terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ACADÊMICOS DO GRANDE RIO

Acadêmicos do Grande Rio

Sem títulos no Grupo Especial, Grande Rio fala de superação

Sem títulos no Grupo Especial, Grande Rio fala de superação - 1 (© Divulgação)
Grande Rio


HISTÓRIA

A história da Acadêmicos do Grande Rio vem desde os anos 50, apesar de ter nascido oficialmente apenas em 1971. A escola de samba Cartolinhas de Caxias já participava do Grupo de Elite na época e era muito respeitada no Rio de Janeiro. Seu último desfile aconteceu na década de 70, quando os dirigentes se uniram aos da União do Centenário, do Capricho do Centenário e da Unidos da Vila Luiz e fundaram o Grêmio Recreativo Escola de Samba Grande Rio.

Em 1988 houve mais uma fusão, desta vez com a Acadêmicos de Caxias. Já em sua estreia venceu e seguiu para o Grupo de Acesso A. Durante os anos 90 a agremiação obteve bons e maus resultados, mas conseguiu chegar à principal categoria do Carnaval e se firmou como a escola queridinha das estrelas.

Estreante no Grupo Especial em 1991, a Grande Rio levou para a Sapucaí um enredo que falava sobre a criação da vida. Entre os artistas e personalidades que desfilaram pela escola estavam Carla Marins, Wolf Maya, Lu Mendonça, Solange Couto, Sônia Lima e Wagner Montes.

Uma polêmica marcou o Carnaval de 1994 para a agremiação. Ao contar a história da Umbanda pela visão de Zé Pilintra e prometer diversos carros alegóricos luxuosos com artistas por todas as partes, uma denúncia abalou a estrutura da escola. Poucos dias antes do desfile houve uma vistoria no barracão com o objetivo de verificar se imagens eclesiásticas e sacras seriam ou não colocadas na avenida. A Grande Rio evitou maiores problemas, cumpriu o mandato de apreensão e retirou os terços que seriam usados na ala das baianas.

Em 1998, cantando um samba enredo bem popular, a Grande Rio falou sobre o centenário do nascimento de Luiz Carlos Prestes. Apesar do belo desfile, a agremiação recebeu muitas críticas por colocar uma musas do movimento Sem Terra, Débora Rodrigues, como um dos destaques de seus carros, o que causou insatisfação da própria família do ex-líder comunista.

Joãosinho Trinta foi para a escola e deixou sua marca pelo seu desfile de 2001. O enredo contou a história de José Datrino, um ex-empresário de Niterói que, ao saber do incêndio em um circo em sua cidade com cerca de 500 mortos, acabou ficando louco e se tornou um personagem popular do Rio de Janeiro. Mais conhecido como Profeta Gentileza, ele abandonou todo o seu dinheiro e passou a falar de gentileza pelas ruas cariosas, tornando-se um mito e o homenageado da Grande Rio.

Naquele ano, apesar do tema que conquistou o público, um homem voador utilizando um foguete portátil de quase R$ 300 mil e a presença de celebridades como Miguel Falabella e Christiane Torloni, a escola ultrapassou o número de carros alegóricos permitidos e acabou perdendo pontos.
Outra grande polêmica sofrida pela Grande Rio aconteceu em 2004, quando, por decisão judicial, dois de seus carros foram censurados. Ao falar sobre sexo, a escola apresentou uma ala homenageando o movimento GLBT, carros sobre os prazeres da vida noturna, Aids, entre outras referências. O tema complexo e bem delicado fez com que Joãosinho Trinta fosse demitido mesmo antes de as notas serem divulgadas.

A Grande Rio foi a escola que mais sofreu com o incêndio acontecido na Cidade do Samba em 2011. A agremiação perdeu todas as quatro mil fantasias e teve um prejuízo de cerca de R$ 10 milhões. Desfilando como hours concours, por não ter como dar notas para o seu desfile, ela mostrou superação e arrancou muitos aplausos do público durante a sua passagem pela Sapucaí. Com o problema, não houve descenso e em 2012 serão 13 escolas desfilando na avenida.

Sem títulos no Grupo Especial, Grande Rio fala de superação - 1 (© Divulgação)
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira Grande Rio

SUPERAÇÃO

A Grande Rio vem para o Carnaval mostrando toda sua força e superação. Recuperada do incêndio ocorrido em 20111, os carnavalescos escolheram o enredo “Eu Acredito em Você! E Você?” para falar de fé, garra e a importância de confiar não só em si mesmo, mas também no próximo.

Deus é um ponto forte do enredo, bem como a força da fé para enfrentar problemas e afastar as tempestades. A superação é evidenciada pela perda de um grande amor, a falta de saúde, o vício e o preconceito, todos resolvidos ou deixados para trás quando se consegue vencer o medo.

A agremiação mostra em seu enredo a luta diária de “Marias”, “Joaquins” e “Silvas” que lutam diariamente por uma vida melhor. Cidadãos brasileiros que constroem suas vidas tijolo por tijolo, lágrima por lágrima, sem perder o ânimo e a esperança. Atletas também são homenageados com o tema, pois precisam sempre superar seus resultados, almejar novos desafios e, assim, conquistar novas disputas.

Sem títulos no Grupo Especial, Grande Rio fala de superação - 1 (© Divulgação)

FICHA TÉCNICA
Fundação: 22 de março de 1988
Títulos: 1 pelo Grupo de Acesso
Símbolo: Coroa
Cores: Vermelho, verde e branco
Presidente: Hélio Ribeiro de Oliveira
Carnavalesco: Cahê Rodrigues
Puxador: Wantuir
Mestre Sala e Porta Bandeira: Luís Felipe e Squel
Rainha de Bateria: Ana Furtado
Endereço: Rua Almirante Barroso, 5 e 6 - Duque de Caxias – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2671-3585
Site: www.academicosdogranderio.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário