terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: ACADÊMICOS DO TUCURUVI

Acadêmicos do Tucuruvi

Sem títulos no Grupo Especial, a escola de samba mostrou crescimento ao longo dos anos

Sem títulos no Grupo Especial, a escola de samba mostrou crescimento ao longo dos anos - 1 (© Divulgação)
Tucuruvi

 

 

 HISTÓRIA

O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, assim como praticamente todas as outras agremiações, nasceu de um grupo de amigos que adorava o Carnaval, saindo pelas ruas do bairro todos os anos.

Com o passar do tempo, o grupo foi conquistando adeptos e se tornou um bloco. José Leandro, Oswaldo de Salva, Tininho e mais alguns amigos, que até o momento apenas se divertiam pelas ruas do Tucuruvi, resolveram fundar, em 1976, uma escola de samba.

Para homenagear o bairro do Tucuruvi, que significa gafanhoto verde em tupi guarani, a escola utilizou o bicho como símbolo da escola. As cores escolhidas, inicialmente eram o preto e amarelo, mas acabou mudando para vermelho, amarelo, azul e branco.
Logo em seu primeiro desfile, em 1977,a agremiação inovou e colocou uma Kombi como base de seu carro alegórico, fato ainda inédito no Carnaval paulistano, e a cobriu com um tecido verde.

A Acadêmicos do Tucuruvi nunca foi campeã do Carnaval de São Paulo pelo Grupo Especial, mas chegou perto em 2011, quando levou o segundo lugar, perdendo apenas para a Vai-Vai. A escola também venceu os desfiles de 1978, pelo Grupo II, 1980, já no Grupo I, e 1986, pelo Grupo de Acesso.

Dentre as personalidades da escola de samba estão Hussein Abdo El Selam, mais conhecido como Jamil, e o compositor Maurinho da Mazzei, que chegou a ser vencedor com quase 40 sambas em diversas agremiações e blocos paulistanos.
Sem títulos no Grupo Especial, a escola de samba mostrou crescimento ao longo dos anos - 1 (© Divulgação)
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Tucuruvi



 VIVA A ÁFRICA

Em 2012 a escola pretende se superar e garantir a inédita primeira colocação no Carnaval de São Paulo. Para isso, a Acadêmicos do Tucuruvi aposta no enredo “O Esplendor da África no Reinado da Folia”.

O objetivo é falar da África e tribos que viviam no coração do continente, época em que a terra ainda era fértil, rica em ouro e diamantes. A escola vai mostrar a vida de um povo dedicado ao trabalho e uma sociedade organizada, pelo menos até sofrer interferência dos europeus.

Quanto à natureza, ela vai colocar no sambódromo do Anhembi toda a biodiversidade marinha e os jardins que existiam na região, comparados por historiadores ao que seriam os Jardins Suspensos da Babilônia.

Povo de muita fé, as crenças culturais, a filosofia de vida do povo africano, além de suas festividades, como a celebração de casamentos, estarão simbolizadas em alegorias e carros.

Outro ponto importante do desfile da Acadêmicos do Tucuruvi será a produção do artesanato e da arquitetura do continente, sendo a palha e a madeira os principais materiais para a confecção de muitos produtos, inclusive casas.

O enredo da agremiação também passa pelo Brasil e conta como o ritmo do samba feito pelas baterias de todas as escolas está diretamente relacionado a toda esta história que será contada.

Sem títulos no Grupo Especial, a escola de samba mostrou crescimento ao longo dos anos - 1 (© Divulgação)
Academicos do Tucuruvi


# FICHA TÉCNICA
Fundação: 1º de fevereiro de 1976
Títulos: 1 pelo Grupo de Acesso
Símbolo: Gafanhoto
Cores: Azul, branco, vermelho e amarelo
Presidente: Hussein Abdo El Selam (Jamil)
Carnavalesco: Wagner Santos
Puxador: Igor Vianna
Mestre Sala e Porta Bandeira: Róbinson e Thaís Paraguassú
Rainha de Bateria: Valéria de Paula
Endereço: Av. Mazzei, 722 – Tucuruvi – São Paulo
Telefone: (11) 2204-7342
Site: www.academicosdotucuruvi.com.br


Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário