terça-feira, 31 de janeiro de 2012

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

Imperatriz Leopoldinense

Onze anos sem vitória, a escola de samba aposta em Jorge Amado

Onze anos sem vitória, a escola de samba aposta em Jorge Amado - 1 (© Divulgação)
Luiza Brunet na Imperatriz
HISTÓRIA

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense nasceu no final dos anos 50 a partir da necessidade de fundar uma escola de samba na região à altura do Recreio de Ramos, berço de grandes nomes da música do país como Armando Marçal, Pixinguinha, Villa-Lobos, Heitor dos Prazeres, Bidê (Alcebíades Barcelos), Mano Décio da Viola, entre outros.

Por isso, Amaury Jório reuniu, em 1959, em sua própria casa diversos sambistas com o objetivo de tornar o sonho realidade. Então, com a ideia de juntar diversas outras agremiações que nasciam nas redondezas, Venâncio da Conceição sugeriu as cores verde e branco para a escola e Agenor Gomes Pereira, junto com sua madrinha de batismo, esboçaram o símbolo da nova escola de samba.

A Imperatriz Leopoldinense foi a primeira agremiação a ter um Departamento Cultural, que tinha como função colaborar com a confecção dos enredos e ajudar na educação de seus sócios. “Riquezas e Maravilhas do Brasil” foi o primeiro enredo vencedor da escola, ainda em 1961, mesmo ano em que, durante o comando de Antônio Carbonelli, a escola conquistou também sua sede oficial.

Foi em 1972 que a Imperatriz Leopoldinense conquistou uma visibilidade enorme perante todo o pais. Dias Gomes estava procurando uma escola de samba para ser o cenário principal da novela “Bandeira 2”, da Rede Globo, e encontrou na agremiação o local perfeito para as filmagens. Na ocasião, Grande Otelo representou Zé Catimba, compositor, fazendo com que o samba enredo "Martim Cererê” entrasse para a trilha sonora da trama.

Após anos não muito expressivos, o carnavalesco Arlindo Rodrigues foi contratado e os resultados começaram a surgir. Com “O que a Bahia Tem” e “O Teu Cabelo Não Nega” a escola de samba conquistou os títulos de 1980 e 1981, consagrando-se como uma das maiores do Rio de Janeiro.

A Imperatriz Leopoldinense voltou a vencer um desfile em 1989, quando escolheu homenagear os 100 anos da Proclamação da República. Algumas mudanças a partir deste ano, como a obrigatoriedade de atender as necessidades para uma boa nota nos quesitos, fizeram com que a escola fosse chamada de “a certinha de Ramos”.

Os anos seguintes também foram marcados por vitórias, sendo em 1994, 1995 e 1999. Já em 2000 e 2001 também foram muito bons para a escola, onde ela conseguiu chegar ao tricampeonato consecutivo.

Onze anos sem vitória, a escola de samba aposta em Jorge Amado - 1 (© Divulgação)
Imperatriz

CEM ANOS DE JORGE AMADO

“Jorge, Amado Jorge” é o enredo escolhido pela Imperatriz Leopoldinense para este Carnaval. Escritor baiano e um dos mais importantes do Brasil, Jorge Amado completaria 100 anos em 2012. A homenagem, mais do que justa, vem para contar toda a sua vida e obra.

Nascido em 1912, a vida de Jorge Amado começou na Bahia, momento contado no enredo em forma de tudo o que o escritor viu e ouviu quando criança. Oxalá, Senhor do Bonfim, Iemanja, as ruas e vielas, o acarajé e tudo mais o que Amado presenciou na fase em que conhecia a escrita.

Já no Rio de Janeiro, chega a fase do jovem escritor. A Imperatriz Leopoldinense traduz esse início, a fase a política, da malandragem e das mulheres. No mesmo momento, seu primeiro livro, “O País do Carnaval” e seus romances, sempre alfinetando a sociedade e mostrando uma Bahia para lá de apimentada.

Por fim, o que todo o povo brasileiro já conhece – ou deveria conhecer – de Jorge Amado. Um festival de “Gabriela Cravo e Canela”, “Tieta do Agreste”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Capitães de Areia”, “Tenda dos Milagres” e muitas outras obras que colocaram Jorge Amado num patamar acima em relação a outros bons escritores.

Onze anos sem vitória, a escola de samba aposta em Jorge Amado - 1 (© Divulgação)
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Imperatriz

FICHA TÉCNICA
Fundação: 6 de março de 1959
Títulos: 8 pelo Grupo Especial
Símbolo: Coroa
Cores: Verde-claro, branco e ouro
Presidente: Luiz Pacheco Drumond
Carnavalesco: Max Lopes
Puxador: Dominguinhos do Estácio
Mestre Sala e Porta Bandeira: Phelipe Lemos e Rafaela Theodoro
Rainha de Bateria: Luiza Brunet
Endereço: Rua Prof. Lacê, 235 – Ramos – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2560-8037
Site: www.imperatrizleopoldinense.com.br

Raymondh Júnior




Nenhum comentário:

Postar um comentário