terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: ROSAS DE OURO

Rosas de Ouro
Escola tem 7 títulos no grupo especial e 40 anos de história
Escola tem sete títulos no Grupo Especial e 40 anos de história - 1 (© Divulgação)
Rosas de Ouro

HISTÓRIA


Fundada em 1971, a Sociedade Rosas de Ouro é uma das escolas de samba mais conceituadas do estado de São Paulo. José Luciano Tomás da Silva, João Roque “Cajé”, José Benedito da Silva “Zelão” e Eduardo Basílio, presidente até 2003, foram os responsáveis pelo surgimento da Rosas.

O nome escolhido para a escola vem de uma condecoração que o Papa Gregório fazia em 730, onde as princesas mais virtuosas católicas recebiam o “buquê de Rosas de Ouro” antes da missa do quarto domingo de quaresma. Muitos anos depois, com a assinatura da Lei Áurea em 1889, Princesa Isabel foi condecorada pelo Papa Leão XIII e recebeu uma “Rosa de Ouro”.

Seu primeiro desfile aconteceu em 1973, ainda no Grupo II, onde ficou apenas com o quarto lugar. Já no Grupo I, um ano mais tarde, a Roseira, apelido carinhoso da escola, levou o vice-campeonato, mostrando que tinha potencial para crescer ainda mais.

A Rosas de Ouro conquistou seu primeiro título em 1983 com o enredo “Nostalgia”, que contava a história de São Paulo no começo do século XX. A capital paulistana também foi homenageada no tema que trouxe o bicampeonato para a escola, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1984.

São Paulo também apareceu nos enredos que falavam sobre a Avenida São João, o final de semana típico de um paulistano, a evolução da cidade através dos tempos, a gastronomia da capital e até uma visão futurista da cidade cem anos depois.

A escola foi campeã, após seu segundo título no Grupo Especial, mais cinco vezes, sendo em 1990, com “Até que Enfim...o Sábado’”; 1991, cantando “De Piloto de Fogão a Chefe da Nação”; 1994, “Sapoti”; e em 2010, encantando com o enredo “O Cacau é Show”.

Em 2003, o fundador e presidente Eduardo Basílio faleceu e deixou a Rosas de Ouro nas mãos da filha, Angelina Basílio, que continua dirigindo a escola até hoje.

Escola tem sete títulos no Grupo Especial e 40 anos de história - 1 (© Divulgação)
Roberto Justus

O JUSTO

Composto por Darlam Carneiro, “O Reino do Justus” vai contar um pouco da história da Hungria, uma região com muitas lendas, reis e lutas por liberdade. A Rosas de Ouro vai colocar na avenida uma história fictícia sobre Janos, um rei húngaro que teve o seu país dominado pelo mal e precisou deixas as terras onde também cresceram os seus ancestrais em busca de uma nova terra para viver.

Janos e sua família finalmente chegam a uma terra rica em sua fauna e flora e fincam raízes no Brasil, implantando sua cultura, costumes e arte.

O enredo propõe contar a saga do povo da Hungria que se mudou para terras brasileiras. Ele também faz uma homenagem a todos os descendentes desse país da Europa central, em especial a Roberto Justus, empresário, publicitário e apresentador. Ele é filho de húngaros. O ilustre convidado da Rosas de Ouro representará o mais adorado dos reis da Hungria, rei Mattias Corvinus, “O Justo”.

Escola tem sete títulos no Grupo Especial e 40 anos de história - 1 (© Divulgação)

FICHA TÉCNICA
Fundação: 18 de outubro de 1971
Títulos: 7 no Grupo Especial e 1 no Grupo de Acesso
Símbolo: Três rosas douradas
Cores: Azul e rosa
Presidente: Angelina Basílio
Carnavalesco: Jorge Freitas
Puxador: Darlan Alves
Mestre Sala e Porta Bandeira: Luis Antônio e Sueli Costa
Rainha de Bateria: Ellen Roche
Endereço: Rua Coronel Euclides Machado, 1066 – São Paulo
Telefone: (11) 3931-4555
Site: www.sociedaderosasdeouro.com.br

Raymondh Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário