terça-feira, 24 de janeiro de 2012

RENASCER DE JACAREPAGUÁ PROMETE 'COLORIR' A SAPUCAÍ EM ESTRÉIA NO GRUPO ESPECIAL

Após “banhar” a Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio, no carnaval de 2011, a escola de samba Renascer de Jacarepaguá promete "colorir" a Avenida na sua estreia no Grupo Especial. Para espantar de vez o fantasma do rebaixamento, a agremiação fará uma homenagem ao artista plástico Romero Britto, com o enredo “O artista da alegria dá o tom na folia”.

Edson Pereira




Para contar a vida do pintor, a vermelha e branca promete levar alegorias coloridas, luxuosas e com a cara e os traços do artista, considerado ícone da cultura pop moderna mundial. Nascido no Recife, Pernambuco, Romero Britto teve uma infância pobre, muito humilde, mas conseguiu superar a infância de dor e de muita humildade com a sua arte.

Quando criança, ele recebeu um livro do seu irmão contendo grandes e ricas referências dos artistas renascentistas da época. Entre estes artistas, ele se apaixonou por Caravaggio, um italiano com obras obscuras e profanas. E apesar de fascinar quem as visse, Romero percebeu que não era este tipo de mensagem que queria transmitir, e sim uma de alegria, contrária do que viveu na infância.

A partir de então, o pernambucano se apaixonou pelas obras do espanhol Pablo Picasso, que tinha muito mais a ver com o que Romero tenta passar nos dias de hoje: obras cubistas e coloridas, que o fizeram conhecido por todo o mundo, como artista brasileiro pop. A Renascer de Jacarapaguá traz o artista de volta ao Brasil, a sua casa, de braços abertos, colorindo a avenida.
 

Ficha Renascer de Jacarepagua (Foto: Editoria de Arte/G1)

E é assim, colorida e alegre que a Renascer de jacarepaguá quer abrir a primeira noite de desfiles, às 21h de domingo (19). Para conquistar o título, a escola vai levar para a Sapucaí sete carros alegóricos, três tripés, 34 alas e 3,5 mil componentes. Entre as alegorias que prometem chamar a atenção está o abre-alas, com 60 metros de comprimento, representando a criação e a luz divina.

“A obra de Romero tem a cara do carnaval, tem a cara do carioca, e isso vai ser bem utilizado no desfile da Renascer, mas a preocupação é sempre de colocar essa cor no lugar certo para que isso não vire uma grande poluição visual. A gente vai dar vida à obra de Romero, materializar em proporções que elas possam interagir com o público”, explicou o carnavalesco Edson Pereira.

Antes das cores, a luz

Com ousadia, a escola terá uma Medusa com movimentos (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Alegoria Renascer de Jacarepaguá
Com ousadia, a escola terá uma Medusa com
movimentos

Após conquistar o título do Grupo de Acesso A em 2011, com o enredo “As águas de março”, Edson vai levar para a Sapucaí neste carnaval alegorias com movimentos e grandes esculturas. Logo no primeiro setor, será possível ver anjos prateados numa espécie de fábrica de cores. Para o carnavalesco, Deus deu a Romero a genialidade na arte de brincar com formas.

“A gente começa a revelar as cores através da luz da inspiração, da luz divina. A mente humana guarda sonhos, fantasias, mistérios, loucuras e magias, como uma abstrata máquina, girando para todos os lados”, disse.

A descoberta da arte por Romero será retrata no segundo setor, que vai falar da importância do conhecimento. Do claro ao obscuro, a Renascer de Jacarepaguá quer mostrar que através da leitura a pessoa pode viajar e se apaixonar pela arte. Com ousadia, a escola promete levar uma Medusa, com movimentos nas serpentes, nos dedos e até no rosto, à frente da segunda alegoria.

Obras prometem ganhar vida

 
De Miami ao Museu do Louvre, em Paris. As artes de Romero Britto estarão entre as alegorias e fantasias e prometem ganhar vida na Avenida. Representando o Rio de Janeiro, o Cristo Redentor virá no terceiro carro alegórico da escola, que vai contar como a cidade maravilhosa ganhou as cores e a cara do artista pernambucano.


Prédios vão "dançar" no desfile da Renascer, diz carnavalesco (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Alegoria Renascer
Prédios vão "dançar" no desfile da Renascer, diz
carnavalesco

O preto característico nas obras de Romero Britto será representado pela bateria, comandada pelo mestre Paulão. “O preto é algo marcante em todas as suas obras, e eu achei importante dar esse lugar ao coração da escola porque é muito claro que em todas as obras ele tem a marcação do preto, justamente para descansar a imagem”, explicou Edson Pereira, que preferiu manter segredo em relação à fantasia da rainha Patrícia Nery, que também fará sua estreia no Grupo Especial.

Com pinta de escola grande, a Renascer de Jacarepaguá não quer só garantir o seu lugar no Grupo Especial, mas também voltar ao sábado das campeãs. Com bom samba, interpretado por Rogerinho Renascer, e reforço do casal de mestre-sala e porta-bandeira Fábio Júnior e Jéssica, a vermelha e branca da Zona Oeste quer abrir o carnaval 2012 em grande estilo, colorido e ousado.

“A gente entra no universo de Romero Britto, que é esse colorido, que vem da arte popular nordestina, falando do frevo, do maracatu e das suas próprias origens. Vamos fechar o desfile com o tom de Romero”, completou Edson Pereira, que adiantou, ainda, que o artista virá no último carro, ao lado da família e amigos, numa homenagem à arte popular.



Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário