segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CANTO DO CARNAVAL - POR ANCELMO GOIS (29-01)

Por Ancelmo Gois, colunista de O Globo
Gois na folia/Canto do carnaval

A arte do gênio João

Regina Casé

NEGUINHO DA BEIJA-FLOR, o mais importante intérprete do nosso carnaval, saúda, com Regina Casé, a plateia do “Esquenta”, gravado quarta-feira passada. A edição, com a presença de várias estrelas da escola de Nilópolis, foi inteira em homenagem a Joãosinho Trinta. Vai ao ar na TV Globo no domingo da folia. Viva!


Bola Preta vai calar a Rio Branco
O Cordão da Bola Preta, o mais antigo bloco carioca, fará um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia de semana passada no Centro do Rio, durante seu primeiro desfile em 2012, na sexta 10 de fevereiro. O bloco pretende parar a multidão de foliões na Rio Branco, ao lado do Teatro Municipal.
— Temos uma relação intensa com o Rio e, em especial, com aquele trecho do Centro, onde o Bola teve sua sede por anos. Não tinha como não fazer esta homenagem — conta o presidente Pedro Ernesto.

Brown azul e branco
Indicado ao Oscar de melhor canção (com Sérgio Mendes) por “Real in Rio”, Carlinhos Brown vai desfilar na Portela.
Falta decidir se ele virá no carro de som ou numa alegoria.

Aliás...
Jaques Wagner, o carioca que é governador da Bahia, vem ao Rio sábado agora, para a inauguração da quadra da escola.
Ele aproveitará a viagem para visitar o barracão e conhecer o trabalho do carnavalesco Paulo Menezes, sobre as festas da terra do vatapá.

Campeão na Grande Rio
Lars Grael, o velejador que ganhou duas medalhas olímpicas, vai relembrar seus tempos de atleta na Sapucaí. Desfilará na Grande Rio, no comando de um barco, num dos carros alegóricos da escola.
Bronze em Seul-1988 e Atlanta-1996, ele teve a perna direita arrancada pela hélice de um iate, num acidente provocado pela irresponsabilidade do comandante da embarcação, em 1998. Lars conseguiu voltar às competições anos depois — uma história de superação bem ao estilo do enredo da tricolor de Caxias.

Campeã na Ilha
A União da Ilha vai convidar Maria Esther Bueno, a maior tenista brasileira de todos os tempos, para desfilar num carro alegórico.
Ela ganhou três vezes o torneio de Wimbledon, que estará citado no enredo da escola, sobre Londres.

Folia de feltro
Edson Pereira, carnavalesco da Renascer, cortou um dobrado, como se diz em Niterói, para reproduzir, nos carros da Renascer de Jacarepaguá as cores das obras de Romero Brito, o pintor que é enredo da escola. A mistura de tintas nunca ficava igual.
Mas, num passeio pela Saara, o carnavalesco achou o tom certo em feltro, tecido barato, usado, por exemplo, em mesas de sinuca. O material virou o mote do terceiro carro da escola, "A arte da alegoria", que trará todos os elementos da obra de Romero Brito.

Fim do mundo
Este ano, o fim do mundo virou tema recorrente nos blocos do Rio. Tudo, claro, por causa de “2012”, o filme de Roland Emmerich.
A turma do Volta, Alice, que sai em Laranjeiras, por exemplo, canta no refrão: "Quarta-feira é/ O juízo final!/ Pra mim o fim do mundo/ É quando acaba o carnaval!".
Faz sentido.

Bloco com sinopse
Pela primeira vez, os compositores do bloco Barbas, que sai em Botafogo, terão de compor o samba a partir de uma sinopse, parecido com o que acontece nas escolas.
O tema, como se sabe, será Nelson Rodrigues, que completaria 100 anos em 2012.

Sois rei (e rainha)
A corte do carnaval do Rio será recepcionada na abertura dos Bailes da cidade, no Jockey Club, dia 16, por instrumentistas de sopro.
É para reviver os antigos carnavais.

Corte rubro-negra
Corre solto na Gávea o lobby pelos postos de rei e rainha do Baile Vermelho e Preto, segunda de carnaval, no Monte Libano, no Rio. Estão no páreo Vagner Love, Ronaldinho Gaúcho, Preta Gil e Carolina Dieckman.
Nada contra. Mas a coluna dá sua sugestão de rainha: Vânia Love, irmã do recém-contratado Vagner Love, torcedora xiita do Mengão e... totalmente do samba. A toda-toda (como diz o chefe) merece.

Ancelmo Gois

Nenhum comentário:

Postar um comentário