terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: PÉROLA NEGRA

Pérola Negra

Sem vitórias no Grupo Especial, a escola da samba aposta na homenagem a Itanhaém


Sem vitórias no Grupo Especial, a escola da samba aposta na homenagem a Itanhaém - 1 (© Divulgação)
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Pérola Negra

HISTÓRIA
Considerada uma das escolas de samba mais simpáticas de São Paulo, a Pérola Negra surgiu da união de sambistas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Vila Madalena e do Bloco Boca das Bruxas.

Lá pelos anos 70, os fundadores precisavam de um nome que expressasse tudo o que a escola significava. Assim, segundo uma das versões da história, Pérola Negra foi escolhido por ser uma jóia rara, em alusão à “A Jóia Rara do Samba”. A outra versão, muito menos poética, é que a ideia do nome apareceu porque um dos fundadores estava tomando uma garrafa da cerveja Pérola Negra.

A estreia da agremiação no Carnaval de São Paulo aconteceu em 1974, quando os desfiles aconteciam na Avenida São João. “Piollim, Alegria Circo História”, seu primeiro samba enredo, trouxe logo de cara a vitória no Grupo III.

O sucesso no desfile fez com que outras pessoas, que ainda não estavam muito certas sobre o futuro da escola de samba da Vila Madalena, acabassem se tornando sócias da agremiação. Com mais integrantes e mãos para trabalhar, em 1975, a Pérola Negra ficou com o primeiro lugar novamente, desta vez no Grupo II.

O ano seguinte deu um status ainda maior para a escola. Com o enredo “Portinari, Pintor do Povo” foi possível chegar pela primeira vez no Grupo de Acesso e brigar com as grandes agremiações.

Apesar de não conquistar nenhum primeiro lugar no Grupo Especial, desde o ano em que chegou ao mais disputado lugar do Carnaval de São Paulo, a agremiação marcou seu nome na história da cidade.


Sem vitórias no Grupo Especial, a escola da samba aposta na homenagem a Itanhaém - 1 (© Divulgação)

PRAIA E SANTOS

Para 2012, a Pérola Negra vai homenagear os 480 anos de Itanhaém, cidade litorânea de São Paulo. Durante o concurso do samba-enredo, a letra de Tigrão, Serginho, Guga Mercadante, Marcelo Soares e Tião ficou empatada com a de Mydras, Carlinhos, Bola, Regianno e Michel, resultando numa fusão entre as duas para a formação do samba final.
“A Pedra que Canta Também Samba. Itanhaém, Hoje a Pérola É Você!” conta a vida do menino caiçara desde a fundação da cidade até os dias de hoje. No enredo, o mar é exaltado pela sua importância cultural e financeira para o local, bem como os peixes e todas as outras belezas existentes em uma cidade litorânea.
Chamada de “Amazônia de São Paulo” pelos carnavalescos da agremiação, as matas, expedições e catequizações feitas pelos Jesuítas também marcam presença, assim como Nossa Senhora da Conceição e São João Batista.
Locais como a Gruta de Lourdes, a Cama de Anchieta e a Matriz de Sant’Anna estarão presentes no sambódromo do Anhembi, levando para a capital paulistana um pouco mais da cultura de Itanhaém.

Sem vitórias no Grupo Especial, a escola da samba aposta na homenagem a Itanhaém - 1 (© Divulgação)
Pérola Negra

 FICHA TÉCNICA
Fundação: 7 de agosto de 1973
Títulos: 3 no Grupo de Acesso
Símbolo: A pérola negra
Cores: Vermelho, preto, azul e branco
Presidente: Edilson Carlos Casal
Carnavalesco: André Machado
Puxador: Douglinhas Aguiar
Mestre Sala e Porta Bandeira: André Guedes e Gislaine Camilo
Rainha de Bateria: Thaiz Pimentel
Endereço: Rua Girassol, 51 - Vila Madalena – São Paulo
Telefone: (11) 3130-9349
Site: www.gresperolanegra.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário