sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

80 ANOS DE DESFILES: MÁRIO FILHO INVENTOU O DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA PRA ENCHER PÁGINAS DE JORNAL

Mário Filho


Você deve estar se perguntando: mas esse não é o do Maracanã? Isso mesmo! Mário Filho, além de dar nome ao estádio (foi um dos grandes incentivadores de sua construção), também foi o criador do desfile das escolas de samba. O jornalista, irmão de Nelson Rodrigues, era dono do jornal "Mundo Sportivo", que cobria basicamente futebol e remo. No início do ano, as competições paravam, e não havia assunto para preencher o jornal. Foi aí que um repórter, Carlos Pimentel, sugeriu que se fizessem entrevistas com os "novos sambistas do morro". Mário Filho, então, sugeriu: por que não fazemos uma disputa entre eles?

E assim foi feito: 19 escolas disputaram o título na Praça Onze. A Mangueira levou o título, seguida por Portela (na época chamada Vai Como Pode), Segunda Linha do Estácio (que deu origem à Estácio de Sá) e Unidos da Tijuca. As demais escolas não foram classificadas. Para julgar o desfile, havia seis jurados — entre eles, Raimundo Magalhães Jr., pai de Rosa Magalhães, atual carnavalesca da Vila Isabel.

— O engraçado é que ele não gostava de carnaval. Mas trabalhava na noite e acabou se envolvendo com o samba. E foi ele também que criou a figura do Rei Momo! — diz Rosa.


Raymondh Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário