terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: MANCHA VERDE

Mancha Verde

A escola de samba vem com o tema humildade para o Carnaval 2012

O objetivo da escola é transformar em alegorias e carros o passo a passo dessa história - 2 (© Divulgação)
Mancha Verde

HISTÓRIA

Formada a partir da torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Verde começou ainda como bloco carnavalesco em 1995.

Ela existe como torcida desde 1983, quando o Império Verde, o Inferno Verde e o Grêmio Alviverde se uniram para formar um único e grande grupo de torcedores. Desta forma, junto à União Estadual das Escolas de Samba, a Mancha se oficializou, mas logo foi extinta por causa de uma briga com a torcida Independente, do São Paulo, onde precisou atuar somente como bloco.

Logo no primeiro ano de desfile, em 1996, a agremiação garantiu o segundo lugar no Grupo de Espera. No ano seguinte, cantando “Noite Paulistana, um Convite ao Prazer”, ela venceu o concurso dos blocos do Carnaval de São Paulo. Em 1998, com o enredo “Palmeira, Árvore Indiana que Veio para o Brasil”, a então Mancha Alvi-Verde tornou-se bicampeã.

A Mancha Verde, após muita luta, estreou como escola de samba - e com o nome atual - somente em 2000, apresentando um enredo que falava sobre os 500 anos do Brasil.
Sua primeira vitória já como agremiação aconteceu em 2001, no Grupo I, quando homenageou a Força Sindical e deu mais um passo rumo ao Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. E não demorou muito para o grande sonho se tornar realidade. Já em 2004, com o samba-enredo “A Saga Italiana em Terra Paulistana”, a Mancha Verde chegou ao ponto mais alto.

Porém, em 2006 ocorreram algumas mudanças e a agremiação foi transferida, juntamente com a Gaviões da Fiel, para o Grupo Especial das Escolas de Samba Desportivas. Claro que a separação causou muita polêmica, mas somente a Gaviões conseguiu voltar ao Grupo Especial depois de argumentar que foi convidada pela Liga no final dos anos 80. A Mancha foi obrigada a desfilar numa categoria à parte, mas pôde passar pelo Anhembi na madrugada de sábado para domingo, junto das outras escolas.

O mesmo aconteceu no ano seguinte, garantindo, por ser a única escola de samba do grupo, o bicampeonato. Já em 2008, o Grupo Especial das Escolas de Samba Desportivas deixou de existir, fazendo com que a Mancha Verde voltasse a disputar com as maiores de São Paulo.
O objetivo da escola é transformar em alegorias e carros o passo a passo dessa história - 2 (© Divulgação)
Ala das Baianas Mancha Verde
 
HUMILDADE

A Mancha Verde terá em 2012 um novo intérprete, Freddy Viana, ex-Acadêmicos do Tucuruvi, e aposta todas as suas fichas no tema “Humildade”.

O enredo leva o nome “Pelas Mãos do Mensageiro do Axé, a Lição de Odu Obará: A Humildade” e conta uma história que tem como principal lição, como o próprio nome diz, a humildade.

A Mancha Verde vai mostrar no sambódromo do Anhembi uma fábula onde um príncipe chamado Odu Obará e outros 15 irmãos viviam com toda a sua riqueza. Porém, ao passar do tempo, ele acabou pobre por doar todo o seu dinheiro aos necessitados e foi renegado pelos irmãos.

Um dia, o Deus Supremo Ulórum presenteou o príncipe com 15 abóboras e ele convidou todos os irmãos para o jantar, porque não precisava de tanto alimento só para ele e sua esposa. A mulher até chegou a reclamar, mesmo faminta, de comer apenas o legume, mas não se negou a comer. Quando Odu Obará foi cortar a primeira abóbora, ele encontrou muito ouro e outras pedras preciosas, tornando-se ainda mais rico que todos os irmãos juntos.

O objetivo da escola é transformar em alegorias e carros o passo a passo dessa história que conta o verdadeiro significado da humildade, sem deixar de ressaltar que a maioria dos problemas enfrentados pelas pessoas atualmente está diretamente relacionado a falta de respeito, companheirismo e compaixão entre todos.

O objetivo da escola é transformar em alegorias e carros o passo a passo dessa história - 2 (© Divulgação)

FICHA TÉCNICA
Fundação: 11 de janeiro de 1983 / 1995
Títulos: 1 pelo Grupo de Acesso e 2 pelo Grupo Especial das Escolas Esportivas
Símbolo: Manchão
Cores: Verde, branco e vermelho
Presidente: Paulinho Serdan
Carnavalesco: Pedro Alexandre (mago) e Troy Orh
Puxador: Freddy Vianna
Mestre Sala e Porta Bandeira: Jéssica e Fabiano
Rainha de Bateria: Viviane Araújo
Endereço: Av. Abrahão Ribeiro, 503 - Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3361-2146
Site: www.manchaverde.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário