segunda-feira, 4 de julho de 2011

AROLDO MELODIA, SEGURA A MARIMBA!

Há três anos o mundo do samba perdia um dos maiores intérpretes da história. Aroldo Melodia, compositor e intérprete de samba-enredo, faleceu dia 2 de julho de 2008, de falência múltipla dos órgãos ocasionada por uma peneumonia.

Conheça um pouco de sua trajetória

Aroldo Forde ganhou o apelido de Aroldo Melodia, devido à sua afinação. Iniciou sua carreira em 1958, na União da Ilha, escola onde ficou por 36 anos. Foi muito importante para a história da agremiação, quando em 1974 a tricolor insulana subiu para o Grupo Especial com o samba "Lendas e Festas das Yabás".

Em 1977 a agremiação ficou em terceiro lugar com o antológico "Domingo", o que garantiu o prêmio Estandarte de Ouro como melhor samba-enredo e melhor escola. Aos gritos de "já ganhou" este desfile foi inesquecível e assim sempre será para os amantes do Carnaval.

No ano seguinte, levou a união ao quarto lugar com "O Amanhã", samba muito conhecido e cantado até hoje inclusive por outras escolas de samba, nos dias de ensaios de quadra.

Em 1982 ele cantou como ninguém o samba antológico "É hoje". A letra é uma das mais regravadas do mundo do samba. No ano de 1991, também na voz do mestre, com os versos "hoje eu vou tomar um porre, não me socorre, que eu tô feliz", a agremiação homenageou Didi, compositor que venceu 22 disputas de samba-enredo.

Foto: Acervo Pessoal
Aroldo Melodia

Cantou na Sapucaí em 1995, ano que foi sua despedida, o enredo Todo dia é dia de Índio, desenvolvido pelo carnavalesco Chico Spinoza.

Em 2003 foi homenageado pela escola de samba Lins Imperial, tornando-se enredo com "Segura a marimba, Aroldo Melodia vem aí!".
Aroldo nasceu em 1930, na Ilha do Governador, e morou lá toda sua vida. Teve sete filhos, entre eles, Ito Melodia, atual intérprete oficial da União da Ilha. Ito conversou com o site SRZD-Carnaval e contou da influência do pai em sua escolha profissional.

"Nós convivíamos muito juntos e o samba nos aproximou ainda mais. Por causa dele me aproximei ainda mais da União da Ilha, e esse amor só foi crescendo. Sou muito feliz e honrado por ser filho de quem eu sou. Não preciso que falem de mim. Só em falarem do meu pai fico imensamente feliz. Ele me faz muita falta mesmo. Vou seguir e dar continuidade ao trabalho que ele tanto gostava de fazer. Só de lembrar e lembrar dele fico arrepiado", disse emocionado.

O intérprete também relembrou o momento mais marcante de sua carreira, quando no ano de 2008 cantou a reedição do samba "É Hoje o dia", letra que também foi cantada na Sapucaí por seu pai, em 1982.

A escola insulana voltou ao Grupo Especial em 2009 com o enredo "Viajar é Preciso - Viagens extraordinárias através de Mundos conhecidos e desconhecidos", desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos e cantado por Ito.


Foto: Acervo Pessoal
Ito Melodia

Em 2012 a agremiação levará para avenida o enredo "De Londres ao Rio: Era uma vez...Uma ilha". O carnavalesco é Alex de Souxa. Ito aposta em um desfile de sucesso.

"Será um grande desfile. Nosso presidente Ney Filardi dá uma força maravilhosa e acredita na escola. Temos um carnavalesco fantástico, que entende muito e vai desenvolver um trabalho brilhante", concluiu.

Ito Melodia sempre que entra na Avenida, inicia o desfile com o mesmo grito conhecido de seu pai "Segura a Marimba". Aroldo certamente, acompanha orgulhoso!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário