terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PORTO DA PEDRA PROMETE EXALAR AROMA DE IOGURTE NA SAPUCAÍ



Porto da Pedra 2012

Carnavalesco diz que vai mostrar como o iogurte conquistou o mundo.
Escola de São Gonçalo será a quinta a desfilar no domingo (19).

Se em 2011 a escola de samba Porto da Pedra, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, ousou ao levar para a Marquês de Sapucaí um componente preso num balão de gás, no carnaval deste ano, ela promete exalar o doce aroma do iogurte na Avenida. A escola de São Gonçalo garante que fará um desfile emocionante e delicioso para mostrar os benefícios do iogurte para o homem.

Para conquistar o tão sonhado título inédito, a Porto da Pedra vai apostar no enredo "Da seiva materna ao equilíbrio da vida", desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cesário, que teve o desafio de assumir o carnaval da vermelha e branco após a saída de Roberto Szaniecki. Com patrocínio, a agremiação promete um dos carnavais mais caros da sua história.
“O iogurte ganha os primeiros aromas na França, e é dentro desse contexto que vamos trazer essa surpresa na Sapucaí. Eu quero esse desfile com gosto e sabor de delícia, eu não quero só um setor, mas vários. Serão vários aromas diferentes exalados na Sapucaí, de acordo com o que cada setor representa. Queremos não só contar a história, mas também aguçar os sentidos”, disse Jaime.

Desde a divulgação do enredo, a escola tem sido alvo de críticas. O carnavalesco Jaime Cesário rebate e garante: dá sim para fazer um belo desfile falando da importância do cuidado com a alimentação para uma vida produtiva e saudável. Criticada ou não, a Porto da Pedra quer mostrar que sabe fazer um grande carnaval e que merece estar de volta no sábado das campeãs.

Porto da Pedra (Foto: Rodrigo Silva Vianna/G1) 
Porto da Pedra vai mostrar história do iogurte em
várias civilizações 
 
Desfile marcado pelo bom humor
 
Jaime explica que o enredo vai exaltar o elemento primordial para seres humanos e para toda a família dos mamíferos: “A Porto da Pedra vai contar com luxo e bom humor a história do iogurte. Nós começamos o enredo exaltando o elemento básico e fundamental que é o leite, que é o que nós chamamos de seiva materna. Vamos mostrar ritos tribais, culto à fertilidade e vamos dar destaque aos mamíferos”, adiantou.

A escola vai viajar nos derivados como o queijo até chegar ao iogurte para mostrar como o produto conquistou a civilização da China à Europa: "O iogurte é o símbolo maior de saúde, alegria e vitalidade, sinônimos do nosso carnaval. Nosso maior projeto no desfile é seduzir a Sapucaí com um enredo sobre o iogurte e deixar todo mundo com água na boa", completou ele.

Ficha Porto da Pedra (Foto: Editoria de Arte/G1)
Símbolo da escola virá em forma de tigresa
 
No lugar do tigre, uma tigresa e seus filhotes. Assim virá o símbolo da Porto da Pedra no carro abre-alas. Para envolver o mascote no enredo, o carnavalesco vai trazer uma escultura de uma tigresa amamentando, com direito a movimentos e efeitos especiais. Sempre muito aguardada pelo público, a alegoria ocupa grande parte do barracão da escola, na Cidade do Samba.

A importância do leite para diferentes civilizações será mostrada no segundo setor do desfile da Porto da Pedra, com destaque para o Egito, Roma e Índia. Segundo o carnavalesco, os egípcios, por exemplo, tiveram no leite e no queijo um importante alimento muito difundido, podendo ser encontrado, inclusive, nas tumbas de seus reis.

“Vamos falar de Moisés, da lenda da Canaã, da terra prometida, onde jorraria leite e mel, e vamos contar também da Grécia, da lenda do semideus Hércules. Queremos mostrar, também, que na Europa o leite e o queijo foram introduzidos pelos gregos e os romanos tiveram um papel fundamental na distribuição dessa iguaria, que servia para alimentar atletas e soldados”, disse.

Em seguida, a escola vai falar sobre os derivados do leite, que estarão relacionados a uma região. A coalhada, por exemplo, estará associada ao Egito e, a manteiga, à África. Neste setor, um tripé vai trazer esculturas de ovelhas se deliciando com todos os derivados, numa grande farra carnavalesca. A evolução do iogurte através dos tempos será contada no quarto setor.

Porto da Pedra (Foto: Rodrigo Silva Vianna/G1) 
Escola será a quinta a desfilar no domingo

Rainha “doce” e luxuosa
 
Pelo segundo ano à frente dos ritmistas do mestre Thiago Diogo, a rainha de bateria, a triz Ellen Roche, vai representar a “riqueza do leite”. Sem dar muitos detalhes sobre a fantasia da musa, o carnavalesco adiantou, apenas, que ela será “doce” e luxuosa. Já a bateria virá representando a civilização búlgara, abrindo o caminho para a chegada do iogurte nas civilizações.

Por fim, o tigre quer terminar o seu desfile mostrando a importância do iogurte como meio medicinal. De acordo com o carnavalesco, alimentos baseados em iogurte com propriedades específicas são criados para a maior performance e manutenção do corpo: “ O iogurte vai conquistando os mercados e se tornando uma coisa de uso espontâneo”, disse.

Após conquistar o oitavo lugar no carnaval de 2011, a Porto da Pedra será a quinta escola a desfilar no domingo (19), entrando na avenida entre 1h20 e 2h28, levando sete carros alegóricos, 3,8 mil componentes divididos em 33 alas. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Fabrício Pirez e Cristiane Caldas e o intérprete Wander Pires completam o time da vermelha e branca de São Gonçalo.

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário