terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SÃO CLEMENTE

São Clemente

Com 50 anos de existência, a escola de samba busca o título inédito no Carnaval 2012

Com 50 anos de existência, a escola de samba busca o título inédito no Carnaval 2012 - 1 (© Divulgação)
São Clemente
HISTÓRIA

A São Clemente foi uma escola que surgiu espontaneamente, a partir de desfiles realizados pelas ruas de Botafogo nos anos 60. Um ano depois de sua oficialização, em 1962, a agremiação se apresentou pela primeira vez, onde exaltou a geografia, vegetação, pedras preciosas, ferro e o petróleo do Brasil.

O primeiro título da São Clemente aconteceu já em 1964, quando ela retratou os 45 anos entre a transição da sede do vice-reino brasileiro de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763.

“Apoteose ao Folclore Brasileiro” foi o enredo responsável por levar a escola de samba ao que hoje conhecemos por Grupo Especial. Para sua estreia foi escolhido como inspiração o livro homônimo de Mello Moraes Filho, avô de Vinícius de Moraes.
Os anos 70 não foram muito expressivos para a agremiação, tendo passado a maior parte do tempo no Grupo II, antigo Grupo de Acesso, e duas vezes no Grupo III.

Com a morte de Ivo da Rocha Gomens, em 1980, a escola acabou caindo para o Grupo III e, mais uma vez, durante toda a década seguinte oscilou entre as duas categorias.

Já nos anos 2000, apesar te ter passado por carnavais com problemas em carros alegóricos e perdas e pontos por limite de tempo em desfiles, a São Clemente já estava registrada entre as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro.

Os melhores anos da São Clemente aconteceram nos anos de 2003, 2007 e 2010, momentos em que foi campeã do Grupo de Acesso e voltou sempre mais forte para a outra categoria.

Com 50 anos de existência, a escola de samba busca o título inédito no Carnaval 2012 - 1 (© Divulgação)
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
 MUSICAIS

Dançarinas, orquestra, foco, luz e ação. Isso é o que a São Clemente pretende levar para o Carnaval de 2012 com o enredo “Uma Aventura Musical na Sapucaí”. A avenida será tomada pelos principais musicais, cheia de bailarinos, luxo e tudo o que é preciso para o show continuar.

Filmes e peças de teatro serão representados pela escola de samba nas alegorias e carros. “Noviça Rebelde” com o seu ineditismo que ficou para a história, Evita Peron e todo o seu poder na Argentina e “Cabaret” são apenas alguns exemplos dos clássicos presentes no enredo da São Clemente.

Chegando ao Brasil, a São Clemente fala do surgimento das marchinhas, que fizeram dos carnavais um verdadeiro musical. “Yes, Nós Temos Banana”, “Sassaricando” e os nossos Saltimbancos.

Sem esquecer as grandes interpretes que o mundo já viu, Piaf, Dalva de Oliveira, Elis Regina e muitas outras mulheres de vozes únicas e uma presença de palco inconfundível, também serão homenageadas no enredo da agremiação. 

Com 50 anos de existência, a escola de samba busca o título inédito no Carnaval 2012 - 1 (© Divulgação)
São Clemente

FICHA TÉCNICA
Fundação: 25 de outubro de 1961
Títulos: 1 pelo Grupo de Acesso
Símbolo: Pão de Açúcar
Cores: Preto e amarelo
Presidente: Renato Almeida Gomes
Carnavalesco: Fábio Ricardo
Puxador: Igor Sorriso
Mestre Sala e Porta Bandeira: Bira e Denadir
Rainha de Bateria: Bruna Almeida
Endereço: Av. Presidente Vargas, 3102 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 4101-4866
Site: www.saoclemente.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário