quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

COM ENREDO SOBRE LONDRES, UNIÃO DA ILHA PROMETE 'QUEBRAR O PROTOCOLO'


Ritmistas no ensaio técnico da União da Ilha, no Sambódromo
Foto: Paulo Nicolella / O Globo (Arquivo)
União da Ilha
Ritmistas no ensaio técnico da União da Ilha, no Sambódromo 

‘Vou botar molho inglês na feijoada’, afirma o carnavalesco Alex de Souza



A irreverência será a protagonista do desfile da União da Ilha, que escolheu como tema de seu carnaval a cidade de Londres, sede dos Jogos Olímpicos 2012. Em vez de levar para a avenida a formalidade da capital inglesa, o carnavalesco Alex de Souza optou pelo caminho do deboche e da paródia. O objetivo do artista é imprimir mais leveza à passagem da escola pela Marquês de Sapucaí que, segundo ele, tem sido palco de carnavais muito sérios.

- Quero brincar um pouco, ser debochado, e abusar do humor e da paródia. Acho que nos últimos anos o carnaval tem estado muito sério e não é somente beleza e luxo que o povo quer ver. Tem que ter emoção e graça. Como diz a letra do samba, vou botar molho inglês na feijoada brasileira e misturar chá com cachaça. Quero quebrar o protocolo – explica.
União da Ilha

A inspiração para desenvolver o enredo da escola, que no desfile do ano passado não disputou o título, por ter perdido todas as fantasias e alegorias no incêndio que atingiu o barracão da agremiação na Cidade do Samba, surgiu em viagens que Alex fez à Inglaterra.

- Estive em Londres por duas vezes, em 1995 e 1996, e pude ver de perto toda a formalidade dos ingleses, a discrição deles e a forma como seguem protocolos, com uniformes e poses formais. Mas, ao mesmo tempo, fiquei impressionado com a diversidade das pessoas que circulavam na cidade, com cabelos de várias cores, usando piercings, além de muitos homens de saia e gente usando acessórios extravagantes. Sem contar os paquistaneses, africanos e indianos que vivem lá, por exemplo, e que desfilam suas culturas pelas ruas. Parecia que estava todo mundo num baile de carnaval – lembra o carnavalesco.

A alusão às Olimpíadas acontecerá durante todo o desfile da Ilha, mas como forma de apresentação da cidade que vai sediar o evento esportivo, numa espécie de cerimônia de abertura dos Jogos.

- O desfile vai passar como uma festa de abertura, em que normalmente é apresentado o que de melhor a cidade oferece, com seus aspectos históricos e culturais. O momento olímpico do desfile será todo o conjunto de alegorias e fantasias, que irá mostrar ao público o que Londres tem de melhor – destacou o artista.

Entre os pontos turísticos de Londres que Alex de Souza escolheu reproduzir no desfile, está a entrada do Palácio de Buckingham, a residência oficial da família real britânica. Mas o público do Sambódromo não precisa esperar ver aqueles soldados imponentes, com seus tradicionais chapéus pretos e uniformes vermelhos, como personagens do desfile da Ilha. No lugar deles, estarão belas mulheres, em trajes tipicamente cariocas, que servirão para marcar a linha irreverente que o carnavalesco seguiu para homenagear a terra da Rainha Elizabeth.

Neste domingo, a partir das 20h, a União da Ilha realizará seu segundo e último ensaio técnico na Marquês de Sapucaí antes do desfile. O título do enredo da escola é “De Londres ao Rio: “Era uma vez uma... Ilha”.


Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário