segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DOMINGO DE SAMBA LEVOU 30 MIL PESSOAS À SAPUCAÍ

Salgueiro fez ensaio empolgante mas foi o portelense Diogo Nogueira que roubou a cena


O portelense Diogo Nogueira foi o destaque do ensaio técnico do Salgueiro
Foto: O Globo / Marcelo Piu
Diogo Nogueira
O portelense Diogo Nogueira foi o destaque do ensaio técnico do Salgueiro 


A chuva fina que caiu na cidade na noite deste domingo, 29, não desanimou as 30 mil pessoas que, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), foram ao Sambódromo assistir aos ensaios técnicos das escolas.

A Viradouro, atualmente no Grupo de Acesso A, foi a primeira agremiação a realizar seu treino, seguida de União da Ilha e Salgueiro, do Grupo Especial. Mas foi um torcedor da Portela, que não esteve na avenida neste fim de semana, o responsável por levar o público ao delírio. Acompanhando a mulher Milena, estreando como musa do Salgueiro, o cantor Diogo Nogueira arrancou aplausos - e suspiros - da mulherada, que recebeu o galã portelense aos gritos de "Delícia, delícia, assim você me mata", do hit "Ai, se eu te pego", sucesso na voz do sertanejo Michel Teló.

- Estou emocionado por receber esse carinho de quem veio aqui, de todo esse povo que tanto precisa de alegria - afirmou Diogo, que irá desfilar no Salgueiro e também na Portela, sua escola de coração.

- Não vim ao ensaio técnico da Portela porque estava trabalhando, mas estarei no desfile, no carro da Velha Guarda - justificou.


Famosos tomaram conta da avenida

Além de Diogo Nogueira, as atrizes Deborah Secco e Sophie Charlotte também circularam pela Marquês de Sapucaí. Enquanto Deborah brilhou de blusa azul e short jeans no ensaio da Ilha, Sophie não estava ali a passeio. No ar como a Amália de "Fina Estampa", a atriz participou do ensaio do Salgueiro trabalhando, gravando cenas para a série "As Brasileiras", prevista para ir ao ar na Globo quando a novela das 21h terminar. Na história, Sophie vai interpretar uma passista de escola de samba.

- Vim ao ensaio porque o meu marido (Roger Flores, jogador de futebol) nasceu na Ilha do Governador e resolveu desfilar, então vamos sair com roupa de diretoria. Tenho um carinho muito grande pela Ilha - comentou Deborah, que já foi rainha de bateria e não descarta a possibilidade de, um dia, voltar a brilhar à frente de ritmistas:

- Ser rainha exige muita dedicação à escola, e não tenho tido muito tempo. Mas, se tiver um carnaval aí com folga, pode ser. Sempre que posso aproveito para brincar.

A Ilha do Governador escola, que no carnaval desse ano homenageia a cidade de Londres no enredo, cruzou a avenida apresentando muitas falhas, sobretudo no quesito harmonia.

Os três mil componentes da tricolor da Ilha do Governador até mostraram que o samba está na ponta da língua, mas muitas alas estavam desorganizadas, o que causou extensos "buracos" na pista e fez com que a agremiação ainda precisasse correr para não estourar o tempo de desfile (82 minutos).

Entre os destaques do ensaio, a voz marcante de Ito Melodia, a sincronizada apresentação da comissão de frente, comandada pelo coreógrafo Sérgio Lobato, e a boa performance do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ronaldinho e Verônica. A bateria de mestre Riquinho, que tem como rainha Bruna Bruno, também deu um show à parte no treino da escola, que não terá outra chance de ensaiar na avenida antes do desfile oficial, marcado para a segunda-feira de carnaval.


Musa fora dos padrões, Vânia Flor brilhou no Salgueiro

Terceira e última escola de domingo a ensaiar, o Salgueiro cruzou a Passarela do Samba disposto a mostrar que tem tudo para fazer um belo desfile no carnaval.

A escola dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage, que escolheram como tema desse ano a literatura de cordel, empolgou do Setor 1 à Apoteose, com os cerca de 2.500 componentes cantando e dançando sem parar, a começar pela ala Maculelê, que já na concentração da vermelho e branco agitava as arquibancadas com um show de animação. Um telão, que vinha logo atrás da empolgante ala, exibia imagens do desfile do Salgueiro de 2011 e fotos de ensaios na quadra.

A bateria de mestre Marcão, com muitas "paradinhas", foi um dos pontos altos da noite. As bossas em ritmo de forró, xote e baião arrancaram aplausos do público. O sucesso das batidas era efeito de uma mistura de instrumentos, que inclui o triângulo, muito tradicional no forró, e a zabumba, indispensável nas festas nordestinas.

A rainha de bateria Viviane Araújo também estava integrada com as paradinhas e arrasou ao sambar e tocar seu inseparável tamborim em sincronia com a Furiosa, como é chamada a bateria do Salgueiro.

Do time das musas, brilhou a auxiliar administrativo Vânia Flor, que ganhou o cobiçado título durante uma feijoada da agremiação, quando deu show de samba no pé. Arrasar no quesito samba no pé num evento de uma escola não chega a ser uma novidade. O que chamou a atenção da presidente do Salgueiro, Regina Celi, foi o perfil de Vânia, que foge do padrão das outras beldades do carnaval carioca. Aos 27 anos, ela tem 100 kg, distribuídos em 1,70 metros de altura.

- Não esperava que ela fosse fazer tanto sucesso. O povo está acostumado a ver musa com corpão, tá acostumado a ver mulher bonita. Mas a Vânia é um musão, está arrasando - elogiou Regina.


Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário