terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: TOM MAIOR

Tom Maior

A escola de samba pede paz em seu enredo para o Carnaval 2012


A escola de samba pede paz em seu enredo para o Carnaval 2012 - 1 (© Divulgação)
Tom Maior

HISTÓRIA

Fundado por sambistas que deixaram a Camisa Verde e Branco e estudantes universitários, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Tom Maior nasceu em 1973, no bairro do Sumaré. O nome da agremiação foi escolhido a partir de uma canção de Martinho da Vila que diz: “Vai ter de amar a liberdade, só vai cantar em Tom Maior, vai ter a felicidade de ver um Brasil melhor”.

Apesar de ter nascido no bairro do Sumaré e lá ter ficado por muitos anos, atualmente a escola tem sua sede em Pinheiros e a quadra fica na Barra Funda.

Logo no seu início, em 1974, a Tom Maior foi vice-campeã do Grupo III, atual Grupo I pela UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas), sendo promovida para o atual Grupo de Acesso. Apesar do sucesso inicial e ter chegado ao Grupo Especial já em 1977, a escola de samba foi rebaixada em 1979 e 1982, onde voltou ao Grupo III.

Somente em 2000 a Tom Maior voltou para a divisão principal, mas terminou levando o 13º lugar e foi novamente caiu, por apenas meio ponto. Após mais longos quatro anos, a escola foi campeã do Grupo de Acesso e, finalmente, retornou definitivamente para a categoria das mais importantes agremiações do estado.

A escola de samba ainda não conquistou o primeiro lugar no Grupo Especial, mas já garantiu colocações bem expressivas entre as maiores de São Paulo, como o 5° lugar em 2008, com o enredo “Glória Paulista – São Paulo na Vanguarda da Economia Brasileira”, garantindo a participação inédita no Desfile das Campeãs.

A escola de samba pede paz em seu enredo para o Carnaval 2012 - 1 (© Divulgação)
Ala das Baianas Tom Maior

NADA DE INJUSTIÇA

Neste ano, a escola de samba vem para o sambódromo do Anhembi com o enredo “Paz na Terra e aos Homens de Boa Vontade”. Dividindo em cinco setores, a Tom Maior vai falar desde problemas como a ganância, até a busca por um mundo melhor, idealizado e cheio de boa vontade.

O início do desfile será marcado pelo surgimento da vida na terra, bem como Deus e seu exército, que tentaram semear o bem e emitir paz. O setor resgata uma existência alegre, fraterna e pede para que o Senhor salve a humanidade.

Marcado pela violência, o segundo setor vai falar do desmatamento, crimes do colarinho branco e toda a ganância existente entre os homens, que acabam acarretando na própria morte de cada indivíduo, literal ou metaforicamente.

O enredo também aborda a inclusão social, mais uma vez exaltando Deus como o amor que deve ser espalhado para todos os cantos. A solidariedade e o espírito comunitário são os pontos deste setor, que vai contar por meio de alas e carros o quanto pequenas e simples atitudes podem ajudar uma pessoa. Em seguida, a agremiação pede aos homens de boa vontade um mundo ideal, sem injustiças e intolerância.


Em maio de 2011, a Tom Maior perdeu Marko Antônio da Silva, de 44 anos, que comandava a escola há 27 anos, quando sofreu de leucemia e acabou falecendo. Luciana Silva, irmã do antigo presidente, assumiu o cargo.

A escola de samba pede paz em seu enredo para o Carnaval 2012 - 1 (© Divulgação)
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira

FICHA TÉCNICA
Fundação: 14 de fevereiro de 1973
Títulos: 2 no Grupo de Acesso
Símbolo: Pauta Musical entre a Rosa dos Ventos
Cores: Vermelho, amarelo e branco
Presidente: Luciana Silva
Carnavalesco: Marco Aurélio Ruffinn
Puxador: René Sobral e Maradona
Mestre Sala e Porta Bandeira: Jairo e Simone
Rainha de Bateria: Andréia Gomes
Endereço: Rua Sérgio Tomás, 622 - Barra Funda - São Paulo
Telefone: (11) 3494-9040
Site: www.grestommaior.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário