terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: GAVIÕES DA FIEL

Gaviões da Fiel

A escola de samba homenageia o ex-presidente Lula no Carnaval 2012

A escola de samba homenageia o ex-presidente Lula no Carnaval 2012 - 1 (© Divulgação)
Gaviões da Fiel

 

HISTÓRIA
Fundada em 1969, a Gaviões da Fiel é a mais popular torcida organizada do Corinthians. Com um grande número de associados que se reuniam durante os jogos de futebol, surgiu a idéia de também manter todos juntos durante o Carnaval e após as competições.

Assim, em 1975, Ângelo Fasanelo fundou o bloco Gaviões da Fiel. Logo no ano seguinte, com o enredo “Vai Corinthians”, eles já ganharam seu primeiro título.

Ainda como bloco, a Gaviões foi campeã sucessivas vezes entre 1981 e 1988, e chamou a atenção das Ligas das Escolas de Samba de São Paulo, sendo convidada a virar escola de samba e ir direto para o Grupo de Acesso.

Em 1989, ano de estreia, a Gaviões da Fiel levou o segundo lugar com o enredo “O Preto e Branco na Avenida”, garantindo presença no Grupo Especial.

O título de campeã do Carnaval de São Paulo não demorou muito para chegar e, em 1995, com o enredo “Coisa Boa é Para Sempre”, a Gaviões da Fiel se consagrou como as grandes escolas do estado e seu samba é lembrado e cantado até hoje ("Me dê a mão, me abraça/ Viaja comigo pro céu/ Sou gavião, levanto a taça/ Com muito orgulho, pra delírio da Fiel").

A boa fase continuou em 2002 e 2003, quando vieram os outros títulos. Porém, em 2004, a Gaviões da Fiel foi surpreendida com um 15º lugar e precisou se despedir do Grupo Especial. Seu retorno aconteceu já no ano seguinte, quando sofreu novo rebaixamento com o enredo “Asas da Fascinação”.

Seu retorno ao Grupo Especial aconteceu em 2008, mas desde então a escola de samba não consegue grandes resultados, sendo sua melhor colocação o 4º lugar de 2009.
A escola de samba homenageia o ex-presidente Lula no Carnaval 2012 - 1 (© Divulgação)
Presidente Lula


LULALÁ

Para o Carnaval de São Paulo deste ano, a Gaviões da Fiel escolheu homenagear um de seus mais célebres torcedores e vai para o sambódromo do Anhembi com o enredo “Verás que o Filho Fiel não Foge à Luta. Lula, o Retrato de Uma Nação”.

A escola pretende contar a história do povo brasileiro a partir da vida de Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil. Cidadão que nasceu pobre, ele deixou o sertão ainda garoto e chegou à região do ABCD paulista, onde se tornou metalúrgicos e iniciou sua carreira política. A Gaviões acredita que Lula pode ser comparado a muitos “Franciscos”, “Robertos” ou “Marias” do país.

Torcedor do Corinthians, o ex-presidente se tornou um ícone para a Gaviões da Fiel, que tem muito orgulho de contar toda a sua trajetória até chegar em Brasília. Suas analogias, hipérboles, pleonasmos e frases únicas o deixaram ainda mais perto do povo e, por isso, também são retratados no enredo, bem como São Jorge Guerreiro, indispensável para Lula e para a nação corintiana.

Resta saber se Lula poderá desfilar, pois está em tratamento contra um câncer na laringe.
A escola de samba homenageia o ex-presidente Lula no Carnaval 2012 - 1 (© Divulgação)
Bateria Gaviões da Fiel


FICHA TÉCNICA
Fundação: 1º de julho de 1969
Títulos: 4 pelo Grupo Especial e 3 pelo Grupo de Acesso
Símbolo: Gavião
Cores: Preto e branco
Presidente: Donizete
Carnavalesco: Zilkson Reis
Puxador: Ernesto Teixeira
Mestre Sala e Porta Bandeira: Bozó e Gi
Rainha de Bateria: Tatiane Minerato
Endereço: Rua Cristina Thomas, 183, Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-2066
Site: www.gavioes.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário