terça-feira, 31 de janeiro de 2012

UNIDOS DA TIJUCA

Unidos da Tijuca

Escola de samba leva Luiz Gonzaga para a Sapucaí no Carnaval de 2012

Escola de samba leva Luiz Gonzaga para a Sapucaí no Carnaval de 2012 - 1 (© AgNews)
Mestre Sala da Unidos da Tijuca
HISTÓRIA

Criada em 1931, a Unidos da Tijuca pode ser considerada uma das escolas de samba mais antigas do Brasil. Ela surgiu a partir da união de blocos já existentes próximos ao Morro do Borel, local onde vivia a maioria dos foliões da região. Leandro Chagas, João de Almeida, Pacífico Vasconcelos, Tatão, Alfredo Gomes, Marina Silva, Orlando da Costa, Zeneida Oliveira e Regina Vasconcelos são os nomes dos responsáveis pelo nascimento da agremiação.

Campeã do Carnaval do Rio de Janeiro pela primeira vez em 1936, a Unidos da Tijuca apresentou na Praça Onze, onde eram realizadas as disputas, um fato ainda inédito: alegorias que faziam alusão ao enredo escolhido, no caso “Sonhos Delirantes”.

Entre os anos de 1960 e 1980 a escola passou por uma má fase e desfilou continuamente no Grupo II. Foi somente nesta última data que a Tijuca acertou na fórmula e conseguiu voltar para a principal categoria do Carnaval carioca.

Depois disso, os resultados continuaram nada expressivos e, em 1998, aconteceu mais um rebaixamento. A escola voltou ao Grupo Especial já no ano seguinte, após uma vitória com o tema “O Dono da Terra”.

Outro ponto alto da agremiação aconteceu em 2004, após a contratação de Paulo Barros. Falando dos avanços da Ciência e apresentando o clássico carro-alegórico do DNA, a escola conquistou um vice-campeonato. O mesmo aconteceu no ano seguinte, com um enredo que falava de cidades e reinos do imaginário humano.

Em 2007, Paulo Barros deixou a Unidos da Tijuca e foi substituído por Lane Santana e Luiz Carlos Bruno. Porém, Barros retornou para a escola em 2010 e, após um jejum de 74 anos, deu à agremiação o título com o enredo “É Segredo!”.

Escola de samba leva Luiz Gonzaga para a Sapucaí no Carnaval de 2012 - 1 (© AgNews)
Comissão de Frente Unidos da Tijuca
LUIZ GONZAGA

A Unidos da Tijuca resolveu homenagear um dos maiores nomes da música brasileira no Carnaval de 2012. Luiz Gonzaga, também conhecido como 'Rei do Baião', foi presenteado com o enredo “O Dia em que Toda Realeza Desembarcou na Avenida Para Coroar o Rei Luiz do Sertão” em comemoração aos 100 anos de seu nascimento.
A Sapucaí será invadida por sanfonas, triângulos e zabumbas, instrumentos utilizados pelo músico para fazer um som inconfundível e admirado por grandes nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros.

O enredo conta a coroação de Luiz Gonzaga. Um homem nascido na cidade de Exu, em Pernambuco, ele viveu no sertão e conheceu de perto a luta diária de um povo que sofre e luta pela sobrevivência.

Toda essa saga de um menino pobre que se tornou um verdadeiro mito da música brasileira é a proposta do enredo preparado pelos carnavalescos da agremiação.

Escola de samba leva Luiz Gonzaga para a Sapucaí no Carnaval de 2012 - 1 (© AgNews)

FICHA TÉCNICA
Fundação: 31 de dezembro de 1931
Títulos: 2 pelo Grupo Especial e 3 pelo Grupo de Acesso
Símbolo: Pavão
Cores: Amarelo ouro e azul pavão
Presidente: Fernando Horta
Carnavalesco: Paulo Barros
Puxador: Bruno Ribas
Mestre Sala e Porta Bandeira: Marquinhos e Giovanna
Rainha de Bateria: Gracyanne Barbosa
Endereço: Clube dos Portuários - Av. Francisco Bicalho, 47 - Santo Cristo
Telefone: (21) 2516-2749
Site: www.unidosdatijuca.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário