terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: CAMISA VERDE E BRANCO

Camisa Verde e Branco
Após nove títulos e dois rebaixamentos, a escola da Barra Funda busca o título novamente - 1 (© Divulgação)
Camisa Verde e Branco

Após nove títulos e dois rebaixamentos, a escola da Barra Funda busca o título novamente

 

HISTÓRIA

A trajetória da Camisa Verde e Branco vem do início do século passado, em 1914, quando o Grupo Carnavalesco Barra Funda, formado por homens do bairro e liderado por Dionísio Barbosa, saíam pelas ruas vestindo camisas verdes e calças brancas.

Em 1936, durante o Estado Novo, eles foram confundidos com simpatizantes da Ação Integralista Brasileira e, por isso, foram perseguidos e deixaram de existir no governo de Getúlio Vargas.

Somente em 1953, Inocêncio Tobias, o Mulata, decidiu reorganizar o grupo e, no dia 4 de setembro, surgiu o Cordão Mocidade Camisa Verde e Branco. E ele foi campeão dos desfiles cinco vezes, sendo a primeira logo no ano de formação.

Seguindo o caminho natural da história do Carnaval paulistano, a Camisa Verde e Branco se tornou escola de samba e levou seu primeiro título em 1974.

Ainda durante o fim da Ditadura Militar, em 1980, Inocêncio Tobias faleceu, deixando a escola nas mãos do filho, Carlos Alberto Tobias, de sua esposa, Magali, e Cacilda Costa, ou Dona Sinhá.

Oito anos depois, Dona Sinhá morreu e, em 1990, o mesmo aconteceu com o então presidente da Camisa Verde e Branco. Assim, Magali dos Santos assumiu o cargo e deu mais dois títulos à agremiação. Ao todo, a escola de samba foi campeã do Carnaval de São Paulo nove vezes, em 1974, 1975, 1976, 1977, 1979, 1989, 1990, 1991 e 1993.

O primeiro rebaixamento da Camisa aconteceu em 1996, mas a escola retornou do grupo de acesso já no ano seguinte, ao fazer um enredo patrocinado pela Coca-Cola. Sua última apresentação no Desfile das Campeãs aconteceu em 2002, quando ficou com o segundo lugar no Carnaval de São Paulo, o mesmo ano em que a Gaviões da Fiel foi a vencedora.

Os anos seguintes não foram dos melhores para a Camisa Verde e Branco. A escola voltou ao grupo de acesso em 2006, após um carnavalesco deixar o barracão faltando apenas 20 dias para o desfile, entre outros problemas. Seu retorno ao Grupo Especial foi no ano seguinte, mas sem longa duração, já que o rebaixamento aconteceu pela terceira vez em 2008.

Após nove títulos e dois rebaixamentos, a escola da Barra Funda busca o título novamente - 1 (© Divulgação)

AH, O AMOR
Neste ano, novamente no Grupo Especial, a Camisa Verde e Branco promete surpreender com o samba enredo “É o Amor”.
A escola optou pelo tema para celebrar o amor e a necessidade de falar desse sentimento. Presente nas sagradas escrituras e em todas as línguas, a palavra pode ser colocada como uma das mais importantes na existência da humanidade.
A escola mostrará na avenida que, apesar das “investidas do mal”, como diz um dos carnavalescos responsáveis pelo samba-enredo, e a aparente falta de popularidade do amor entre as pessoas, ele ainda existe e está presente no coração de todos. Além disso, a Camisa também vai falar de todos os tipos de amor, desde o fraterno, passando pelo da fé, a manifestação da natureza, as músicas que nos arrancam lágrimas, filmes que falam sobre amores além da vida e, claro, o dos apaixonados.
Messenger, Facebook e outras redes sociais não foram esquecidos pelos carnavalescos da agremiação, que fizeram questão de representar em forma de alegorias o amor virtual, que une pessoas apesar da distância, rompendo barreiras de espaço e aproximando casais.
O amor à Camisa Verde e Branco também será colocado na Avenida do Anhembi, junto com o pedido da escola para que as pessoas não se esqueçam do sentimento, colocando Deus como o maior amor.
Após nove títulos e dois rebaixamentos, a escola da Barra Funda busca o título novamente - 1 (© Divulgação)
Camisa Verde e Branco


FICHA TÉCNICA
Fundação: 4 de setembro de 1953
Títulos: 9 pelo Grupo Especial e 1 pelo Grupo de Acesso
Símbolo: Trevo de quatro folhas
Cores: Verde e branco
Presidente: Ribamar de Barros
Carnavalesco: Anselmo Brito
Puxador: Agnaldo Amaral
Mestre Sala e Porta Bandeira: Cláudio e Cláudia
Rainha de Bateria: Joyce
Endereço: Rua James Holland, 663 - Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3392-4982
Site: www.camisaverde.net

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário