domingo, 24 de julho de 2011

UNIDOS DA TIJUCA TERÁ DISPUTA DE SAMBA ENREDO NO RIO DE JANEIRO E EM PERNAMBUCO!

A Tijuca pede passagem ao frevo, ao maracatu e a outros ritmos tradicionais, para colocar em prática o intercâmbio técnico-cultural entre a cena cultural do samba carioca e o pernambucano. A agremiação promoverá 3 etapas eliminatórias para a escolha do samba-enredo do Carnaval 2012 na cidade do Recife. O samba vencedor em Pernambuco vai disputar a final no Rio de Janeiro com os finalistas cariocas.

A iniciativa é pioneira e pretende também gerar visibilidade para compositores e escolas de samba que seguem contando com a colaboração valiosa de amantes (quase guerrilheiros) do samba espalhados pelas terras do Rei do Baião. A data final para entrega dos sambas pernambucanos será no dia 16 de agosto na sede da Empetur, no centro de convenções de Olinda.


O carnavalesco Paulo Barros explanou para compositores cariocas e pernambucanos a sinopse do carnaval 2012


A leitura da sinopse foi realizada pelo carnavalesco Paulo Barros na quadra da Unidos da Tijuca para dezenas de compositores cariocas e transmitido ao vivo, em parceria com o site carnavalesco, para outras dezenas de compositores pernambucanos em Recife.
Além de representantes de todos os segmentos da escola, o evento contou com a presença do Presidente Fernando Horta, a diretoria de carnaval da Unidos da Tijuca, a pesquisadora da UFRJ, Isabel Azevedo, o deputado Chiquinho da Mangueira e o cantor Belo. Durante a entrega da sinopse, o público pode conhecer a nova Rainha da Bateria, Gracyanne Barbosa.


O Presidente Fernando Horta e a nova Rainha da Bateria, Gracyanne Barbosa


Ao mesmo tempo em Pernambuco, no Centro de Convenções de Olinda, representantes das agremiações como Gigantes do Samba, Galeria do Ritmo, Deixa Falar, entre outras, puderam conhecer o projeto da escola e detalhes da homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. A mesa foi composta pelo Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco, Alberto Feitosa, o presidente da Empetur, André Correia, Maurício Barbosa, pernambucano que sugeriu o enredo, e os diretores de Marketing e Comunicação da Tijuca, Fabiana Amorim e Bruno Tenório.


O evento em Pernambuco é inédito e contou com a adesão da secretaria de turismo e dezenas de compositores

Para quem não sabe, Recife possui escolas de samba e realiza disputas calorosas. Os compositores locais estão animados e afirmaram que o “o couro vai comer”. Prometem fazer a Marquês de Sapucaí cantar pela primeira vez um samba pernambucano.
“A disputa está equilibrada. O Rio de Janeiro possui longa tradição na realização de sambas-enredo. Por outro lado, Pernambuco é o berço de inúmeros grandes poetas, escritores, compositores, além de vivenciarem de perto a paisagem e cultura gonzaguiana”, declarou Fernando Horta, presidente da Agremiação.
As semifinais em Recife ocorrerão nos dias 27 de agosto e 3 de setembro. A final pernambucana será no dia 10 de setembro no centro de convenções de Olinda.




ENTREGA DOS SAMBAS EM RECIFE: Até o dia 16 de agosto de 2011, terça-feira, no departamento de Marketing da Empetur, Centro de Convenções.
INÍCIO DA DISPUTA EM RECIFE: Dia 27 de agosto de 2011, sábado, a partir das 21 horas.
FINAL DE SAMBA-ENREDO EM RECIFE: Dia 1O de setembro de 2011 com a bateria da Unidos da Tijuca.
FINAL DE SAMBA-ENREDO NO RIO DE JANEIRO: Dia 15 de outubro de 2011.

É ver para crer. Boa Sorte cariocas e pernambucanos! Viva o Rei Luiz do Sertão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário