terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: ÁGUIA DE OURO

Águia de Ouro

Com 36 anos de história, a escola da Pompéia luta para levar um título inédito

Com 36 anos de história, a escola da Pompéia luta para levar um título inédito - 1 (© Divulgação)
Águia de Ouro

 

 

HISTÓRIA

A Águia de Ouro foi fundada em meio a um ambiente de amigos e jogos de futebol, assim como a maioria das agremiações. Carlos Alberto de Moraes, fundador da Pérola Negra, havia deixado sua escola e decidiu criar uma nova junto do time de futebol Faísca de Ouro. Desta maneira, em 1976, Gilson Carrioulo Antônio, com seu samba cada vez mais popular na região, realizou o primeiro ensaio na Vila Madalena e oficializou o nascimento da Águia de Ouro.

“A Bahia de Jorge Amado” foi o enredo escolhido para a estreia da escola, em 1977, no Grupo IV, atual Grupo II. Logo na primeira aparição oficial, a agremiação conseguiu o vice-campeonato.

Após anos de estabilidade, um grande incêndio destruiu parte das fantasias da Águia de Ouro e quase a deixou fora do Carnaval de 1984. Outro problema que a escola enfrentava era a falta de quadra, precisando manter todos os ensaios nas praças do bairro até conseguir um espaço embaixo do viaduto Pompéia, em 1986.

Entre os anos de 1999, quando se recuperou de um rebaixamento, até 2008 (seu retorno para o Grupo de Acesso), a Águia de Ouro se manteve entre as principais escolas de samba do Carnaval de São Paulo e sempre utilizou enredos polêmicos, inovadores ou exóticos, como a pedofilia, por exemplo.

O ápice da Águia de Ouro aconteceu em 2007, quando a escola da Pompéia trouxe para a avenida o enredo “Deus Fez o Homem de Barro e a Águia de Ouro... O Brasil Feito à Mão”. Num desfile com uma comissão de frente formada por bailarinas e um carro alegórico trazendo uma enorme águia dourada, a agremiação conquistou o 4º lugar, sua melhor classificação até hoje.

Cebola, carnavalesco que tinha deixado a agremiação, voltou para a escola de samba em 2011, momento em que “Como Todo Gás, a Águia de Ouro é Fogo” foi o enredo escolhido e garantiu o sexto lugar no desfile, boa colocação para quem, um ano antes, quase passou por novo rebaixamento.
Com 36 anos de história, a escola da Pompéia luta para levar um título inédito - 1 (© Divulgação)
Tropicália


TROPICÁLIA NA AVENIDA

A Águia de Ouro relembrará, no Carnaval de 2012, a Tropicália. O movimento cultural, surgido a partir de artistas nacionais e internacionais em plena Ditadura Militar, deu origem ao samba “Tropicália da Paz e Amor! O Movimento que não Acabou!”.

O Brasil e toda a sua natureza, belezas, religião e folclore também estarão presentes no desfile, bem como a cultura musical brasileira, que mescla batuque, bossa nova, rock’n’roll e samba, tudo numa mesma linguagem.

Alegorias e carros remontarão os tempos dos grandes Festivais da Música Popular Brasileira e todos os nomes importantes que marcaram não só a história da música, mas também a do país.

Com 36 anos de história, a escola da Pompéia luta para levar um título inédito - 1 (© Divulgação)

FICHA TÉCNICA
Fundação: 9 de maio de 1976
Títulos: Dois pelo Grupo de Acesso
Símbolo: Águia carregando um surdo nas patas
Cores: Azul e Branco
Presidente: Sidnei Carrioullo Antônio
Carnavalesco: Cebola
Puxador: Serginho do Porto
Mestre Sala e Porta Bandeira: David e Fernanda
Rainha de Bateria: Valeska Popozuda
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 7683 - São Paulo
Telefone: (11) 3872-8262
Site: www.aguiadeouro.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário