terça-feira, 31 de janeiro de 2012

UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR

União da Ilha

Jogos Olímpicos é o enredo escolhido para tentar o título inédito no Grupo Especial

Jogos Olímpicos é o enredo escolhido para tentar o título inédito no Grupo Especial - 1 (© Divulgação)
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da União da Ilha
HISTÓRIA

A história da União da Ilha do Governador começou durante o Carnaval de 1953, quando Maurício Gazelle, Orphilo Bastos e Joaquim Lara de Oliveira decidiram fundar uma escola de samba para reunir os amigos e o pessoal do time da União, no bairro da Cacuia, Ilha do Governador.

Com 59 fundadores, houve uma reunião para decidir qual seria o nome da agremiação e como seriam distribuídos os cargos. Foi assim que nasceu o Grêmio Recreativo Escola de Samba União, com Maurício Gazelle como seu primeiro presidente.

Entre os anos de 1954 e 1959, a escola de samba conquistou todos os títulos que disputou ainda na Ilha do Governador. Sua estreia no Grupo III aconteceu em 1960 e, ao longo da década, a União sofreu altos e baixos, chegando apenas ao Grupo II. Somente no ano de 1975 a agremiação finalmente desfilou entra as maiores escolas do Rio de Janeiro. Cantando “Os Confins da Vila Monte”, ela conseguiu o 9º lugar e permaneceu na categoria.

Um dos pontos altos da União da Ilha do Governador aconteceu em 1982, quando homenageou o cartunista Lan com o enredo “É Hoje”. O samba deste Carnaval é um dos mais regravados da história, onde Caetano Veloso e Fernanda Abreu são apenas exemplos dos nomes que caíram no encanto da letra. Ainda nos anos 80, a escola inaugurou sua quadra e contratou grandes carnavalescos, como Max Lopes e Arlindo Rodrigues.

A década de 90 não foi expressiva para a agremiação, apesar de ter permanecido no Grupo Especial. Já a partir dos anos 2000 a história ficou ainda pior e, após um rebaixamento em 2001, foi somente oito anos depois que a União da Ilha do Governador retornou para a categoria mais importante do Carnaval do Rio de Janeiro.

Jogos Olímpicos é o enredo escolhido para tentar o título inédito no Grupo Especial - 1 (© Divulgação)
Bateria União da Ilha

RIO 2016

“De Londres ao Rio: Era Uma Vez...Uma Ilha” é o enredo escolhido para representar a União da Ilha do Governador neste Carnaval. O tema retrata, assim como acontece em todas as fábulas, uma história com um final feliz.

O conto começa em 2012, com os Jogos Olímpicos de Londres, momento em que todas as nações se unem para acompanhar o esporte e celebrar a paz entre todas as nações. O “happy ending” será a chegada do evento no Brasil, em 2016, hora do povo brasileiro acompanhar de pertinho o evento.

A Ilha nesta fábula significa o caminho que será traçado ao longo desses quatro anos para que tudo termine bem. As ambições por um trono, a busca por intermináveis tesouros e o bom planejamento para que tudo funcione bem no reino são os pontos principais do enredo que usa metáforas e analogias para falar do processo das construções para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Jogos Olímpicos é o enredo escolhido para tentar o título inédito no Grupo Especial - 1 (© Divulgação)

FICHA TÉCNICA
Fundação: 7 de março de 1953
Títulos: 2 pelo Grupo de Acesso
Símbolo: Águia
Cores: Azul, vermelho e branco
Presidente: Ney Filardis
Carnavalesco: Alex de Souza
Puxador: Ito Melodia
Mestre Sala e Porta Bandeira: Ronaldinho e Verônica
Rainha de Bateria: Bruna Bruno
Endereço: Estrada do Galeão, 322, Cacuia - Ilha do Governador – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3392-8169
Site: www.gresuniaodailha.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário