terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: X-9 PAULISTANA

X-9 Paulistana

Completando 37 anos de história, a escola de samba fala de rally em 2012

Completando 37 anos de história, a escola de samba fala de rally em 2012 - 1 (© Divulgação)
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira X-9 Paulistana


HISTÓRIA

Inspirado numa agremiação da Baixada Santista, chamada X-9, um grupo de amigos que jogavam futebol num time de várzea, o Internacional da Parada Inglesa, decidiu fundar uma escola de samba e a batizou de Grêmio Recreativo Escola de Sampa X-9 Paulistana. O nome foi escolhido graças a uma revista em quadrinhos, que tinha como personagem um detetive com esse nome.

Laurentino Borges, primeiro presidente da escola de samba, Luiz Ademar, José Gaspar, Luiz Manoel, Jorge Nasser, entre outros, fundaram a X-9 Paulistana em 1975 e, três anos mais tarde, já recebiam o seu primeiro título no Carnaval de São Paulo.

Inicialmente chamada “Filhotes da X-9”, o nome atual só passou a existir em 1986. X-9 Paulistana deu tanta sorte para a agremiação que logo no seu primeiro ano venceu o Grupo III. Em 1989 já vencia o Grupo I e, em 1995, chegava ao Grupo Especial.

Com “Amazônia, a Dama do Universo”, a X-9 Paulistana foi campeã do Carnaval de São Paulo, em 1997, mesmo ano em que Laurentino Borges também era o presidente da Liga. O tumulto se instalou quando ele se esqueceu de ler os nomes de alguns jurados, sendo acusado de fraude.

Seu nome ficou marcado no Carnaval paulistano em 2000, quando recebeu o seu segundo título, empatada com a Vai-Vai. Dois anos depois, a terceira vitória já estava praticamente garantida, mas por causa do atraso no desfile e a perda de seis pontos, a X-9 Paulistana precisou, novamente, dividir o primeiro lugar, dessa vez com a Gaviões da Fiel.

Os anos de 2004 e 2005 foram marcados pelo vice-campeonato, e, em seguida, sem grandes colocações. 

Completando 37 anos de história, a escola de samba fala de rally em 2012 - 1 (© Divulgação)
Bateria da X-9 Paulistana

 MISTURA

Para 2012, a X-9 Paulistana aposta no samba enredo “Trazendo Para os Braços do Povo, o Coração do Brasil... A X-9 num Grande Rally Desbrava os Sertões Dessa Gente Varonil”.

Comemorando os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e os 20 anos do Rally dos Sertões, a X-9 decidiu ousar e fundiu os temas, montando um paralelo entre eles, ressaltando a cultura brasileira.

A escola coloca na avenida a eterna vontade nacional pelo redescobrimento do país, sendo pela arte ou pelos adoradores de aventuras.

A idéia central do desfile é vestir a escola de novos bandeirantes e passear, num grande Rally, por toda a história do país com um novo olhar, sempre enaltecendo as riquezas naturais na visão de um artista moderno.

Completando 37 anos de história, a escola de samba fala de rally em 2012 - 1 (© Divulgação)
Ala das Baianas X-9

FICHA TÉCNICA
Fundação: 12 de fevereiro de 1975
Títulos: 2 no Grupo Especial e 1 no Grupo de Acesso
Símbolo: A letra X e o número 9
Cores: Verde, Vermelho e Branco
Presidente: Manoel Gaspar
Carnavalesco: Rodrigo Cadete e Flávio Campello
Puxador: Royce do Cavaco
Mestre Sala e Porta Bandeira: Renatinho e Fabiola
Rainha de Bateria: Rose Rocha
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 324 – São Paulo
Telefone: (11) 2977-2146 / 2975-3893
Site: www.x9paulistana.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário