sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

JURADOS DE HARMONIA, EVOLUÇÃO E SAMBA-ENREDO FALAM SOBRE O JULGAMENTO DESTE ANO

Durante o segundo dia do curso de julgadores oferecido pela Liga Independente das Escolas de Samba aos 40 nomes responsáveis pelo resultado do Carnaval 2012, falei com cinco dos 12 julgadores de harmonia, evolução e samba-enredo presentes na sede da entidade na noite desta quarta-feira. Confira a opinião deles sobre alguns assuntos referentes a seus respectivos quesitos.

Samba-enredo


Qualidade da safra


Maria Amélia Martins – 2º ano julgando

- Essa qualidade dificultará ainda mais o julgamento. Graças a Deus as escolas estão tendo cuidado com essa questão. É interessante perceber que os autores dos sambas estão levando em consideração muitas coisa que usamos nas nossas justificativas. O fato de não darmos uma nota 10 significa uma fundamentação bem coerente nas justificativas. Isso engrandece o carnaval e eles estão corrigindo os pontos negativos dos últimos anos.

Maestro Bruno Rodrigues  - 1º ano julgando

- Julgar o quesito samba-enredo é realmente muito complicado, principalmente este ano, em que temos uma safra de sambas de muita qualidade. São obras bem elaboradas e será complicado.

Junção de sambas


Maria Amélia Martins – 2º ano julgando

- É possível perceber sim. A gente analisa e percebe a diferença sim, fazemos o estudo e avaliamos cada caso.

Pré-julgamento


Maestro Bruno Rodrigues  - 1º ano julgando

- Já ouvi várias vezes o CD, mas o que vale é a hora da Avenida. Lá é que o bicho pega. Temos que prestar muita atenção na melodia e ver se a letra corresponde a sinopse e ao que está sendo exibido pela escola. Frases que não correspondem ao enredo farão com que você, obviamente, tire ponto.

Marta Macedo

- Eu acho que deve escutar sim. Poxa você gosta de samba e não vai escutar o que você gosta? Pode sim, só que sabemos que quando chega na hora devemos ter a responsabilidade e o conhecimento de se julgar no dia. Respeitamos os milhares de profissionais envolvidos no carnaval. Nossa responsabilidade é enorme. Nós temos que julgar no dia do desfile, até porque  pode estar muito bonito no CD e no dia ele não acontece, assim como pode acontecer ao contrário também. Tudo acontece na hora, nós não temos saída precisamos estar atentos  se o samba funciona ou não na hora.

Maiores erros no quesito


Marta Macedo

- O samba precisa ter uma métrica boa, ele precisa ter uma variação de linha melódica, tem que ter um intérprete bom, por que ele ajuda a escola cantar, os componentes precisam cantar o samba. Não adianta, a gente percebe e, para finalizar, a letra tem que ter a ver com o enredo. Não adianta você falar de futebol e vir com uma letra sobre a criação de animais. O CD não considera 4.000 pessoas desfilando e o tempo de desfile.

Harmonia


O que é preciso para tirar 10


Maestro Nilton Rodrigues – 17º ano julgando

- Tenho que me preocupar com o canto, o ritmo, a escola não pode atravessar e tenho que premiar com 10 o desempenho mais esmerado: a melhor afinação e a escola que canta em todos os níveis. A massa sonora da escola é muito importante. Quando uma escola canta mesmo ela enche a Avenida de alegria e isso é o mais importante. A música precisa estar presente. Se o canto da escola está presente, existe harmonia.

Bossas prejudicam a harmonia


Maestro Nilton Rodrigues – 17º ano julgando

- Não vejo por esse prisma. Se as viradas da bateria forem feitas com precisão, não trará prejuízos para os outros segmentos da escola. Tanto o canto, quanto a dança. É um ritmo e não existe problema algum se for bem feito.

Evolução


Erros mais comuns das escolas


Luis Eduardo Rezende – 25º ano julgando

- Basicamente buracos e correria, são os erros mais comuns. Às vezes a escola é muita animada no início e depois dá uma relaxada, ou então, algumas alas começam animadas e depois as outras não e no final vêm alas novamente animadas, e assim o desfile na verdade em evolução precisa ser contínuo e progressivo. Não podemos ter um pedaço da escola bom e outro ruim, esse é o erro, mas comum.

O que tira mais ponto


Luis Eduardo Rezende – 25º ano julgando

- Olha, erro tira ponto. Eu acho que a coisa mais grave é o buracão ou uma correria desenfreada no final, quando está quase estourando o tempo. Quando a escola está se apresentando temos o tempo determinado, então tem o bom senso. Agora o que não pode é a escola ficar parada cinco minutos na sua frente.


Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário