domingo, 29 de janeiro de 2012

ANÁLISE DOS SAMBAS DE ENREDO 2012 - POR RAYMONDH JÚNIOR

Sambas de Enredo 2012


Por Raymondh Júnior, sambista e blogueiro.


BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS   NOTA 9.5

Díficil falar das coisas que a Beija-Flor produz, porque são sempre de muito bom gosto e talento, lá em Nilópolis, de fato uma grande fábrica de coisas boas para o carnaval. Este é mais um samba-enredo bom, com a cara da escola, e que certamente vai acontecer na Sapucaí no desfile oficial, porque tem uma comunidade que compra qualquer barulho pela sua escola, como foi no caso de 2010 com a homenagem à Brasilia, entretanto, a escola mais uma vez ficou devendo no quesito surpresa, porque este é mais um samba bem parecido com outros que ela já apresentou em  carnavais anteriores, e tem sido assim nos últimos anos, a azul e branca da Baixada vem sempre com o mesmo estilo de samba-enredo, sem muita coragem para arriscar.
O samba cumpre seu papel contando bem a história do enredo, e com uma comunidade forte e cantante, não será este um problema para a escola, até porque por lá ainda impera o general Laíla, que faz essa gente cantar do início ao fim.
Não existe um grande momento de explosão neste samba, os refrões passam bem sem chamar muita atenção, mas com uma poesia muito delicada e bonita, principalmente no começo do samba quando diz: "Tem magia em cada palmeira que brota em seu chão...".
E é claro, na voz de Neguinho da Beija-Flor tudo fica sempre um pouco melhor que realmente é.


UNIDOS DA TIJUCA   NOTA 9.8

Uma curiosidade que eu preciso confessar, a cada dia que passa e ouço  o samba da Tijuca eu me encanto mais, não era o meu preferido na disputa dos sambas, mas a escola soube muito bem escolher o hino que vai contar "O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão". Com uma poesia que fala muito bem a linguagem de Luiz Gonzaga o samba-enredo é um dos melhores da safra  2012, com trechos muito característicos em referência ao homenageado.
O samba tem vários momentos altos, como no refrão principal e na sua segunda parte. Este é um samba-enredo para saborear aos poucos, porque você vai descobrindo cada vez mais o mundo fantástico que a Tijuca quer apresentar na avenida, que é uma grande homenagem a este que foi um dos grandes nomes da música brasileira.
O que tinha tudo para ser um samba arrastado, na voz de Bruno Ribas ficou um samba-enredo alegre, prá frente, e promete entusiasmar bastante o público presente e o componente tijucano.
A escola do Borel tem apresentado bons sambas nos últimos anos, e em toda a sua história, e este certamente será mais um para ser cantado quando o carnaval passar, e sentirmos saudades desse gostinho gostoso que é o carnaval carioca. 
Bom para "viajar nessa viagem arretada" que este samba nos convida, dá uma sensação de estar de fato, no nordeste do Brasil, com emoção e surpresas!


ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA   NOTA 10

É na palma da mão que o samba-enredo começa, como o bom mangueirense gosta! A letra faz um misto da história do Cacique de Ramos, homenageado pela Mangueira este ano, e a própria história da  verde e rosa. A Estação Primeira de Mangueira tem uma característica própria, ela não pensa muito em conquistar  o público em geral, ela quer mesmo é conquistar e apaixonar o seu torcedor, e acho que é essa paixão, cantada e vivida pelo povo de Mangueira que faz o público se apaixonar pelas obras que a verde e rosa produz, sempre de muito bom gosto e marcantes para a história do carnaval, uma grande fábrica de sambas-enredo, para sorte de todos nós. Desde sua fundação em 1928 a escola sempre apresentou grande sambas para o mundo, muitos que ficaram na mente de quem viu a Mangueira passar ou quem ouviu dizer, e este será mais um desses sambas, certamente.
Um samba popular, de fácil leitura, que conta perfeitamente a história do enredo sem dever em nada. Retrata em forma de poesia a alegira de ser mangueirense e o orgulho de um dos blocos mais importantes do carnaval de rua do Rio de Janeiro: o Cacique de Ramos. No segundo refrão o samba faz uma menção à Bateria Surdo UM, orgulho da escola, e no refrão principal é uma explosão total. Doce melodia, e certamente vai encantar mais uma vez o público da Sapucaí, quanda a Velha Manga passar... E como já dizia o poeta: "cuidado que a Mangueira vem aí... é bom se segurar que a poeira vai subir!"
O samba promete fazer o mangueirense caciquear na avenida.
Para finalizar, não poderia deixar de mencionar um trecho do samba: "respeite quem pôde chegar onde agente chegou!"


VILA ISABEL   NOTA 10

Que samba!!! Orgulho de Vila Isabel, este samba faz agente se emocionar, e até nos remete a Kizomba de  1988 com a Vila campeã! Revelando toda negritude que a agremiação pretende mostrar em seu enredo este samba é uma obra-prima, fico ouvindo várias vezes em repetição sem me cansar.
A Vila Isabel acertou mais uma vez na escolha de seu samba-enredo, que conta muito bem a história do seu enredo, e convida a todos a entrarem nessa magia que é a escola de Noel e Martinho da Vila. O samba tem várias explosões, o que facilita o canto e faz o componente evoluir muito bem, cantando sem cansar. De fácil compreensão, poesia alegria e forte, traz orgulho para quem canta.
Tinga, o intérprete oficial da escola, dá um brilho a mais na obra, na minha opinião um dos melhores intérpretes que aí estão. O contra-canto que o samba propõe parece que funciona muito bem, e com os dois refrões explosivos a escola não vai ter problemas com este samba na avenida, ao contrário, este é um samba que já está na história do carnaval carioca.
"Viva o povo de Angola e o negro rei Martinho"! 


SALGUEIRO   NOTA 9.8

É, parece mesmo que o Salgueiro desencarnou da tentativa de trazer um novo "Explode Coração" para a avenida, o que vinha atrapalhando bastante a escola, isto pôde ser visto com o belo samba do ano passado e repetindo o sucesso este ano. A escola já vinha trazendo boas obras como Candaces em 2007, e desta vez retratando o "Cordel Branco e Encarnado" o samba-enredo de muito bom gosto promete levantar a Sapucaí.
O samba-enredo conta bem a história que o Salgueiro se propõe a contar, com refrão forte e valente que levanta o samba, seja no principal ou no segundo, de muito bom gosto. Num ritmo que mistura muito bem o nordeste brasileiro com o carnaval do Rio de Janeiro, a letra do samba faz esse casamento perfeito o que traz muitos pontos positivos para a obra.
Um grande samba com o estilo do Salgueiro e que se adaptou muito bem à voz do trio de intérpretes da escola liderados por Quinho. Na Sapucaí vai trazer muita emoção e o povo vai cantar bastante. Gosto muito da parte em que o samba fala: "Oh! Meu 'padinho', venha me abençoar Meu santo é forte, desse 'cão' vai me apartar Quero chegar ao céu num sonho divinal... É carnaval! É carnaval!"
Parabéns Salgueiro, belo samba!


IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE   NOTA   9.7

Recheado de magia, o samba retrata bem a história de Jorge Amado, fiel seguidor do Candomblé, artista que se consagrou com lindas histórias que marcaram a dramaturgia brasileira e toda nossa literatura. O samba parece muito com um canto de Candomble, e isto ajuda a torna-lo uma grande obra.
É um bom samba-enredo neste ano de grande obras, espalhadas pelas agremiações que fizeram muito bem seu papel em nos encantar. A Imperatriz traz para a avenida um grande samba para muito bem representa-la, que na voz de Dominguinhos do Estácio ficou ainda melhor. Um samba bravo e valente! 
Em algum  momento tenho a sensação de já ter visto algo bem parecido passar pelo carnaval carioca, não sei muito bem do que se trata, pode ser apenas uma sensação... Mas o samba segue bem!
Com uma poesia forte este samba promete encantar o público, assim como fez com o componente da agremiação que já mostra um apego grande, e uma vontade de estar entre as campeãs neste carnaval. Sem muita explosão os dois refrões passam muito bem o seu recado e dão gás ao samba.
Um dos grandes momentos do samba-enredo é no final da segunda parte:
"Ê, Bahia! Ê Bahia!
Dos santos, encantos, magia
Kaô, Kabesilê! Ora iê iê, Oxum!
Tem festa no Pelô
Na ladeira, capoeira mata um"


MOCIDADE INDEPENDENTE   NOTA 9.8

Belíssimo samba! A Mocidade graças a Deus conseguiu sair daquele oba-oba de 2010 e do ano passado, que não surtiram efeito nenhum na Sapucaí. Uma obra poética, que conta muito bem a história do enredo, como se fosse uma tela de Portinari.
Leve, tranquilo, descompromissado, sem ter a obrigatoriedade de conquistar algo, este samba-enredo faz agente viajar pelo mundo do artista brasileiro que a Mocidade vai trazer para o carnaval deste ano,  e este samba-enredo é de fato, uma bela homenagem.
Um refrão principal muito bem colocado, explosivo que traz o público para perto da escola. Espero que os jurados não usem apenas do sistema comparativo para dá nota a este samba, porque num ano em que a safra de sambas-enredo superou todas as expectativas é muito difícil avaliar dessa forma, porque cada samba traz sua mensagem de forma diferente e encantadora, e este é um encanto de samba.


PORTO DA PEDRA   NOTA 8

Com todo respeito que a escola de São Gonçalo merece e conquistou nestes anos de carnaval, este é um samba-enredo de péssimo gosto, para um enredo patrocinado e também na minha humilde opinião de gosto duvidoso. Um samba-enredo confuso, que não se encontra, não revela de fato o que a escola quer dizer, faz agente ficar ainda mais intrigado com a escolha deste tema.
O refrão principal que poderia ser simples, prático e objetivo, é totalmente ao contrário, vejam: "Vem no ritmo do Tigre de São Gonçalo Alimenta seu povo apaixonado Cada porção traz um cuidado especial Para o deleite e a emoção no carnaval", e esta sequência de desencontros segue por toda obra. De fato, era o melhor que podia se produzir, tetaram fazer uma sopa de desencontros para ver se funcionava e não funcionou. O fato da comunidade cantar o samba nos ensaios não significa que seja uma boa obra, vale lembrar.
Sei que posso provocar terríveis emoções no torcedor do Tigre, que é valente e guerreiro, mas não dá pra deixar passar. A escola acertou na contratação de Wander Pires, o que trouxe ao samba um pouco de qualidade no canto.
A letra mistura muito carnaval, mitologia e patrocínio de forma desarmonica, numa grande  discrepância, uma verdadeira confusão de idéias. Vale lembrar que em 2011 a Porto da Pedra trouxe, na minha opinião, um dos mais belos sambas que passaram pela Sapucaí na ocasião, numa bela homenagem à Maria Clara Machado, isso me faz ter certeza que lá em São Gonçalo eles sabem muito bem fazer samba-enredo, o que infelizmente não aconteceu este ano. Nós, sambistas, amantes do carnaval, torcemos para que tudo dê certo na avenida, e que o próximo ano seja bem melhor.


SÃO CLEMENTE   NOTA 9.6

Os clementianos estão felizes da vida com um samba que tem a cara da escola. A agremiação vai fazer uma homenagem aos grande musicais na Sapucaí, e este samba conta muito bem essa viagem que a São Clemente vai nos remeter.
Samba alegre, que vai deixar o componente muito a vontade e o público entusiasmado, pra cima e de fácil leitura, facilita o canto e o desenvolvimento de toda escola.
Sem perder a caracteristica da escola, sua marcante irreverência, o samba-enredo que a São Clemente traz é uma obra bela de fato, que não fosse pelo peso das bandeiras estaria sendo muito mais comentado entre a imprensa carnavalesca, que ainda infelizmente tem um grande preconceito com escolas ditas "pequenas".
O samba faz criar uma expectativa de que a agremiação vai passar muito bem pela Sapucaí. Com um refrão explosivo e bem caricato o povo vai se divertir com a irreverência e descompromisso da escola da Zona Sul.
"Bravo! A São Clemente vai passar".


GRANDE RIO   NOTA 9.6

A imprensa carnavalesca tem questionado muito o samba-enredo da Grande Rio para este carnaval, de fato na minha opinião este é um samba que ao passar do carnaval pouca gente vai se lembrar. De qualquer formar, ele marca bem a proposta da escola de mostrar histórias de superação e sua própria postura diante de dificuldades. Não será um grande problema para a escola de Caxias que se identificou bastante com o hino escolhido e vem com todo gás.
O tema do enredo parece ser bem emocionante, eu esperava um samba que acompanhasse mais essa idéia da emoção, o que não aconteceu, salvo ao refrão principal quando diz: "Quem me viu chorar... vai me ver sorrir Eu acredito em você...pro desafio", me parece ser o grande momento da obra, e é daí que virá toda energia para manter o samba em bom ritmo pelas outras passagens. É um samba-enredo sem grandes surpresas...
Samba regular, de bom gosto dentro de outra proposta que não seja emocionar o público como o fez em anos anteriores com outros sambas.


PORTELA   NOTA 10

Que bom ver a Portela de volta aos grandes e intocáveis sambas-enredo! Há muito tempo que de Osvaldo Cruz e Madureira não se produzia algo tão bom e com a cara da Portela. O portelense feliz da vida, tem com que se orgulhar, com uma das obras mais belas deste ano a Portela acertou de mão cheia na escolha do samba, que traz toda magia das festas da Bahia com o carnaval carioca.
A Portela é uma dessas escolas que agente não admite trazer para a avenida algo mediano, agente quer sempre ver a escola em grande estilo porque ela sabe fazer, sua história já mostrou isso. O samba-enredo deste ano faz agente cantar o tempo todo sem se cansar, e quando fica rouco aí que dá vontade de cantar mais ainda. Para quem vai defender esse pavilhão será um orgulho mostrar ao mundo tão bela e completa obra musical.
O Rio de Janeiro e a Bahia, tão próximos por sua cultura agora ainda mais perto, feito um só neste samba-enredo, referências maravilhosas as festas da Bahia, a Portela, ao nosso carnaval, a nossa fé, ao apaixonado povo que vive com fé seus dias de sambista. O samba explode a cada verso, não há um momento sequer em que ele deixe a desejar, 10 + para este samba da Portela. Por essas e outras que eu repito mais uma vez: "É Bom Ser Sambista".
Vida longa a Ala dos Compositores da Portela!!!


UNIÃO DA ILHA   NOTA 9.5

A União da Ilha é uma dessas escolas que não está preocupada em fazer sambas antológicos, embora tenha os seus, ela quer mesmo é brincar de carnaval e dentro desta proposta a minha nota seria 10! Mas existem mais coisas dentro do carnaval, e este samba-enredo não é um dos melhores da escola, mas também não deixa a desejar.
A Ilha brinca com seu samba-enredo,  "bota molho inglês na feijoada e msitura chá com cachaça", é de fato uma idéia divertida e contagiante que pode sim surtir efeito, não sei até que ponto. O samba fazer uma comparação constante entre Londres, o Rio de Janeiro e a própria União da Ilha, de modo excessivo em alguns momentos, isto acaba incomodando um pouco, mas passa...
Ito Melodia, intérprete oficial da escola, dá um ar bem seguro ao samba e isto soma bons pontos à obra. Um samba regular, sem muitos problemas num contexto geral.


RENASCER DE JACAREPAGUÁ   NOTA 8.5

A Renascer de Jacarepaguá vai homenagear o artista plástico Romero Britto, famoso internacionalmente, não tão popular aqui no Brasil, e vale lembrar que esta é uma festa popular, feita pelo povo e para o povo, que na minha opinião deveria trazer um samba-enredo mais alegre e contagiante.
Começar por um grande samba seria o começo para a escola contagiar o público, o que na minha opinião não aconteceu, entretanto, dentro da proposta do enredo o samba cumpre parte do seu papel, contando um pouco do homenageado, poderia falar mais sobre quem é Romero Britto, e isso ele não faz. O samba poderia brincar mais, ouvindo dá a sensação de ter uma obrigatoriedade de pontuar bem no dia do desfile, o que parece que não deu muito certo. A obra poderia ter saído melhor.


Carnaval 2012


Raymondh Júnior

 






 



































Um comentário:

  1. Na minha opinião os sambas que mereciam 10 são BEIJA-FLOR (MINHA ESCOLA), Salgueirão que ta lindo e emocionante e a Portela que voltou a ser grande. Descordo do 10 para a mangueira, mas nos outros casos concordo!

    ResponderExcluir