terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PORTO DA PEDRA

Porto da Pedra

Após anos de maus resultados, a escola de samba luta para voltar ao Desfile das Campeãs

Após anos de maus resultados, a escola de samba luta para voltar ao Desfile das Campeãs - 1 (© Divulgação)

HISTÓRIA

Novamente seguindo a tradição da maioria das escolas de samba, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra surgiu a partir de um time de futebol que reunia moradores de São Gonçalo. Foi na década de 70 que os integrantes do clube decidiram formar o Bloco do Arrastão.

O sucesso de sua passagem pelas ruas em 1975 e 1976 fez com que ela subisse de categoria e fosse intitulado Bloco de Enredo. E foi assim que passou a existir o Bloco Carnavalesco Unidos do Porto da Pedra, sob direção de Haroldo Moreira e dos fundadores José Carlos Rodrigues, José Paulo de Oliveira Chaffin, Jorair Ferreira, Jorge Brum e Nilton Belomino Bispo.

“Festa Junina” foi o enredo responsável pelo primeiro título da agremiação, em 1979, conquistando o bicampeonato no ano seguinte com o tema “As Estações do Ano”. Após se tornar escola de samba e chegar ao Grupo A, a Porto da Pedra venceu a disputa entre as maiores do Rio de Janeiro pela primeira vez, cantando o enredo “No Reino da Fantasia”.

Apesar de seu bom desempenho, a agremiação optou por deixar os grandes desfiles e, entre os anos de 1985 e 1992, apresentou-se somente em seu bairro de origem. Depois dos anos de recesso, a escola voltou ao Grupo de Acesso. Vale lembrar que nessa época os desfiles aconteciam na Avenida Rio Branco, no centro da cidade.

O primeiro desfile na passarela do samba do Rio de Janeiro aconteceu em 1994, quando a escola de São Gonçalo obteve o segundo lugar. Neste mesmo tempo, Paulo Almeida, presidente da Porto da Pedra, tornou-se um dos fundadores da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso. Por seu intermédio, a agremiação foi convidada a participar do Grupo 1 a partir de 1995, um passo para o Grupo Especial.

Após ser campeã com o enredo “Campo Cidade, em Busca da Felicidade”, a Porto da Pedra começou sua história na categoria. Apesar dos resultados expressivos para o Grupo Especial, a escola não ficou entre as três melhores e, em 1998, sofreu o seu primeiro rebaixamento ao apresentar “Samba no Pé, Mãos ao Alto, Isto é um Assalto”.

De volta no ano seguinte, a agremiação mostrou que tinha força e conquistou um segundo lugar. Com altos e baixos, em 2000 aconteceu o segundo rebaixamento e a Porto da Pedra voltou a ser campeã do Grupo de Acesso em 2001.

Os anos seguintes não foram expressivos para a agremiação, mas ela provou que tem todos os componentes necessários para permanecer entre as principais do Rio de Janeiro.

Após anos de maus resultados, a escola de samba luta para voltar ao Desfile das Campeãs - 1 (© Divulgação)
Porto da Pedra
 IOGURTE

Em 2012, com o objetivo de voltar para o Desfile das Campeãs e garantir o campeonato após anos sem comemorar uma vitória, a agremiação leva à Marquês de Sapucaí o enredo “Da Seiva Materna, ao Equilíbrio da Vida”.

Falando sobre o iogurte e a importância de outros alimentos provenientes do leite, a Porto da Pedra - em parceria com a Danone – mostrará uma aula de nutrição.

No enredo estão presentes os mais diversos alimentos lácteos. No começo do tema aparecem os mamíferos e o leite materno, o primeiro alimento, em seguida vem a descoberta da sua importância e o surgimento de seus derivados. 

Após anos de maus resultados, a escola de samba luta para voltar ao Desfile das Campeãs - 1 (© Divulgação)

FICHA TÉCNICA
Fundação: 8 de março de 1978
Títulos: 2 pelo Grupo de Acesso
Símbolo: Tigre
Cores: Vermelho e branco
Presidente: Francisco José Marins
Carnavalesco: Jaime Cezário
Puxador: Wander Pires
Mestre Sala e Porta Bandeira: Fabrício Pires e Cristiane Caldas
Rainha de Bateria: Ellen Roche
Endereço: Av. Lúcio Tomé Feteira, 290 - Vila Lage, Neves, São Gonçalo
Telefone: (21) 3707-1518
Site: www.unidosdoportodapedra.com.br

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário