terça-feira, 31 de janeiro de 2012

BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS

Beija-Flor

Em busca de seu 13° título, a escola de samba de Nilópolis homenageia São Luís do Maranhão

Em busca de seu 13° título, a escola de samba de Nilópolis homenageia São Luís do Maranhão - 1 (© Divulgação)
Beija-Flor de Nilópolis

HISTÓRIA

Fundada no município de Nilópolis, Baixada Fluminense, em 1948, a Beija-Flor é uma das escolas de samba mais conhecidas do Brasil. Seus fundadores são Martje F., Milton de Oliveira (Negão da Cuíca), Edson Vieira Rodrigues (Edinho do Ferro Velho), Helles Ferreira da Silva, Mário Silva, Walter da Silva, Hamilton Floriano e José Fernandes da Silva.

Dona Eulália, mãe do Negão da Cuíca, foi a responsável pelo nome, inspirado no Rancho Beija-Flor, situado na região serrana do Rio de Janeiro. Já oficializada como bloco carnavalesco, a Beija-Flor conquistou sua primeira vitória em 1953 e fez seu primeiro desfile oficial em 1954 pelo segundo grupo, garantindo o título. Após sofrer dois rebaixamentos, foi em 1973 que a agremiação garantiu um vice-campeonato e voltou para a divisão principal.

Sem dúvidas, a história da Beija-Flor pode ser dividida entre antes e depois de Joãosinho Trinta, um dos maiores carnavalescos da história. Seu primeiro desfile como diretor da escola aconteceu em 1976, com um enredo falando sobre o jogo do bicho.

Considerado responsável por desfiles luxuosos, Joãosinho Trinta também causou muita polêmica em seus carnavais. O primeiro aconteceu em 1989, quando uma réplica do Cristo Redentor foi colocada na Marquês de Sapucaí e foi proibida de desfilar. Em 1992 o problema foi ainda maior. Um casal desfilou completamente nu e o diretor da Beija-Flor acabou sendo levado à delegacia para se explicar.

Com a saída do carnavalesco, Maria Augusta e Milton Cunha ficaram com o cargo, mas deixaram o lugar vago rapidamente. Após a criação de uma comissão, no ano de 1998, a escola de samba finalmente voltou a ganhar, desta vez empatada com a Mangueira.
Os bons anos da agremiação vieram seguidos de uma complicação ainda maior. Após vencer o Carnaval do Rio de Janeiro de 2007, durante a Operação Hurricane, a Polícia Federal prendeu Anísio Abraão David, patrono da Beija-Flor, e apreendeu muito dinheiro, supostamente direcionado para comprar jurados dos desfiles das escolas de samba carioca. Depois de uma CPI na Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro, nenhuma denúncia foi comprovada e o caso foi arquivado.

Ao todo, a Beija-Flor conquistou 12 títulos, nos anos de 1976, 1977, 1978, 1980, 1983, 1998, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008 e 2011. Em sua última vitória, a agremiação homenageou o cantor Roberto Carlos e, usando muito o seu azul e branco – que coincidentemente são as cores favoritas do músico – conseguiu levá-lo para a Marquês de Sapucaí.

Em busca de seu 13° título, a escola de samba de Nilópolis homenageia São Luís do Maranhão - 1 (© Divulgação)

SÃO LUÍS DO MARANHÃO

“São Luís – O Poema Encantado do Maranhão” é o enredo de 2012, onde a escola de samba vai contar um pouco sobre a história e belezas da região. A agremiação vai colocar na Sapucaí toda a história da capital do Maranhão, começando por suas belezas naturais, tribos e guerreiros que ali viviam antes da chegada dos europeus.

Fundada pela França, São Luís ainda passou pela invasão da Holanda e a colonização de Portugal. Essa fase está presente no enredo para mostrar o desmatamento, a escravidão e todos os problemas que chegaram junto com o homem branco.

A evolução da cidade, locais históricos e pontos turísticos também estão presentes no enredo traduzido em carros alegóricos e fantasias. Por fim, a Beija-Flor homenageia os grandes nomes de São Luís do Maranhão, como Alcione, Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, Golçalves Dias, Ferreira Gullar e Josué Montelo.

Em busca de seu 13° título, a escola de samba de Nilópolis homenageia São Luís do Maranhão - 1 (© Divulgação)

FICHA TÉCNICA
Fundação: 25 de dezembro de 1948
Títulos: 12 pelo Grupo Especial
Símbolo: Beija-flor
Cores: Azul e branco
Presidente: Nelson Alexandre Sennas David (Nelsinho)
Carnavalesco: Fran-Sérgio, Ubiratan Silva, Victor Santos e André Cezari
Puxador: Neguinho da Beija-Flor
Mestre Sala e Porta Bandeira: Claudinho e Selmynha Sorrizo
Rainha de Bateria: Raíssa de Oliveira
Endereço: Rua Pracinha Paes Leme, 1025 – Nilópolis – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2691-1571 / 2791-2866
Site: www.beija-flor.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário