terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: VAI-VAI

Vai-Vai

Colecionando 14 títulos no Grupo Especial, a escola de samba do Bixiga fala das mulheres

Colecionando 14 títulos no Grupo Especial, a escola de samba do Bixiga fala das mulheres - 1 (© Divulgação)
Vai-Vai


HISTÓRIA

A trajetória da Vai-Vai começou no início do século XX, quando um time de futebol e grupo carnavalesco chamado Cai-Cai já existia no bairro do Bixiga. Eles jogavam no campo da Lusitana, tocavam choro e usavam preto e branco.

Em 1928, outro grupo de amigos, liderados por Livinho e Benedito Sardinha, passou a ajudar o Cai-Cai na organização de festas e animação de seus jogos. Apelidados de “A turma do Vae-Vae”, por serem conhecidos como penetras e causadores de encrenca, eles acabaram sendo expulsos do Cai-Cai e formaram o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, oficializado em 1930.

Para ironizar o grupo do qual foram expulsos, o Vae-Vae escolheu as cores preto e branco para o cordão, mesmas cores da Cai-Cai. O primeiro desfile oficial aconteceu no mesmo ano, com fantasias livres e o seguinte samba: “Salve São Paulo, tens o céu cor de anil/ Possui a riqueza e a grandeza, és o coração do Brasil”.

Depois de muitos títulos ainda como cordão e já com o nome atual, nos anos 70 nasceu, oficialmente, o Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Vai-Vai, que estreou de cara no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.

Apesar disso, o primeiro título de campeã chegou apenas em 1978, seis anos após se tornar escola de samba. A Vai-Vai é uma das agremiações mais premiadas do estado, tendo garantido o primeiro lugar no desfile em 1981, 1982, 1987, 1988, 1996, além do tetra campeonato consecutivo entre 1998 e 2001.

No ano de 1999, apesar de ser campeã, a Vai-Vai causou polêmica ao colocar no Anhembi uma ala que apresentava fantasias com o desenho da suástica como adereço. A intenção da escola era apenas representar uma previsão de Nostradamus em relação a Adolf Hitler, mas o resultado foi um pouco além do esperado. A fim de acalmar os ânimos, Sólon Tadeu, presidente da Vai-Vai na época, pediu desculpas à Confederação Israelita do Brasil, à Federação Israelita de São Paulo e B’nai B’rith do Brasil.

Colecionando 14 títulos no Grupo Especial, a escola de samba do Bixiga fala das mulheres - 1 (© Divulgação)
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Vai-Vai

MULHERES BRILHANTES

Para 2012, a Vai-Vai aposta no poder das mulheres e, em parceria com a marca Bombril, apresenta-se no Carnaval de São Paulo com o enredo “Mulheres que Brilham – A Força Feminina no Progresso Social e Cultural do País'.

A agremiação tem como objetivo mostrar todas as mudanças que aconteceram na vida das mulheres ao longo da história, colocando em evidência seu papel atual como protagonista em muitos momentos decisivos.

A mulher será mostrada no sambódromo do Anhembi em sua criação, levando em conta a história de Adão e a costela, a pré-história, as índias e todas as “Marias” que lutaram para quebrar barreiras e romper limites ao longo da história da humanidade.

Dentre os grandes nomes femininos do Brasil, a Vai-Vai falará de Anita Garibaldi, Anastácia e as outras escravas que sofreram por longos anos. Princesa Isabel, a responsável por dar esperança novamente aos negros do país, Chiquinha Gonzaga e toda sua maestria, Tarsila do Amaral e sua obra, entre tantas outras.

O intuído da agremiação é, porém, não somente contar tudo o que as mulheres passaram ao longo dos anos, mas exaltar o importante papel que exercem todas as mulheres sem perder a doçura e delicadeza.

Colecionando 14 títulos no Grupo Especial, a escola de samba do Bixiga fala das mulheres - 1 (© Divulgação)

FICHA TÉCNICA
Fundação: 1º de janeiro de 1930
Títulos: 14 no Grupo Especial
Símbolo: Coroa
Cores: Preto e Branco
Presidente: Darly Silva
Carnavalesco: Alexandre Louzada
Puxador: Wander Pires
Mestre Sala e Porta Bandeira: Pingo e Paulinha
Rainha de Bateria: Camila Silva
Endereço: Rua São Vicente, 276 - Bela Vista – São Paulo
Telefone: (11) 3266-2581
Site: www.vaivai.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário