segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ANÁLISE DOS ENSAIOS TÉCNICOS NA SAPUCAÍ 2012

Salgueiro

Quando o diretor de carnaval e harmonia da Beija-Flor de Nilópolis, Laíla, declarou que a escola era o rolo compressor da Sapucaí, ele não esperava que ainda ia passar pela passarela do samba escolas como Unidos da Tijuca, Portela,  Grande Rio, Vila Isabel, e agora Salgueiro, e vale lembrar que ainda vem a Mangueira aí. Pois é, não sei se posso chamar o que o Salgueiro apresentou  de ensaio técnico, parecia desfile oficial, a escola deu um show na avenida, 1/3 da escola veio totalmente fantasiada, e isso não foi tudo, o samba, muito bom brilhou na Sapucaí, levando o componente ao delírio, cantando forte do início ao fim para mostrar o Cordel do Salgueiro. O  Salgueiro mudou a ordem dos ensaio técnicos, mostrou que pode fazer desfile aqui.
Casal de mestre sala e porta bandeira bem na frente da bateria, bailado perfeito! 
A escola levou cerca de 3.500 componentes, e mesmo com algumas panes no carro de som não deixou o samba atravessar, nem perdeu o entusiasmo. A bateria funcionou muito bem, foi maravilhoso ver o Mestre Marcão comandando sete bossas ao longo do ensaio-desfile, isso mesmo sete! O trio e intérpretes do Salgueiro levou muito bem o samba.
Parabéns à presidente Regina Celi, que tem feito um grande trabalho na escola, vale lembrar que o Salgueiro em 2011 teve problemas com suas alegorias na Sapucaí, o que a fez sair da disputa pelo título, e em 2012 vem com tudo!!!  


União da Ilha

Senti saudades da Ilha... O que eu vi neste ensaio da União da Ilha não foi nem de perto o que a escola vem mostrando ao longo da sua história, sem mostrar aquela alegria marca registrada da Ilha, a agremiação passou apática, sem mostrar o que quer fazer no desfile oficial.
O grande problema na União da Ilha: o samba!  Pois é, o samba não funcionou, o que na minha humilde opinião faltou à Ilha foi samba. O começo da escola cantava pouco, melhorou do meio para o final, e mesmo com essa melhora no canto, não vimos aquela evolução explosiva que se esperava, apenas no refrão principal, o que não sustentava durante as outras partes do amba-enredo. A evolução pecou bastante, e vai ter muito trabalho pela frente.
A escola num contexto geral me parece estar bem, boa bateria, bom intérprete, com carnavalesco, está estruturada, mas isso não pôde ser visto no ensaio. O samba apresenta fragilidades, falta emoção e pilha para mantê-lo durante 82 minutos (tempo do desfile oficial). Destaque para as duas alas finais que cantaram muito.  


Viradouro

A expectativa era grande, Viradouro é uma grande escola, que subitamente caiu para o grupo de acesso, mas não perdeu a força de sua comunidade, tem um chão muito mais firme do que muitas escolas que estão no grupo especial, e a escola de Niterói não decepcionou.
A Viradouro passou forte, tem um belo samba enredo, um dos melhores do grupo de acesso, uma bateria de qualidade, e traz um enredo muito bom, tudo isso faz o componente acreditar na escola.  
No ensaio deste domingo (29-01), vimos uma escola com canto forte defendendo um samba que funcionou de fato, na Sapucaí. Até o momento um dos melhores ensaios do grupo de acesso que passaram pela Sapucaí em 2012.

  


Imperatriz Leopoldinense

A Imperatriz é uma dessas escolas que agente nunca sabe o que ela quer fazer no seu ensaio, ora quer ensaiar harmonia, ora evolução, casal de mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, e assim tem sido os ensaios da Imperatriz, e dessa vez a escola de Ramos veio para a Sapucaí para ensaiar tudo de uma vez só, num belo ensaio técnico, irrepreensível. A escola me fez lembrar seus tempos áureos, de perfeição da avenida, passou muito bem. O samba funcionou como era esperado, grande obra, que contagiou não só o componente como também o público nas arquibancadas, o que facilitou o canto.
A escola passou com muita regularidade do início ao fim, quer seja no canto ou na evolução, mesmo nas ultimas alas que passavam era possível perceber a mesma animação e entusiasmo do ínicio da escola. Casal de mestre sala e porta bandeira esteve posicionado a frente da bateria, parece que para o andamento da escola isso foi bom, eu prefiro na cabeça da escola, mas é apenas uma opínião pessoal. Bateria passou muito bem, destaque para Dominguinhos, intérprete oficial da escola, que estava inspirado em noite de gala, um grande show!  


Estácio de Sá

O Estácio com toda sua história, levou para a avenida uma comunidade animada e querendo dá show, ao menos era o que se esperava...mas não aconteceu. O canto não cumpriu seu papel, a escola pessou sem trazer muita emoção, o samba-enredo parece não ter contagiado o componente, problemas na evolução também puderam ser notados durante o desfile. O Estácio levou um número razoável de componentes, mas nem assim foi suficiente para levantar o público. 


Império da Tijuca

O Império da Tijuca é uma dessas escolas que já estão firmanas no grupo de acesso e dificilmente vai conseguir sair de lá, e foi dessa forma que o meu querido Império passou pela Sapucaí no sábado (28-01), realizando seu único ensaio técnico na avenida. A escola passou sem muita emoção, sem muita garra, com canto duvioso, e era possível perceber algumas alas totalmente apáticas. A escola veio com um número bem reduzido de componentes. A bateria passou bem, sem muito destaque.
Bom, vale lembrar que treino é treino e jogo é jogo, e o jogo da Império da Tijuca ainda não começou de fato, até porque tem uma comunidade forte e um bom carnavalesco, o que pode ajudar.
 



Vila Isabel

A Unidos de Vila Isabel emocionou em um ensaio técnico histórico! Brava gente de Noel!
Passou pela avenida na noite deste último domingo (22-01) uma verdadeira escola de samba! Escola com segmentos muito bem comprometidos e dedicados, a Vila passou feliz da vida num enredo que é quase a reedição de seu primeiro título. O samba enredo, um dos melhores desta safra fez seu papel, samba grandioso, valente, que fala perfeitamente do enredo, fez a comunidade cantar muito, do início ao fim, sem atravessar o samba em momento algum. Harmonia nota 10! Evolução prefeita. É muito bom ver uma escola feliz da vida passar pela Sapucaí.
Tinga, o intérprete oficial da escola, na minha opinião um dos melhores do carnaval, estava em noite de gala, levando muito bem o samba, acompanhado de uma bateria que não deixa a desejar em nada. A Sapucaí ficou de pé para ver a Vila passar!
O casal de mestre sala e porta bandeira passou muito bem, bailado perfeito e alguns passou de dança nagô, gostei do que vi.
A Vila Isabel em seu primeiro ensaio técnico na Sapucaí neste ano, mostrou que está forte na briga pelo título, com uma enredo que é a cara da escola, um grande samba, uma carnavalesca premiada, uma equipe muito bem sincronizada e talentosa, e claro uma comunidade de dá inveja a algumas escolas que acham que ter dinheiro, e encher seu desfile de plumas e paitês é tudo.
PARABÉNS VILA ISABEL!  É por essas e outras que reafirmo: é muito bom ser sambista!  


Grande Rio

A escola levou para a avenida um grande número de artistas, como é de costume em seus desfiles e ensaios, o que faz o público se identificar cada vez mais com a agremiação que luta para conquistar seu primeiro título no grupo especial, isso fez o público vibrar em vários momentos do ensaio. Celebridades como Suzana Vieira, David Brasil, Vera Gimenez, e muitos ex-BBB's, estavam passaram com a Grande Rio e foram muito aplaudidos, além é claro da Rainha de Bateria Ana Furtado, que foi muito bem em sua apresentação.
A beteria do Mestre Ciça mais uma vez deu um show, mostrando porque está entre as melhores do grupo especial. Wantuir, intérprete da escola foi brilhante na condução de um samba enredo que se encaixa perfeitamente com o enredo da escola de maneira leve e simples, de fácil compreensão ajudou muito o público presente a cantar, e cantaram muito.
A harmonia foi muito bem, componentes cantando o samba e evoluindo de forma muito alegre. Cantou explodia no refrão principal feito uma avalanche. A comunidade parece estar muito identificada com o enredo e o samba.
Alas coreografadas em perfeita harmonia. Boa apresentação do casal de mestre sala e porta bandeira.
A Grande Rio levou muitos triplés para a avenida e um grande número de componentes.
Grande ensaio técnico!



Santa Cruz

A escola que nos últimos anos não tem apresentado bons ensaio técnicos, mostrou um bom desfile, com um enredo popular a escola da Zona Oeste vai homenagear o comunicador Antônio Carlos, líder de audiência nas manhãs da Rádio Globo, o que fez o público presente se identificar com a escola.
A comunidade passou cantando o samba como pôde, e o homenageado estava sim com o samba na ponta da língua!  O samba enredo funcionou bem na Sapucaí.
Bom desfile... 


Porto da Pedra

Não gostei do que vi! Pronto falei! 
De fato a comunidade cantou  o samba e isso é um ganho, porque na minha humilde opinião o samba enredo é um dos piores da safra 2012, acompanha o fraco enredo escolhido pela escola de São Gonçalo, e o carnavalesco Jayme Cezário vai ter que trabalhar muito pra encantar o povo que espera a Porto da Pedra.
A comissão de frente passou fraca, com vários erros de sincornia e uma coreografia, mesmo que não seja a ofical muito sem emoção. Alas coreografadas passaram sem emoção, algumas com o coreógrafo à frente da ala fazendo os movimentos, dando uma sensação de que o componente não sabia os passos.
A escola cantou sim o samba, talvez até pela impecável apresentação de Wander Pires em ótima noite, e a bela apresentação da bateria, destaques do ensaio.
Em suma a escola fez um desfile regular, como se previa.




Inocentes de Belford Roxo

A "Caçulinha da Baixada" mostrou toda sua força e competência, e disse para quem quisesse ouvir que B.Roxo tb sabe fazer samba e carnaval, a escola entrou muito bem na avenida, num ensaio técnico à altura de quem quer desfilar na elite do carnaval carioca. 
A comissão de frente deu um show, muito bem sincronizados realizaram uma bela coreografia que arrancou aplausos do público presente,  criativa e bem elaborada, muito bom!
A ala dos passistas foi grande destaque, muito bem produzidos e com samba no pé, mostrando força de dedicação, não é sempre que vemos passistas sambando por incrível que pareça, a escola mostrou que tem ala pra defender. O samba funcionou muito bem, mesmo não sendo um dos melhores, a escola cantou bastante e o público respondeu.
Bom, treino é treino, jogo é jogo, mas a Inocentes está no caminho certo para um grande desfile, o presidente Reginaldo Gomes está de parabéns, e a comunidade da Baixada Fluminense tem do que se orgulhar. Parabéns Inocentes!
Grata Surpresa! 


Beija-Flor de Nilópolis

A atual campeã do carnaval carioca deu fim a nossa saudade dos ensaios técnicos na Sapucaí no domingo (08-01), trouxe para a avenida um grande número de apaixonados componentes, e uma torcida que faz diferença.
Como é de costume nas apresentações da agremiação o canto forte foi o momento alto de seu desfile, que também prestou homenagem ao saudoso Joãosinho Trinta. Sua bateria cumpriu seu papel levando muito bem o samba, que pode até não ser um dos melhores da safra  2012, mas tem a cara da escola e de fato aconteceu na avenida, parece mesmo que a comunidade quer ser bi-campeã.
O casal de mestre sala e porta bandeira mostrou muita elegância e simpatia arracando aplausos do público presente.
Rolo compressor ou não, a azul e branca de Nilópolis passou bem na avenida, com alguns problemas de harmonia no segundo recuo da bateria, mas bem!


Império Serrano

Que falta faz o Império no grupo especial! Ao escolher um enredo que homenageia Dona Ivone Lara, o Império Serrano mostrou ter acertado, vimos na avenida uma comunidade confiante em sua escola, que passou por diversas mudanças para o carnaval 2012.
Com um samba enredo um pouco quanto criticado, o Império mostrou sua força e disse para quem quisesse ouvir que tem samba pra ganhar o carnaval, a comunidade cantou bem o samba, evoluiu e sua torcida gostou do que viu e ouviu.


União da Ilha

Com problemas no carro de som a Ilha foi prejudicada, mas mostrou garra para superar e levar seu ensaio adiante. A alegria da escola que é sua marca registrada pôde ser vista no sorriso do componente que foi ao Sambódromo para brincar de carnaval, mas com um samba-enredo não tão bom como os de 2010 e 2011, a escola cantou, oscilando entre alas que cantavam muito e outras que nada cantaram (poucas diga-se de passagem).
Ito Melodia e a bateria da Ilha mais uma vez foram destaques da agremiação, queridinha do carnaval carioca, ainda existe tempo para corrigir os erros, o que certamente acontecerá.


Paraíso do Tuiuti

Parecia que a escola não sabia que estava na Marquês de Sapucaí, componentes visivelmente descomprometidos com o ensaio, passaram sem causar emoção. A harmonia e a evolução da Tuiuti vai ter trabalho, muito trabalho, pela frente, ainda há tempo.
O samba não funcionou, mostrando graves defeitos no canto e com uma bateria pouco quente, a escola não tem outro ensaio técnico na Sapucaí, mas pode arrumar seus erros em casa mesmo se quiser se manter no grupo de acesso.


Rocinha

Doce surpresa! A Rocinha esbanjou alegria, vontade e confiança em seu carnaval, e parte disse se deve ao presidente Déo que tem feito um trabalho sério por lá, motivando o componente e levando os amantes do carnaval para desfilarem pela escola da Zona Sul. O canto forte e explosivo dos componente pôde ser visto e ouvido nas alas que evoluiram muito bem.
Anderson Paz, intérprete da escola, cada vez melhor mostrou todo seu talento e mais um pouco num samba que aconteceu na avenida, possibilitando o componente a brincar de carnaval sem perder o rebolado (nesse caso o canto).
PARABÉNS ROCINHA!


Portela

A tão esperada Portela entrou na avenida com as arquibancadas lotadas, o povo de fato foi ver a Águia Guerreira, e gostou do que viu. Talvez por seu enredo, sua história, seu intérprete, sua rainha de bateria, seu casal de mestre sala e porta bandeira,seu samba enredo, ou por tudo isso junto, o público esperava uma grande apresentação da Portela e foi o que aconteceu. Recado claro que muitos rolos compressores vão passar pela passarela do samba.
Era expectativa de todos ver o melhor samba 2012 na Sapucaí, e de fato ele aconteceu, Gilsinho (intérprete da escola) levou muito bem um samba que mexe com agente, quem tem um misto de Bahia e Rio de Janeiro, numa combinação perfeita que a Majestade do Samba está sabendo aproveitar muito bem. Componentes soltos, harmonia e evolução perfeitas, e um volume de gente desfilando surpreendente. A grande força da Portela foi e é seu componente que passou acreditando na escola para ser campeã do carnaval carioca 2012. Monarco, Natalino, Tia Surica por certo estão de sorriso aberto  por verem de volta a Portela dos seus grande carnavais.
Esse samba conseguiu unir novamente a escola de Osvaldo Cruz e Madureira, resgatando a alegria do portelense.
OBRIGADO PELO ESPETÁCULO PORTELA!


Renascer de Jacarepaguá

Mesmo com um samba enredo fraco a Renascer foi uma grata surpresa para quem esteve no Sambódromo neste domingo (15-01), mostrou ao público presente a força de sua comunidade que cantou bem o samba que homenageia Romero Britto, e o que vimos foi uma explosão de alegria e uma magia incrível. Surpreendente ensaio, canto forte, comunidade presente!
O casal de mestre sala e porta bandeira passou com um bailado perfeito, e na voz de Rogerinho Renascer vimos que a escola tem de fato um intérprete e grupo especial. 
O presidente Salomão já havia avisado que sua agremiação iria nos surpreender, mas eu achava que era papo de presidente. Desfilou como gente grande, por certo um bom trabalho está sendo feito por lá.


Mocidade Independente de Padre Miguel

Confesso que esperava mais da Mocidade, que na minha humilde opinião tem um dos melhores sambas da safra 2012, ao lado de Portela, Vila, Mangueira e Salgueiro, um samba de fácil compreensão, leve e com uma melodia gostosa de ser cantada, acho que esse ótimo samba precisa ser melhor explorado pela escola, falo isso pelo canto duvidoso dos componentes, que se revezavam em alas cantantes e outras nem tanto.
Luizinho Andanças mostrou sua experiência e levou bem o samba, ao brilho da bateria que relembrou grades e históricas paradinhas e levantou o público presente, parece que a bateria está mesmo em boas mãos.
Mesmo com alguns erros, acho que podemos esperar um grande desfile da Mocidade. Repito: um dos melhores sambas de 2012 está nas mãos da Mocidade!


Unidos da Tijuca

Rolo compressor? Que nada, era a Unidos da Tijuca que passava pela Sapucaí dando o seu recado. A escola do Borel mostrou mais uma vez porque a cada ano se torna mais forte e querida, com samba no pé, menos gestos e ainda mais canto a escola mostrou toda sua força, alegria, simpatia, e vontade de brincar o carnaval, é bom ver os desfiles da Tijuca, o sorriso e a felicidade do componente são visíveis e nos transmite a real condição do carnaval: alegria.
A Comissão de Frente passou levantando a Sapucaí, mostrando seus truques e habilidades. Bruno Ribas mais uma vez brilhou no microfone oficial da agremiação e o Mestre Casagrande com sua bateria deu show na avenida. Desfile irrepreensível, fantástico e apoteótico!



Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário