terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESPECIAL CARNAVAL DE SÃO PAULO: IMPÉRIO DE CASA VERDE

Império de Casa Verde

A escola bicampeã do Carnaval de São Paulo tenta voltar aos seus anos de glória

A escola bicampeã do Carnaval de São Paulo tenta voltar aos seus anos de glória - 1 (© Divulgação)
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira Império de Casa Verde

 

HISTÓRIA

A trajetória da Império de Casa Verde é mais recente, quando comparada à história do Carnaval em São Paulo. Na década de 90, alguns moradores e comerciantes do bairro da Casa Verde, Zona Norte de São Paulo, reuniram-se e decidiram fundar uma escola de samba. Liderados por um senhor chamado Adilson, o grupo convidou alguns sambistas, incluindo Francisco Plumari Jr., importante comerciante do bairro, para se tornar o presidente e, desta forma, o sonho se tornou realidade.

Em 1994, a escola de samba foi oficializada e a Império de Casa Verde consagrou-se campeã do desfile do Acesso B logo em sua estreia. As vitórias foram consecutivas, sendo o primeiro lugar do Grupo IV no ano seguinte e, em 1997, no Grupo III.

A primeira vez no Grupo Especial aconteceu já em 2003, quando a novata deu o que falar ao entrar no Anhembi com os seus tigres abre-alas, considerados luxuosos demais para uma escola recém-chegada às cabeças. Apesar da 12ª colocação, a Império de Casa Verde permaneceu entre as 14 escolas do grupo.

Chico Ronda, patrono da escola, morreu em 2003, sendo homenageado no samba enredo do ano seguinte. “Mistério/ Quem constrói não pode desfrutar/ Tudo o que toca vira ouro/ Mas morre sem poder aproveitar”, dizia a letra.

Não demorou muito para que a escola conseguisse o primeiro título no Carnaval de São Paulo. Em 2005, com o enredo “Brasil: Se Deus é Por Nós Quem Será Contra Nós”, aconteceu o primeiro título da agremiação. Porém, nem tudo saiu perfeitamente e ela também foi processada por causa de seu último carro, que homenageava Chico Ronda. A justiça considerou uma apologia ao crime, já que o patrono era bicheiro.

O segundo título chegou no ano seguinte, mas, a partir de 2008, a história da escola de samba não teve mais tantas alegrias como no início de sua trajetória.

Em 2009, com o enredo sobre os seus 15 anos, a Império de Casa Verde ousou e colocou na avenida carros alegóricos ainda maiores, mas apenas conquistou o quinto lugar. Por causa disso, durante o Desfile das Campeãs, a escola decidiu protestar sua colocação e atrasou dez minutos para entrar no Anhembi. Além disso, os integrantes entraram na avenida com faixas e narizes de palhaço, causando o maior alvoroço no evento.

A escola bicampeã do Carnaval de São Paulo tenta voltar aos seus anos de glória - 1 (© Divulgação)

OS OLHOS

No Carnaval de 2012, a Império de Casa Verde aposta no enredo “Na Ótica do Meu Império, o Foco é Você”, inspirado na visão do tigre e espera voltar aos seus anos de glória.

A ótica física é a primeira abordada pela escola, que pretende mostrar como funcionam os olhos e o modo como eles podem se iludir com a mudança de elementos cristalinos.

Conceitos de reflexão, refração, aumento, multiplicação de imagens e todas as outras formas que auxiliam ou atrapalham a visão, que causam movimentos em objetos estáticos, serão mostrados na avenida num verdadeiro show de luzes, cores e muito brilho.

Para chegar ao que hoje conhecemos por Física Ótica, a agremiação vai explorar bastante as contribuições das antigas civilizações e os mais importantes personagens deste tema.
A escola bicampeã do Carnaval de São Paulo tenta voltar aos seus anos de glória - 1 (© Divulgação)
Tigre do Império de Casa Verde


FICHA TÉCNICA
Fundação: 27 de fevereiro de 1994
Títulos: 2 pelo Grupo Especial
Símbolo: Tigre
Cores: Azul e Branco
Presidente: Alexandre Furtado
Carnavalesco: Roberto Szaniecki
Puxador: Carlos Júnior
Mestre Sala e Porta Bandeira: João Carlos e Laís
Rainha de Bateria: Valeska Reis
Endereço: Av. Engenheiro Caetano Álvares, 2042 - Casa Verde
Telefone: (11) 3965-4319
Site: www.imperiodecasaverde.com.br

Raymondh Júnior

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário