sábado, 16 de julho de 2011

PROJETO PORTELA 2012

Portela


Após longa espera por novidades da Portela, a azul e branca abriu o jogo e revelou todo o trabalho que já está sendo desenvolvido, bem como as novas instalações da escola. A entrevista que você vai ler a seguir, na íntegra, foi concedida ao site www.guerreirosdaaguia.com.br, pelos diretores de Carnaval Júnior Scafura e Alex Fab.
Segue trechos da entrevista...

Desta vez não foi "um passarinho" que contou. Foi uma águia mesmo.

Aliás, duas.

Após o carnaval passado, chegou a ser anunciado que eles pediram desligamento de suas atividades como diretores de harmonia da escola. Em solidariedade, outros nomes de peso da Portela supostamente também teriam saído. No disse-me-disse gerado pela imprensa, a torcida Guerreiros da Águia encabeçou uma manifestação na sede da LIESA, protestando e pedindo que alguma intervenção salvasse a Portela de um desastre futuro. A saída foi, então, a conciliação interna. Alex Fab e Júnior Escafura foram convidados a assumir a direção de carnaval da escola, com liberdade para tramitar em todas as áreas referentes à confecção do espetáculo e à produção do desfile.

Tranquilos, polidos e muito otimistas, os novos diretores de carnaval da Portela - novos nesse ofício, mas com larga bagagem e inegável "DNA de águia"- decidiram abrir o "jogo feito" e mostrar a "banca forte" da Majestade do Samba para 2012.

A equipe de reportagem da GUERREIROS DA ÁGUIA vai informar, agora, em primeira mão, o que nenhum dos sites especializados informou. A Portela foi a primeira escola do Grupo Especial a fazer a desmontagem completa de seu barracão. A Portela já discutiu roteiro de enredo. Apesar da quadra em obras, a Portela tem um espaço administrativo de três andares nas proximidades de seu endereço principal, na Rua Clara Nunes, e três endereços para ensaiar. A Portela tem um atelier estruturado de dois andares sediado na área do Cais do Porto, frontal à Vila Olímpica da Gamboa. A Portela já enviou, há um bom tempo, artistas para a Bahia para pesquisar a estética de trabalho do enredo. A Portela já tem os profissionais de desenho completamente empenhados nos trabalhos de figurino e alegorias. Um panorama evidentemente muito diferente do que se viu nos últimos anos.

Embora de forma "invisível", as coisas estão acontecendo, para surpresa dos que questionaram a "demora" no anúncio oficial do enredo "… E o Povo na Rua Cantando. É Feito Uma Reza, Um Ritual…". Os diretores de carnaval assumiram os trabalhos com seriedade, buscando o profissionalismo na gestão da escola para que venham os resultados na apuração. "A Portela não está brigando para vir entre as campeãs. A Portela 2012 quer brigar para ser a campeã!" - afirmou um animadíssimo Júnior Escafura, sem denotar um pingo sequer de presunção, mas com o gesto firme de quem acredita nos resultados do trabalho sério que vem fazendo com seu parceiro.

- A Portela vem sendo, nos últimos anos, muito atacada. Pela imprensa, por pessoas que se dizem portelenses e pelos próprios portelenses. É melhor trabalhar em silêncio e mostrar resultado na avenida. Tudo o que acontece na Portela, infelizmente, tem uma repercussão maior. Deixa as pessoas acharem que a Portela está cheia de problemas, que não está fazendo nada, isso e aquilo. Então a gente resolveu trabalhar em silêncio e mostrar resultado na avenida! - concluiu, sem ressentimentos e com muita determinação.

Alex Fab demonstra visão de águia também no que diz respeito à estruturação da escola para a disputa dos títulos:

- No dia em que a Portela alcançar o nível profissional de disputa... com todo respeito às coirmãs, só vai dar Portela! Este é o caminho que estamos buscando! - reitera, confiante. E pondera sobre um dado relevante nessa reestruturação:

- Quando buscamos a vanguarda, estamos simplesmente buscando que a Portela seja o que sempre foi: inovadora, pioneira. A história da Portela mostra isso!

Um dos maiores tormentos da apaixonada torcida portelense é a centralização exagerada da presidência nas questões do barracão. Um item que foi refletido e tem, hoje, um panorama bastante diferente:

- Como diretores de carnaval, é nossa parte atuar junto ao carnavalesco, definindo o tema a ser apresentado. A decisão final é do presidente, claro. Mas nós o orientamos sobre os caminhos interessantes. A questão do segredo e do profissionalismo foi importantíssima nessa decisão. Fomos à Bahia, negociamos o enredo, acatamos as propostas e escolhemos esse enredo. O enredo sobre a Bahia foi o vencedor não só por um desejo maior, mas porque ele nos trará um melhor resultado - explica Alex.




Nenhum comentário:

Postar um comentário