolas de domingo. Agora, falarei sobre as agremiações que desfilam na segunda-feira. O dia é bem forte e conta com grandes potências do Carnaval. Como já ressaltei no texto anterior, não dá pra ter certeza sobre o que acontecerá na Sapucaí. Isto é apenas uma análise baseada no histórico de cada uma e no que acontece com as escolas que já desfilaram nas respectivas posições. Mas é impossível prever "como será o amanhã", ainda mais com tantos fatores externos que podem mudar as perspectivas, como as reformas no Sambódromo, que podem fazer a passarela "esquentar" mais cedo.

Abrindo o segundo dia, a São Clemente desfilando duas vezes consecutivas no Grupo Especial pela primeira vez em 20 anos. Beneficiada pela ausência de rebaixamento em 2011, a escola vem buscando a permanência na elite. Ser a primeira a desfilar nunca é fácil, mas a União da Ilha mostrou no último desfile que é possível fazer bonito nesta posição. E a São Clemente tem em mãos um belo enredo, sobre os musicais, que apesar de ser mais cultural, não deixou de lado a tradicional irreverência da agremiação. A escola ainda vem firmando parcerias que auxiliarão no lado financeiro. Capacidade de fazer bonito a São Clemente tem. Resta torcer para os julgadores serem coerentes na avaliação.

A segunda da noite é a União da Ilha, vencedora do Estandarte de Ouro de melhor escola em 2011, com méritos. Se conseguiu fazer o grande desfile que fez sendo a primeira a desfilar, sendo a segunda pode fazer ainda melhor. O enredo da escola é um pouco duvidoso. Falar sobre a Inglaterra é interessante, mas o gancho com as Olimpíadas precisa ser bem feito para não soar meramente comercial. Em 2007 a Portela apresentou um enredo esportivo, tendo como pano de fundo os Jogos Panamericanos do Rio, e não foi tão bem. Mas a Ilha mostrou que pode vir brigar por boas posições, não sendo uma mera candidata ao rebaixamento como muitos pensam.

Em uma excelente posição, o Salgueiro, sempre favorito. Mordida com os problema que acabaram comprometendo o maravilhoso desfile de 2011, a escola vai entrar na Sapucaí com muita força, em uma colocação muito favorável. O enredo também é muito bom. Foi elaborado seguindo uma linha muito interessante e certamente dará margem à uma bela plástica, além de muito material informativo a ser abordado. Ao que parece, o cenário continua perfeito na Academia tijucana.

Quarta da noite, a Mangueira apostou em mais um enredo sem patrocínio, baseado apenas no resgate à essência do Carnaval e na força da comunidade. Iniciativa arriscada porém louvável. O enredo sobre o Cacique de Ramos é uma ótima ideia, apesar da sinopse não ter abordado tanto a história do bloco. O desfile, pelo visto, falará muito mais sobre o tão recorrente surgimento do samba no Brasil e só no final dar mais destaque ao Cacique. Uma pena, mas a Mangueira vem embalada pelo terceiro lugar de 2011 e está em uma grande posição de desfile. Se amarrar bem o enredo e caprichar na parte plástica, será uma forte concorrente. As eliminatórias da escola também já estão a todo o vapor.

A vice-campeã Unidos da Tijuca será a penúltima de segunda-feira. Paulo Barros tem nas mãos um grande desafio ao tentar adequar seu estilo de fazer Carnaval ao enredo sobre Luiz Gonzaga. O carnavalesco tem a chande de provar aos críticos que é capaz de desenvolver um enredo cultural da mesma forma que fala sobre medos e segredos. Se a mistura der certo, ninguém segura a escola do Borel.

Encerrando o Carnaval 2012, a Grande Rio fazendo seu primeiro desfile "completo" após o incêndio em seu barracão. Certamente será muito aguardada e o enredo sobre a superação só impulsionará a aura de emoção que deverá permear o desfile da escola. É difícil saber o quanto a agremiação ainda está prejudicada pelas perdas no barracão, mas sem dúvidas é uma concorrente de peso e contará com forte apoio popular. Desfilando na posição quase cativa da Beija-Flor, a tricolor tem a chance de comprovar que não é somente uma escola de artistas globais e voltar a disputar um campeonato, que há algum tempo já merece ir pra Caxias.

Assim, encerramos as perspectivas para os desfiles do Grupo Especial. Agora, resta aguardar os sambas de enredo, outro fator importante no desempenho das agremiações.


* Autor: colaborador André Mariz

Nenhum comentário:

Postar um comentário