Do Blog Massaroca
Estava conversando com um amigo sobre alegorias marcantes do carnaval e chegamos a essa humilde lista que vocês conferem abaixo. Mas uma vez deixo claro que o critério de escolha é gosto pessoal e repercussão.
Verifiquem a lista a seguir.
1- UNIDOS DA TIJUCA 2004: Carro do DNA.
O carro mais comentado do carnaval de 2004, composto basicamente por pessoas fazendo uma coreografia que “simulava” o DNA (ou algo parecido). Colocou Paulo barros nos holofotes e elevou o desfile da Unidos da Tijuca a um patamar de Escola do primeiro escalão com o vice-campeonato, para muitos injustos.
2- BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS 1989: Carro do Cristo Mendigo.
O carro mais polêmico da história do carnaval não poderia ficar de fora. O Cristo mendigo da Beija-flor foi proibido de desfilar e passou coberto com uma faixa que se tornou famosa pois trazia escrito “mesmo proibido, olhai por nós”.
3- MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL 1999: Carro do Pierrot.
Para muitos especialistas, o Carro do pierrot é considerado o carro alegórico mais bonito do Milênio passado. Os detalhes do gorro e gola da escultura principal do carro feitos por copinhos de plásticos contribuíram para o sucesso do mesmo, que levantou as arquibancadas na passagem da verde e branco de Padre Miguel.
4- UNIDOS DO VIRADOURO 1997: Carro do Nada (Carro preto).
Muitos dizem (principalmente os independentes) que juntamente com a paradinha funk, esse foi o outro motivo da Viradouro ter sido campeã naquele ano de 1997. A verdade é que a expectativa criada pelo sempre polêmico Joãozinho trinta em cima do carro negro que representava o “nada” causou frisson e curiosidade pela passagem da escola de Niterói na avenida.
5- PORTELA 2008: Carro do bebê
O carro do Bebê raquítico que se transformava em um bebê saudável e forte, juntamente com a transformação do cenário ao seu redor foi o grande destaque alegórico do Carnaval de 2008. Superou até mesmo a aguardada Águia da escola de Madureira, que naquela ano também foi um ponto alto do desfile da Portela.
6- MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL: Carro do feto.
Até hoje a imagem do feto dentro do Planeta Água (Planeta Terra) é a mais marcante do desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel na conquista de seu bicampeonato na Marquês de Sapucaí, se tornando um dos símbolos daquele desfile da escola.
7- MANGUEIRA 2003: Carro Abre-Alas (Egito).
Um dos maiores carros em extensão que a Marquês de Sapucaí viu desfilar, a alegoria sobre o Egito era imponente devido ao seu tamanho e por abusar do luxo. Mais um grande momento de Max Lopes na Avenida.
8- PORTELA 2008: Abre-alas (Águia)
A águia da escola de Madureira é sempre muito aguardada, e quase sempre uma das alegorias mais bonitas de todo o Carnaval. Mas nesse ano a Portela conseguiu se superar ainda mais, trouxe para avenida uma águia cujas penas lembravam água e o resultado foram diversas críticas positivas e merecidas.
9- SALGUEIRO 2009: Abre-alas (Tambores).
O Abre-alas do Salgueiro era mais que impactante, era um verdadeiro show, os artistas da Intrépida Trupe, que mais uma vez participavam de um desfile de Carnaval, contudo dessa vez o “choque” desses componentes com os tambores do carro provocaram uma sensação ainda melhor que nas passagens anteriores, comtribuindo para o campeonato Salgueirense.
10 - UNIDOS DO VIRADOURO: Carro do Jogo de Xadrez (Bateria).
Todo nunca queria saber como esse carro iria funcionar na avenida e se de fato funcionaria. Na hora o carro empolgou, mas fez a escola correr e possivelmente contribuiu para a perde de pontos da agremiação, fazendo com que essa idéia não retornasse em outros anos, acertadamente.
Concordou com a lista?
Que carros ficaram faltando?
ue sou marcos nunes dos santos sou da beija-flor-pi amo muito de ver minha beija-flor desfilar no carnaval carioca
ResponderExcluirsouu mangeuira de coraçao..pois axo q o carro do abre alas de 2007....
ResponderExcluirparabéns pela reportagem, adorei rever essas alegorias e realmente essas são as melhores
ResponderExcluir