quarta-feira, 27 de julho de 2011

ORDEM DOS DESFILES DO GRUPO DE ACESSO C, D e E

A Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (AESCRJ), entidade que regulamenta os grupos de acesso C, D e E, realizou na quadra da Unidos do Jacarezinho, o sorteio da ordem de desfile para o Carnaval 2012. Além da presença dos diversos segmentos das agremiações que compõem os três grupos, o cantor e compositor Nelson Sargento, tema do enredo da Rosa e Branco do Jacarezinho, também marcou presença, assim como o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, que estava acompanhado do diretor de carnaval da entidade, Elmo José dos Santos, e do diretor artístico, Édson Marcos. O grupos C, D e E desfilarão na Intendente de Magalhães respectivamente nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2012.
 
O primeiro grupo sorteado da noite foi o E, que contará com doze escolas. O recém promovido Boca de Sirí abriria o desfile da terça-feira de carnaval na Intendente, mas como nenhum representante do Canários das Laranjeiras esteve presente, houve consenso de que o Canários deveria abrir o desfile. Com isso, o Boca de Sirí será a terceira a desfilar. Estreante como escola de samba, a mais nova agremiação da Zona da Leopoldina, contará com as otimistas palavras de seu presidente, Edvaldo Pereira, para fazer um bom papel no grupo E.

- Achei uma maravilha esta troca. Desfilar como primeira escola seria complicado. Teríamos que concentrar muito cedo, às quatro da tarde, e isso poderia nos causar problemas. Foi justo. Todos concordaram que a mudança deveria ser feita. Não posso dizer o que aconteceu com a diretoria do Canários. Torço para que não tenha acontecido nada de grave com eles. Quanto a desfilar como escola de samba, nós já estamos fazendo um trabalho de conscientização do componente a cinco anos. É uma comunidade que queria muito esse momento - afirmou o dirigente.

Entre o Boca de Siri e Canários das Laranjeiras, a Unidos do Cabral irá desfilar. A quarta escola a entrar na Avenida será a Mocidade de Inhaúma, seguida de Paraíso da Alvorada, União de Vaz Lobo, Matriz de São João, Chatuba de Mesquita, Mocidade Unida do Santa Marta, Delírio da Zona Oeste, Arame de Ricardo e Imperial de Nova Iguaçu. A Matriz de São João, por ter ficado na segunda colocação no último carnaval, teve o direito de escolher a ordem de desfile. O diretor de carnaval da agremiação de São João de Meriti explicou a escolha por ser a sétima na ordem de desfile

- Escolhemos a sétima posição, porque no ano passado desfilamos em sétimo e foi muito favorável para a agremiação. O horário também é o ideal, pois entre 11h 30 e meia-noite o público está cheio de energia e os componentes também.

Já pelo Grupo D, que conta com algumas escolas tradicionais do carnaval carioca, como Vizinha Faladeira, Engenho da Rainha, Unidos de Lucas e Leão de Nova Iguaçu, caberá à recém rebaixada Flor da Mina do Andaraí a incumbência de abrir os desfiles da segunda-feira de carnaval na Intendente. Depois da escola da Zona Norte, será a vez da Unidos de Cosmos, seguida de Vizinha Faladeira, Engenho da Rainha, Unidos do Anil, Mocidade Unida de Jacarepaguá, Unidos de Lucas, Leão de Nova Iguaçu, Acadêmicos de Vigário Geral, Unidos de Manguinhos, Gato de Bonsucesso, Corações Unidos do Amarelinho e Acadêmicos do Dendê.

O presidente da Vizinha Faladeira, Jorge Alexandre, que assumiu a escola a 15 dias, e vê a agremiação do Santo Cristo às voltas com a possibilidade de perder a quadra, comentou a situação e a ordem de desfile da escola.

- Gostei da ordem. O desfile é cedo, o público estará bem animado. Com relação á quadra, estamos aguardando a resolução desse problema na justiça. Assumi a escola recentemente, mas a comunidade está comigo e isso me deixa seguro.

Quem também aprovou a ordem de sua escola foi o vice-presidente do Acadêmicos do Dendê. Para André Cabeça, o sorteio acabou possibilitando um grande encontro das escolas de samba da Ilha do Governador na Intendente de Magalhães.

- Foi muito bom. Bastante positivo. A União da Ilha deverá terminar de desfilar entre 23h30 e meia-noite. Dá tempo tranquilo de toda a comunidade insulana homenagear a grande União da Ilha no desfile do Dendê na Intendente de Magalhães - disse ele, lembrando que a Tricolor do bairro é tema do enredo do Acadêmicos do Dendê, última a desfilar na segunda-feira de carnaval.

Sexta escola a desfilar, a tradicionalíssima Unidos de Lucas também parece ter aprovado a posição de desfile. O presidente Anivaldo Fernandes lembrou a comparação que os jurados fazem entre as escolas como algo positivo neste caso.

- Somos uma escola que nasceu no Grupo Especial e, infelizmente, por problemas de administrações, estamos no Grupo D. A vantagem de ser a sétima escola é que seis já passaram e os jurados já têm uma visão melhor das escolas a critério de notas - afirmou o dirigente de Lucas, que falará sobre o circo em 2012.

Pelo Grupo C, outra ausência foi sentida. De acordo com informações da AESCRJ, a Independente de São João de Meriti, uma das escolas que caíram do Grupo B, juntamente com Sossego e Lins Imperial, não enviou representante oficial às reuniões plenárias da Associação e terá de abrir os desfiles do grupo. Durante o sorteio também não foi registrada a presença de nenhum representante da agremiação da Baixada Fluminense. Logo depois da Independente, será a vez da Rosa de Ouro pisar a Passarela Suburbana, seguida de Lins Imperial, Unidos da Ponte, Império da Praça Seca, Unidos de Vila Kennedy, Arrastão de Cascadura, Favo de Acari, Em Cima da Hora, Acadêmicos da Abolição, Acadêmicos do Sossego, Boi da Ilha do Governador, Jacarezinho e Cabuçu.

Anfitrião da festa, o presidente do Jacarezinho, José Roberto, lembrou a importância de ter recebido o evento e citou a vontade divina na hora da definição da posição de desfile da Rosa e Branco.

- Nos últimos três anos, ou abrimos, ou fechamos. Não sei se isso é apenas uma conscidência, ou é plano divino, mas o importante mesmo é que não importa a posição de desfile e sim o que a escola apresenta na Avenida. É maravilhoso receber  mundo do samba aqui no Jacarezinho. Isso motiva a minha comunidade, que é muito aguerrida a vai lutar para voltar à Sapucaí em 2013.

Quem estava na Sapucaí em 2011, e voltará à Intendente de Magalhães em 2012, é a niteroiense Acadêmicos do Sossego, que não parece muito precupada com a ordem de desfile.

- Posição boa, pois viemos de longe e assim teremos tempo de arrumar a escola toda com calma. No entanto, ser a 12ª escola não infui no resultado final, o que  temos que fazer é colocar um bom carnaval na rua e isso nós iremos fazer -  afirmou o presidente José Adriano Valle da Costa, mais conhecido como Folha.

A diretoria da AESCRJ fez questão também de confirmar que não há possibilidade de os desfiles acontecerem em Deodoro, hipótese levantada pelo próprio presidente da entidade, Eduardo José, o Zezinho Orelha. Marcio Zuma, diretor de carnaval da entidade, deu mais detalhes sobre a questão.

- A Secretaria de Obras através da Prefeitura do Rio afirmou que as obras  que acontecem na estrada Intendente Magalhães estarão finalizadas à tempo dos nossos desfiles. Caso haja atraso, por algum motivo não esperado, o máximo que poderá acontecer é que os desfiles sejam na altura de Vila Valqueire e não no Campinho, como tradicionalmente acontece.
  
 Durante os três dias, os desfiles têm início às 19h e entrada franca.

Confira abaixo a ordem dos desfiles dos Grupos C, D e E


Grupo C (Domingo de Carnaval) 19 de fevereiro

INDEPENDENTE DE SÃO JOÃO DE MERITI


ROSA DE OURO


LINS IMPERIAL


UNIDOS DA PONTE

 
IMPÉRIO DA PRAÇA SECA

UNIDOS DE VILA KENNEDY


ARRASTÃO DE CASCADURA


FAVO DE ACARI


UNIDOS DA VILLA RICA

  
EM CIMA DA HORA

ACADÊMICOS DA ABOLIÇÃO


ACADÊMICOS DO SOSSEGO


BOI DA ILHA DO GOVERNADOR


UNIDOS DO JACAREZINHO


UNIDOS DO CABUÇU


Grupo D (Segunda-feira) 20 de fevereiro

 FLOR DA MINA DO ANDARAI

UNIDOS DE COSMOS


VIZINHA FALADEIRA


ACADÊMICOS DO ENGENHO DA RAINHA


UNIDOS DO ANIL


MOCIDADE UNIDA DE JACAREPAGUÁ


UNIDOS DE LUCAS


LEÃO DE NOVA IGUACU
 
ACADÊMICOS DE VIGÁRIO GERAL

UNIDOS DE MANGUINHOS


GATO DE BONSUCESSO


CORACÕES UNIDOS DO AMARELINHO


ACADÊMICOS DO DENDÊ




Grupo E (Terça-feira)
21 de fevereiro

CANÁRIOS DAS LARANJEIRAS


UNIDOS DO CABRAL


BOCA DE SIRÍ


MOCIDADE INDEPENDENTE DE INHAÚMA


PARAÍSO DA ALVORADA


UNIÃO DE VAZ LOBO


MATRIZ DE SÃO JOÃO DE MERITI

 
CHATUBA DE MESQUITA

MOCIDADE UNIDA DO SANTA MARTA


DELÍRIO DA ZONA OESTE


ARAME DE RICARDO


IMPERIAL DE NOVA IGUAÇU

Nenhum comentário:

Postar um comentário